sábado, 4 de fevereiro de 2017

MAD MAX: Estrada da Fúria. Afinal, o filme é bom ou não?


Bem, este filme já é notícia velha,  mas, como nosso blog nunca havia se pronunciado sobre este filme, vou dar meus rápidos pitacos. Já adianto que não será um review completo, por razões que já explicarei, mas uma opinião rápida sobre o que vi.

Quando Mad Max: Estrada da Fúria saiu, surgiu a polêmica sobre o filme ser machista ou feminista. Lembro que a controvérsia durou um certo tempo, e que muitas discussões ocorreram pelas redes sociais. O que eu vi, como mero expectador, é que o filme não é nem um, tampouco o outro. Estrada da Fúria é um filme onde, numa distopia pós-apocalíptica, o que restou do mundo tenta viver como alguma dignidade em meio aos restos da humanidade e com os parcos recursos restantes.

Eu poderia traçar vários paralelos bíblicos, como a figura Messiânica que promete salvar o povo da destruição iminente, desde que este mesmo povo pague o preço, o próprio deserto, presente em praticamente toda a Bíblia; uma mulher forte e corajosa o bastante para quebrar os grilhões e se levantar contra este falso "Messias", pessoas clamando por milagres e mendigando por todos os cantos, além de assassinos aos pontes e dispostos à qualquer coisa. Há uma boa fundamentação bíblica em Mad Max, no entanto, isto não o torna um grande filme.

Há várias mensagens "ocultas", como o Messias, a busca pela terra prometida, libertação da tirania dos poderosos, entre outras coisas, mas Mad Max tem um problema grave: não há nenhuma grande atuação e a história é simples demais e cheia de lacunas. Se você não viu os filmes anteriores, entenderá o mundo que se apresenta, mas não conseguirá ver em Max algo além de um andarilho qualquer que sempre se mete em problemas.

Já a Imperatriz Furiosa, segue a velha receita da mulher retirada de seu lar e que busca voltar para ele, e não vai muito além disso.

Mad Max não tem nenhuma grande atuação individual, então não citarei personagens nem atores. O que se vê bem, (e é o que eu esperava, por ser fã dos filmes antigos), é um ritmo frenético de ação, veículos insanos, boas doses de violência e muitas explosões, mas para por aí.

Não vou me estender mais, e direi o seguinte: Mad Max: Estrada da Fúria, é um filme mediano. Um bom passatempo, mas com uma história frágil, atuações genéricas e com um visual fantástico. Se você quer algo para passar 2 horas, "bom apetite". Do contrário, passe longe, pois a profundidade do filme é praticamente nula. 

3 comentários:

  1. Nossa ccara, vou ter que discordar veementemente. Mad Max tem uma mensagem incrivel, mas não é um filme fácil de absorver. fica tudo nas entrelinhas, não é só chegar e assistir. o conceito também é muito bom. Acho que foi uma resenha injusta com a obra

    ResponderExcluir
  2. Numa boa, cara. Pode discordar à vontade. ;)

    ResponderExcluir