terça-feira, 4 de novembro de 2014

Megaman X: Saudades eternas!

Megaman X é um dos maiores clássicos do SNES.

Bem, acredito que praticamente todos já devem ter jogado este clássico do Super Nintendo: Megaman X. Lançado no dia 17 de dezembro de 1993, Megaman X, é um dos maiores jogos já lançados pela Nintendo, tanto em termos de qualidade, pois Megaman X era diversão certa, quanto em continuações: foram 8, mas apenas 3 para o antigo console.


X e sua forma final do primeiro game.

Megaman X me traz um forte saudosismo: a época em que os jogos eram mais simples, porém mais divertidos. Não me entendam mal; sei que existem inúmeros jogos de excelente qualidade nos dias atuais, mas confesso não sentir a mesma empolgação de antigamente. Jogar on-line, DLCs, expansões, não me agradam muito. Mas não é este o ponto que quero abordar.
A série se passa no ano 21XX, Dr. Cain, um famoso paleantologo participava de uma escavação em busca do fossil de uma planta, quando achou por acidente o antigo laboratório de Thomas Light, e para sua surpresa encontrou um robô chamado Megaman X em uma cápsula em meio os destroços do antigo laboratório de Light. Megaman X (chamado de ‘‘X’’) possuía o poder de tomar suas próprias decisões, o que surpreendeu Cain. Ele (Dr. Cain) começa um estudo sobre X, e com o tempo, conseguiu fabricar seus próprios robôs, baseados no projeto de X, chamados de Reploids.
Mas, de alguma forma, muitos dos Reploids criados por Cain começaram a se rebelar atacando os humanos. Esses Reploids foram chamados de Mavericks. Com isto foi criado os Mavericks Hunters, um grupo formada por Reploids, que seria responsável pelo controle de eventos com Mavericks.
Sigma,um reploid de grandes capacidades, foi escolhido para ser o líder dos Mavericks Hunters. Sigma liderou com firmeza e controle da situação, até quando, a partir de certo evento, começou a se comportar de forma estranha.
Não muito tempo depois, Sigma, o líder dos Mavericks Hunters se tornou um Maverick, e além de força, Sigma possuía uma grande inteligência e influencia sobre os reploids, o que lhe garantiu um grande exercito ao seu dispor. Isso faz de Sigma o principal inimigo de X na maioria dos jogos da série.

A citação acima, extraída da Wikipédia, traduz como era o clima do jogo. Megaman X tinha excelentes atributos: inimigos que só morriam com armas específicas, que só se conseguia ao matar outros inimigos, o que fazia necessário ter uma estratégia de escolha de fases. Upgrades para evoluir o herói -- alguns bem difíceis de pegar --,  músicas excelentes para cada fase e um visual fantástico.


Os chefes de Megaman X.

X era o tipo do jogo que me fazia ficar horas em frente à TV. Quando não tinha dificuldade para derrotar os chefes iniciais, tinha problemas nas fortalezas criadas por Sigma, que não tinham passwords: se você perdesse todas as suas vidas, tinha de recomeçar tudo. Sigma, o grande chefe, era duro de derrotar. Quantas vidas não perdi tentando matá-lo? Quantos tanques de energia não consumi? Impossível contar.


Sigma.

A visão de mundo mostrada em Megaman X era ótima: um mundo controlado pelas máquinas, e havia uma luta para ver qual dos lados venceria; os rebeldes ou o protagonista. Uma pena a franquia ter sido esquecida pela Capcom. É verdade que X veio decaindo ao longo dos anos. Inserirem X no universo 3d, mesmo ainda em side-scrolling, não me pareceu a melhor opção para a série. Meio que fez a essência se perder. De todo modo, fica o registro de um dos jogos mais clássicos da Nintendo e o desejo de que a franquia seja retomada, algum dia.

2 comentários:

  1. É uma franquia fantástica. Até hoje jogo,inclusive tenho vários jogos no PSP...hehehe.
    Eu destaco o Mega Man X6 que na minha opinião foi um dos mais difíceis pra zerar.
    Agora o que menos gostei foi o X7 que mudaram a visão do jogo e achei horrível.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola o texto! Megaman era uma franquia incrível e eu sempre morria rápido, aí ficava com raiva e largava o jogo! Rsss

    ResponderExcluir