segunda-feira, 26 de julho de 2021

Desenhos: Afinal de contas, porque o Pica-Pau só fez sucesso no Brasil??


Você, caro leitor do Confr4ria, que está aqui nos prestigiando com a sua presença, seja lá qual for a sua idade, pois, com certeza, você conhece o pássaro mais biruta e zoeiro dos desenhos animados. O Pica-Pau, sem dúvida, dispensa apresentações para nós, brasileiros, afinal os desenhos atravessaram gerações e fazem com que o personagem seja um dos personagens de desenho animado mais amado de todos; porém, nos Estados Unidos, o Pica-Pau não possui o mesmo prestígio que nós brasileiros demos a ele. Mas por que será?? É o que vamos entender a seguir.



Criado pelo cartunista Walter Lantz, em 1940, o Pica-Pau fez sua primeira aparição no desenho do Andy Panda, chamando tanta atenção do público que, no ano seguinte, ganhou seu próprio desenho animado que, apesar de bem recebido pelo público, e apesar de alguns críticos da época dizerem que o Pica-Pau tinha um visual "perturbador", o desenho recebeu três indicações ao Oscar, além de ser um dos poucos personagens de desenho animado a ter seu nome na Calçada da Fama, em Hollywood.




Mas, apesar de ter tido um sucesso nos primeiros anos de sua vida, o Pica-Pau nunca conseguiu obter a mesma popularidade de outros célebres personagens de desenho animado, como Betty Boop, Pernalonga, Popeye ou Mickey Mouse, e o motivo disso ter acontecido está em sua trajetória a partir do final da década de 50. A série animada do Pica-Pau foi sindicalizada, ou seja, os desenhos eram distribuídos para pequenas emissoras de TV locais e, às vezes, ficavam anos fora do ar, diferentemente de desenhos animados dos Looney Tunes ou Disney, que sempre foram exibidos em grandes emissoras americanas e para todo o país.

Pica-Pau até chegou a ser exibido no canal da NBC por um curto período de tempo, mas isso não foi suficiente para que o personagem alcançasse a fama nacional que precisava pra se tornar popular. Sem nunca ter tido uma grade fixa, sem exibição para todo o território nacional americano e ficar sumido por anos da TV, fez com que o Pica-Pau seja um personagem até mesmo desconhecido nos EUA; nem mesmo o Novo Show do Pica-Pau (1999-2002) teve muito destaque na programação infantil americana, tendo sido exibido na Fox Kids por dois anos e depois disso simplesmente sumiu do mapa.



Mas, e no Brasil? Bom, a coisa aqui foi bastante diferente: a história do Pica-Pau aqui se mistura a própria história da televisão brasileira, pois foi o primeiro desenho animado a ser exibido por aqui, na extinta TV Tupi, na década de 50, sendo exibido ainda com a extinta dublagem da Dublasom Guanabara (é possível encontrar trechos dessa dublagem perdida no You Tube).

A partir dos anos 60, o desenho migrou para TV Record, onde foi exibido até o fim dos anos 70, porém foi a partir dos anos 80 que o personagem conquistou de vez a popularidade fazendo parte da programação da "novata" emissora de Silvio Santos, o SBT, sendo exibido por 23 anos na emissora, à exaustão, presente em tudo que era programa infantil, com vários episódios ao dia e, às vezes, chegando a ser exibido no horário nobre (para dar uma segurada no público enquanto a novela da concorrente não acabava). O Pica-Pau, em 2003 ainda foi parar na Rede Globo e, em 2007, voltou novamente para a Record, revezando exibição com o Novo Show do Pica-Pau.

Na Record, também não foi diferente, e o desenho acabou se tornando o "coringa da emissora", sendo exibido em praticamente tudo que era horário. Diante de tudo isto, podemos concluir que o Pica-Pau sempre foi uma presença constante nos lares dos brasileiros, em todas as décadas e atravessando gerações, fazendo que ele seja tão querido e tão amado por nós. O prestígio do Pica-Pau por aqui é tão grande que o filme do Pica-Pau (2017), foi lançado por aqui nos cinemas, enquanto que, nos EUA, o filme foi lançado direto para o mercado de Home Video (DVD e Blu-ray), e além da atriz brasileira Thaila Ayala no elenco, também tivemos um novo desenho animado do Pica-Pau, baseado no filme, lançado direto no Youtube, com um episódio se passando no Rio de Janeiro.

Isst só mostra o quanto o Pica-Pau é mais brasileiro do que americano. Bem, como dito antes, seja lá qual for sua idade, tenho certeza que esse passarinho maluco tem algum lugar especial no seu coração.

Um comentário:

  1. Pica-Pau é aquele de cabelo vermelho, de grande nariz, que "AH AH AH AH AH!" e que é um grande astro da tv?

    ResponderExcluir