sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Homenagem a Elvis Presley: 40 Anos sem o Rei

40 anos sem Elvis Presley

Elvis Aaron Presley nasceu no dia 8 de janeiro de 1935 em East Tupelo no estado do Mississipi, Estados Unidos. Teve um irmão gêmeo univitelino chamado Jessie Garon que nasceu morto. Filho de Gladys Love e Vernon Elvis Presley, o jovem Elvis mostrava aptidão para a música desde cedo e em 1945, ele participou de um concurso para novos talentos na Feira Mississipi-Alabama, onde conseguiu o segundo lugar cantando a música "Old Ship". Depois de um tempo, seu pai o presenteou com um violão que acabou virando seu companheiro fiel e inseparável. Em 12 de setembro de 1948, a família Presley mudou-se para Memphis. De 1948 a 1954, Elvis trabalhou em diversas profissões, tais como lanterninha de cinema e motorista de caminhão. Em 1953 concluiu seus estudos. Nas horas vagas tocava violão e cantava. Suas maiores influências eram Dean Martin (sou um grande fã dele também), música pop, country, música gospel ouvida na 1ª Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Memphis, música erudita, o tenor Mario Lanzar e o cantor gospel J. D. Sumner.

Gladys, Elvis e Vernon
Sua carreira profissional só começaria em 18 de julho de 1953, quando ele gravou algumas canções no Memphis Recording Service, uma filial da Sun Records, mas foi somente em 5 de julho de 1954 que as coisas começaram a realmente mudar. Durante um ensaio, Elvis cantava algumas músicas de forma descontraída acelerando e mudando o arranjo musical, o que agradou Sam Phillips, um produtor musical e compositor. Surgia aí o rockabilly, uma das primeiras formas do rock´n and roll. Não é a toa que Elvis é considerado não só o Rei do Rock, mas também o Pai do Rock. Elvis acabou gravando "That´s All Righ" e "Blue Moon of Kentucky", e no dia 7 de julho de 1954 ambas as canções foram tocadas na rádio de Memphis. O sucesso foi imediato. Devido a repercussão, Presley é convidado a dar sua primeira entrevista como cantor profissional. "Blue Moon of Kentucky" chegou ao primeiro lugar na parada country da Billboard na cidade de Memphis. No dia 17 de julho de 1954, Elvis faz seu primeiro show em Memphis e em 2 de outubro de 1954 ele faz seu primeiro show fora da cidade, em Nashville.
Elvis Presley em suas primeiras apresentações
Daí em diante a carreira de Elvis começou a decolar e alçou voos maiores quando Tom Parker, ou "Coronel" Tom Parker, tornou-se empresário do cantor. Em 1955 eles fecharam um contrato com a RCA Victor. Em 1956, Elvis já era um fenômeno mundial, vindo a ser considerado o primeiro grande "mega star" da música. Sua potência vocal e estilo acabaram influenciando o mundo inteiro. Suas apresentações na TV quebravam recordes de audiência, além de gerar muita polêmica devido ao modo como ele dançava, o que era totalmente inovador para a época. Por um tempo suas apresentações sofreram censuras e Elvis só era filmado da cintura para cima. Sua pélvis em movimento parecia incomodar muitas famílias conservadoras, pélvis essa que acabou lhe rendendo o apelido de Elvis-The-Pelvis.

Elvis-the-Pelvis
Em 1957 ele comprou a mansão Graceland. Em 1958, Elvis foi chamado para o Exército e acabou servindo por orientação de seu empresário, que queria aumentar o público do astro. Presley acabou servindo na Alemanha, de outubro de 1958 a março de 1960, onde chegou a se tornar sargento. Em 14 de agosto de 1958, sua mãe faleceu e Elvis ficou devastado. Ambos tinham uma ligação muito forte. Presley nunca mais foi o mesmo, mas em 1959 ele conheceu Priscilla Beaulieu, que tinha apenas 14 anos na época, e ficou totalmente encantado com ela. Eles começaram a namorar pouco tempo depois e acabaram se casando em 1 de maio de 1967 em Las Vegas. Em fevereiro de 1968 nasceu Lisa Marie Presley, filha única do casal.
Priscilla, Lisa Marie e Elvis
Em 1956, Elvis grava seu primeio filme: Love me Tender, um sucesso de bilheteria. O Rei acabaria fazendo mais 32 filmes até 1972, entre estes filmes estão sucessos como Prisioneiros do Rock (1957), Balada Sangrenta (1958), Kid Galahad (1962), Diversão em Acapulco (1963), Viva Las Vegas (1964), Carrossel de Emoções (1964), entre tantos outros. A partir de 1965, Elvis viveu uma fase entediante com seus filmes, apresentando músicas fracas e repetitivas. O astro não queria mais saber de gravar filmes, queria voltar a fazer shows, mas estava impedido através de contrato. Ele teria que cumprir sua obrigação cinematográfica. Elvis acabou ficando 8 anos sem fazer shows. Em 1963, Elvis teve um caso com a atriz sueca Ann-Margret durante as filmagens de Viva Las Vegas.

Elvis e Ann-Margret durante as filmagens de "Viva Las Vegas"
Elvis só viria a reencontrar sua paixão pela música e dar uma virada em sua carreira em 1967, quando lançou o disco How Great Thou Art, mudando radicalmente sua produção musical. O disco fez imenso sucesso e recebeu um Grammy em Honra após alguns anos. Depois disso, Elvis lançou alguns compactos muito elogiados, mas a virada mesmo veio em 28 de julho de 1968, quando ele gravou alguns quadros para um especial de fim de ano para a NBC chamado Elvis NBC TV Special, lançado em dezembro de 1968 ao vivo, onde Elvis cantou no considerado primeiro show acústico do mundo. O programa foi um sucesso de audiência e de crítica. Neste especial, Elvis canta "If I Can Dream", a minha preferida dele! Presley estava no seu auge musical e atingira sua maturidade artística.

O excelente especial NBC Special
Em 1969, Elvis retornou aos palcos em Las Vegas, passando a fazer vários espetáculos regulares na cidade. Seus shows eram sucesso absoluto, fazendo a alegria de uma enorme legião de fãs, e agradando também aos críticos. A partir deste ano que Elvis começa a usar roupas extravagantes em suas performances. A partir dos anos 70, Presley e seu empresário criam as "mega-tours". O lado cênico em suas apresentações foram ganhando mais e mais força. No final de 1970, ele encontrou-se com o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, na Casa Branca onde rendeu uma misteriosa conversa que até hoje mexe com a imaginação mundial. Este encontro virou até filme em 2016, chamado de Elvis & Nixon, com Michael Shannon no papel de Elvis Presley e Kevin Spacey no papel de Richard Nixon.

Poster do filme inspirado no misterioso encontro entre o cantor e o presidente

Em 1971, Presley recebeu um prêmio da Câmara Júnior de Comércio Estaduniense em relação as 10 pessoas mais importantes da América em 1970, além de ter recebido também o prêmio Grammy Lifetime Achievement Award pelo conjunto de sua obra. Devido a diversos casos de infidelidade por parte de Elvis, Priscilla sai de casa e o casal veio a se separar em janeiro de 1973. Presley ficou mal com a separação. Apesar de começar a apresentar problemas pessoais e de saúde, em 14 de janeiro de 1973, Elvis Presley realizou o primeiro show via satélite do mundo com o show Elvis Aloha from Hawaii, transmitido ao vivo para o diversos países. Mais de 1 bilhão de pessoas assistiram ao show ao vivo ao redor do planeta.

O ótimo show Aloha from Hawaii
A partir de 1974, os problemas pessoais e de saúde aumentam e Elvis passa a ganhar peso, mas seus shows ficam cada vez melhores. Nos primeiros meses do ano de 1977, Presley se apresentava com um estado de saúde deteriorado. Em 26 de junho de 1977, ele faria seu último show ao vivo na cidade de Indianápolis em Indiana. No dia 16 de agosto de 1977, Elvis é encontrado morto em seu banheiro na sua mansão em Graceland por sua namorada na época, Ginger Alden. Há um mistério em torno da morte do astro, apenas sabe-se que ele teve um infarto fulminante. Elvis Aaron Presley nos deixou aos 42 anos de idade. Dois meses após sua morte, o corpo de Elvis e de sua mãe são levados para serem enterrados dentro dos limites da mansão de Graceland.

Graceland, mansão onde Elvis e sua mãe estão enterrados

O legado de Elvis Presley é gigantesco, com seus 33 filmes, mais de 59 discos, inúmeros singles de sucesso, coletâneas, produtos com sua imagem e nome, o Rei do Rock está mais vivo do que nunca, tanto na mídia, quanto no coração de todos os seus fãs, e eu me incluo nisso. 40 anos se passaram, mas podemos afirmar com toda certeza que Elvis não morreu.



Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário