quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

BECK - O sonho Rock'n'Roll!

A banda Beck ou Mongolian Chop Squad

Geralmente estamos acostumados a assistir animes voltados para histórias envolvendo heróis e combates, o que faz que animes que saiam um pouco desse nicho não sejam tão conhecidos pelo grande público. Mas é interessante quando animes de histórias diferentes e com elementos novos conseguem nos cativar e prender a atenção. E acho que poucos animes com temáticas incomuns podem fazer isso tão bem como Beck! Um anime que envolve música, drama e comédia de uma maneira bem única e divertida. 

Os membros da Banda no anime
Beck é baseado num mangá homônimo publicado entre 1999 e 2008 no Japão, criado por Harold Sakuishi, que posteriormente foi adaptado em anime pelo estúdio Madhouse em 2005,  totalizando 26 episódios. O anime trata de um tema que assim como eu, muitos amam: A música! mas especificamente, o Rock. Apesar de parecer um tema não muito fácil de ser explorado, Beck consegue ter uma história carregada de emoções, onde você torce pelos personagens, vibra com suas vitórias e se compadece de suas derrotas. Uma aventura bem bacana sobre um grupo de jovens que quer realizar o sonho quase impossível de se tornarem astros da música. A narrativa começa lenta,coma história demorando um pouco pra se desenvolver, mas em alguns episódios ela vai tomando forma e você vai entendendo que o objetivo desse começo mais "parado" nada mais é do que dar forma aos personagens, fazer você entender suas motivações e desejos. A história vai evoluindo gradativamente, dando destaque a todos os personagens e fazendo com que o leitor crie uma espécie de relação, e algumas vezes, de identificação com os mesmos. 

O cãozinho que dá nome a banda: Beck
Beck porém, não se limita só aos dramas. A série tem uma boa pegada de aventura, romance e muitos momentos cômicos que ajudam a tornar a trama ainda mais completa. A trilha sonora, claro, é uma parte fundamental da história e é muito bem executada durante todo o anime. Preciso dar destaque aqui a trilha sonora pelo fato de ser uma das melhores que já ouvi numa animação do tipo. Ela fica por conta, na maioria das músicas, pela banda japonesa Beat Crusaders (que inclusive ja fez a trilha sonora também pro anime Bleach). Que fez questão de caprichar nas músicas do anime, com direito até a um cover de "I've Got A Feeling" dos Beatles num dos momentos mais cruciais e emocionantes da trama. talvez para alguns as musicas fiquem um pouco limitadas pelo forte sotaque japonês, que fica bastante evidente nas músicas que são cantadas em Inglês. Mas se você levar em conta as boas melodias, nem vai ligar muito. O som do Beck (ou Mongolian Chop Squad, nome que a banda recebe nos EUA), é bem variado, indo do pop, rock dos anos 60, rock alternativo e até misturas de Rock e Rap.

O elenco principal reunido
Outro ponto forte de Beck é o fato de que o anime carregada forte semelhança com a realidade de muitas bandas iniciantes. Pra quem costuma ler entrevistas de bandas e conhecer um pouco do mundo da música, vai notar isso. Os erros nos ensaios, as dificuldades de conseguir shows e gravar material, a saída de membros e os custos pra gravar CDs, tudo mostrado com muita realidade e sabendo encaixar isso nas subtramas que cada personagem tem. O anime também é carregado de referências a música. Alguns grandes nomes do Rock dão as caras brevemente ou são citados direta ou indiretamente no anime como Jhon Lennon (dos Beatles), Jimmy Page (do Led Zeppelin) , Levon Helm (da The Band) Sid Vicious (Sex Pistols) e Freddie Mercury (Queen) alguns personagens também foram inspirados em músicos reais, como é o caso de Chiba (inspirado em Zack de La Rocha, vocalista da banda Rage Against The Machine) e Taira (Baseado em Flea, baixista dos Red Hot Chilli Peppers) tornando a experiência e referência musical do anime ainda melhores. 

Koyuki e sua guitarra: dedicação pura pra aprender a tocar! 
Sem mais delongas, falemos do enredo. A história é centrada em Tanaka Yukio, apelidado de "Koyuki". um garoto de 14 anos com uma baixa auto estima e muitas duvidas sobre a vida, que tem dificuldade de se relacionar com as pessoas e acaba sofrendo bullying na escola. Um dia porém, Koyuki acaba defendendo um cão de garotos que o agrediam. O estranho cachorro, que parece ser feito de retalhos de cães de várias raças, pertencia a Ryuusuke Minami, um jovem nipo-americano e talentoso guitarrista. Aos poucos, os dois desenvolvem uma relação de amizade que faz com que Koyuki passe a se interessar pela música. Com o passar dos episódios, Ryuusuke ou "Ray" como é apelidado, decide formar uma nova banda, que recebe o nome de seu cachorro: Beck. Koyuki enfrenta muitas dificuldades pra aprender a tocar, mas acaba descobrindo que tem um enorme talento pra voz, tornando-se o segundo vocalista do Beck. A banda então enfrenta diversos desafios, que vão desde a rivalidade com outras bandas, as dificuldades de ensaiar e conseguir público, os problemas pessoais e sentimentais dos membros ou até mesmo o desafio de um perigoso criminoso que quer tomar de volta algo que Ryuusuke furtou dele no passado. 

A lendária Lucille, guitarra de Ray Minami

A série é recheada de personagens carismáticos, cada um deles com sua devida importância e tempo de tela. Pra apresentar melhor os componentes dessa fantástica história, vamos a uma breve descrição dos personagens principais:

O tímido porém talentoso Koyuki
Tanaka Yukio (Koyuki) - Protagonista da história, um garoto tímido e de que vivia uma vida tediosa até conhecer Ryuusuke, que o faz entrar no mundo do Rock. Começa a ter lições de guitarra com Saitou, além de ter um enorme talento como cantor.

O guitarrista Gênio Ray Minami
Ryuusuke  Minami (Ray) - Um garoto de 16 anos que viveu muito tempo em Nova York, e depois volta pro Japão, onde inicia sua carreira como músico. No passado, chegou a tocar com Eddie Lee, guitarrista da popular banda Dying Breed (ou Dybre, que só existe no anime, que a maioria dos personagens principais é fã) é um guitarrista talentoso, chegando a ser chamado de "Jimmy Page" japonês. Tem uma forte rivalidade com Eiji, já que ambos eram da mesma banda, mas se separam por diferenças criativas. Durante a maior parte do anime toca com a guitarra chamada de "Lucille" que ele furtou nos EUA. ( o nome da guitarra é baseado no nome real dado a guitarra do cantor de Blues BB King

O brigão e carismático Chiba
Chiba Tsunemi - bastante agitado e energético, é o primeiro vocalista do Beck, responsável por cantar as partes mais "Rap" das músicas da banda. Sua presença de palco torna ele um membro precioso do grupo. Um bom lutador, que aprendeu Karatê pra fugir de valentões na infância. Ele quem nomeia a banda de Beck, baseando-se no cachorro de Ray. 

O baixista caladão Taira
Taira Yoshiuki - Sério e geralmente calado, é um talentoso baixista que passou por 3 bandas antes do Beck. Procurava uma banda que tivesse uma boa "química" entre os integrantes e um bom vocalista. Após ver a performance de Chiba, se convence a entrar no Beck. Inicialmente, é contra a entrada de Koyuki na banda, mas o talento do rapaz o faz mudar de ideia.

O dono das baquetas no Beck: Saku
Yuji Sakurai (Saku) - Entra no Beck quase que na mesma época de Koyuki. É um rapaz sério e centrado que aos poucos se torna o amigo mais próximo do protagonista. É o baterista da banda, e o único da escola de Koyuki a conversar com ele quando os valentões o perseguiam. É grande fã do Dying Breed.

A linda (e durona) Maho
Minami Maho - Uma bela e carismática garota, irmã de Ryuusuke. Uma cantora talentosa, é a primeira personagem a descobrir o talento vocal de Koyuki. Tem uma personalidade forte, e aos poucos vai desenvolvendo um sentimento pelo rapaz. Sonha em trabalhar no cinema.

O engraçado Sr. Saitou
Saitou Kenichi - Um senhor pervertido de 44 anos, que adora colecionar conteúdo erótico. No passado, foi um grande nadador olímpico, mas após uma lesão, teve de abandonar as piscinas. Pra fugir da tristeza de ter que desistir do esporte, passou a investir em música, tornando-se assim um guitarrista. Ajuda Koyuki a aprender guitarra, em troca dele o ajudar em sua loja. É dono de um estranho papagaio chamado Page, que não sabia falar uma palavra além de "Aho"(Idiota) é um grande fã de rock britânico, em especial dos Beatles e dos "Rocket Boys" (banda fictícia)

A amiga de infância de Koyuki: Izumi
Ishiguru Izumi - Amiga de Infância de Koyuki, que o trata como irmão. Segundo ela, esse apelido se leva ao fato de haverem dois Tanaka Yukio em sua sala de aula, e para diferenciá-los, o menor dos dois foi batizado de Koyuki. Inicialmente, Koyuki parece se sentir atraído por ela.

O rival de Ray nas guitarras Eiji
Eiji - Guitarrista da banda "Belle Ame". tem uma rivalidade forte com Ryuusuke, uma vez que ambos eram da mesma banda. Jurou que formaria a "maior banda do mundo". Consegue um contrato com um produtor famoso e ganancioso da musica japonesa

A atenciosa professora Momoko
Ogasawara Momoko - Professora de música da escola de Koyuki. que sofre pelo fato dos alunos prestarem mais atenção em sua beleza que em suas aulas.

A atrapalhada Hiromi
Hiromi Masuoka - Uma aluna da mesma escola que Koyuki e Saku. é grande fã do Beck,e se esforça pra aprender violão. Apesar de não ser tão talentosa pra música. é uma excelente ginasta.

O valentão Hyoudou
Masaru Hyoudou - Um valentão que intimida Koyuki. É filho de um lendário guitarrista japonês, e herdou do pai o mesmo talento pro instrumento.

O vilão Leon Sykes
Leon Sykes - Um criminoso e produtor musical americano. É capaz de tudo por dinheiro. Decide ir ao japão para ir atrás de algo que Ray furtou de seu carro.

O Beck (e Maho) em versão Live Action

No geral, Beck é um anime que pode agradar muitos públicos diferentes, não só pela multiplicidade de elementos como pelo desenvolvimento da história. Os personagens são todos bem incrementados e ajudam a tornar a história ainda melhor.  As músicas do anime e as reviravoltas emocionantes com certeza ajudam a colocar ainda mais emoção na história, que provavelmente ficará na cabeça de quem assistir. Beck é uma excelente opção pra quem quer sair do óbvio, vendo um anime diferente do que é geralmente mais popular, sem abrir mão da qualidade e elementos que tornam as animações nipônicas tão cativantes. A título de curiosidade, Beck também tem um filme Live Action que conta com a participação de atores conhecidos entre os fãs de Tokusatsu nos papéis principais como Takeru Sato (Kamen Rider Den-O, Kenshin no Live Action de Samurai X) e Hiro Mizushima (Kamen Rider Kabuto, os Live Action de Kuroshitsuji e Lovely Complex). Essa versão me surpreendeu pelas semelhanças dos atores com os personagens do Anime na só em aparência como na interpretação. Apesar de resumir momentos do anime e apresentar alguns fatos de maneira diferente, também é um ótimo filme que recomendo muito.

Koyuki detonando na guitarra

Por fim, termino dizendo que se você gosta de uma história inesquecível regada a uma ótima trilha sonora,  assista Beck. Com certeza se tornará fã dessa galera assim como eu!

Beck luta pra conseguir seu lugar ao sol no mundo da música




Nenhum comentário:

Postar um comentário