sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Ultraman Orb - Tsuburaya-san dando show na Toei (de novo!)

 

Pois é, como dito no título, a Tsuburaya está dando mais um show na Toei de como se fazer um ótimo tokusatsu. Se Ultraman X já foi ótimo (apesar do final), Orb está conseguindo ser ainda melhor. Com uma proposta que foge um pouco do padrão da Família Ultra, com uma equipe especializada em combater monstros intergaláticos e que se cruza com o Ultraman em algum momento, ora desconfiando dele, ora ajudando-o, ou mesmo um dos membros da equipe sendo o próprio Guerreiro da Luz.

Orb segue uma tendência um pouco mais voltada para os Kamen Riders, sem tanta intrusão de uma equipe especial, embora exista a VTL (Versatile Tacticle Leader). Orb se destaca pelo herói se juntar à pessoas comuns no decorrer da trama, enquanto enfrenta os monstros e procura manter a Terra livre de ameaças. Os personagens não fogem da linha tokusatsu (sempre um engraçado, outro super inteligente, nerd, alguém mais sensível e um personagem mais velho que tenta cuidar dos demais, até mesmo do protagonista, dependendo da situação).

Kurenai Gai.


Ken Kayakawa.

Nosso protagonista, Gai Kurenai, interpretado pelo ótimo Hideo Ishiguro (que interpretou o vilão Kai em Kamen Rider Den-o), tem todo um charme diferente. Não posso afirmar que tenha sido proposital, mas tudo me leva a crer que ele foi baseado em um personagem icônico, Ken Hayakawa, de Kaiketsu Zubat, um dos tokusatsus mais cultuados pelos fãs ao redor do mundo. Em várias ocasiões, ele aparece de chapéu cobrindo o rosto e uma jaqueta de couro, além de tocar violão em alguns episódios. Sua especialidade é sua companheira gaita, e ele sempre toca uma música enigmática e nostálgica. Sempre tranquilo e na sua, é um tanto folgado nas tarefas domésticas, mas é bem nítido que ele se importa com aqueles que o acolheram. Discreto nas atitudes, traz um tom de serenidade e seriedade ao Orb. Isto não significa que ele não tenha momentos de humor, mas são mais raros.

Natasha Romanová.

A história de Orb também é bastante interessante: muitos anos no passado, Gai foi escolhido pela luz para se tornar Orb, mas, durante um combate duro, ele perdeu o controle de seus poderes e isto lhe custou a perda deles, sobrando apenas a opção de coletar cartas dos Ultramen mais antigos e fundindo duas a cada transformação para poder lutar. Gai se culpa por isto ter custado a vida de uma jovem a quem se apegou bastante, Natasha Romanová. Tudo isto ocorreu cerca de 108 anos no passado, numa cidade chamada de Rusalka. Desde então, Gai vaga pelo mundo com sua culpa pelo ocorrido até se deparar com sua nova missão: derrotar os Reis Demoníacos controlados por Jugglus Juggler.




Jugglus Juggler em sua forma humana.

Falando nele, Juggler é um excelente vilão. Em sua forma humana, sempre usa um tom enigmático e sombrio em sua fala, quase profetizando que a Terra será engolida pela escuridão, e é o que ele deseja ardentemente. Juggler é um dos vilões mais inteligentes que já pude ver, pois ele consegue envolver os outros personagens em suas intrigas e deixar vários "pontos de interrogação" em suas mentes. Gai e ele dividem um passado semelhante: ambos lutavam pelo bem, mas a luz escolheu Gai para ser Orb, e Juggler se recente disto até os dias atuais. Ele nunca esconde seu rancor por Orb e seu desejo de destruí-lo e mergulhar a Terra em profunda escuridão. Até se alia à outros vilões para invadir a Terra, mas acaba por ficar por conta própria após traí-los. 

Jetta, Naomi e Shin, a SSP.
Ittetsu Shibukawa, o corajoso membro da VTL.
 Outros personagens interessantes compõem as aventuras de Orb, os membros da SSP (Something Search People), liderada pela linda Naomi Yumeno, e apoiada por seu tio Ittetsu Shibukawa (o único membro da VTL a aparecer em cena. No demais, só aviões ou pessoal de apoio aparecem.). A SSP procura por fenômenos ao redor do Japão e do mundo para postar em seu blog, mas ele é apenas semi-profissional, então Naomi constantemente procura empregos temporários para manter as contas em dia. 

Embora doce, Naomi é muito determinada e segura de si; ela não tem medo de enfrentar situações perigosas para conseguir descobrir o que acontece pela cidade, além de ser bastante alegre e simpática. Jetta é o responsável pela filmagem dos fenômenos que a SSP investiga e Shin é o responsável pela parte operacional, sempre criando invenções para ajudar nas investigações. São personagens de suporte, mas têm bons momentos. Gai e Naomi desenvolvem uma ligação. Ela não sabe, mas ela tem uma conexão com o passado de Gai. Na verdade, a SSP funciona como equipe de apoio ao Ultraman, substituindo as tradicionais equipes de ataque, de maneira bem peculiar.

Ultraman Orb tem muitos pontos positivos, a começar pelas inovações no roteiro: a retirada quase que integral de uma equipe especializada em combater ameaças alienígenas trouxe todo um tom diferente para a série, podendo-se traçar um paralelo com os Kamen Riders, guardadas as devidas proporções. A ideia de Gai só poder se transformar com a ajuda de dois Ultramen anteriores é interessante, pois rememora heróis históricos da franquia, como Tiga e Belial. 

Outro ponto forte de Orb é seu roteiro: embora a série seja curta, o que é apresentado na tela é muito consistente e equilibrado. A história tem um bom toque de mistério e se desenrola com muita qualidade. A escolha do roteiro foi muito acertada e os atores se sentem à vontade em seus papéis. A qualidade dos Kaijus é bem melhor que a de seu antecessor (Ultraman X), as lutas entre os gigantes são deslumbrantes. A Tsuburaya dá show no quesito realismo nas lutas: a terra se espalhando quando Orb ou um inimigo cai, a qualidade das explosões e efeitos especiais, as interações entre Orb e os humanos da cidade, tudo soa muito natural e bem trabalhado. Vê-se muito bem que Orb foi bem pensado e que segue uma linha linear de construção, com boas surpresas e descobertas. A rivalidade entre Gai e Juggler é excelente e cheia de frases de efeito e confrontos. 

Se tudo continuar decorrendo como está, Ultraman Orb tem tudo para ser o melhor tokusatsu da temporada. Tsuburaya-san dando mais um show na Toei em como construir um tokusatsu que possa agradar crianças, adolescentes e adultos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário