sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Jessica Jones - A Marvel acertou de novo!

Pôster da série pela netflix
Olá Amigos!

Recentemente, terminei de assistir os episódios de Jessica Jones, novíssima série da Netflix baseada nos heróis Marvel. Depois de assistir Demolidor eu realmente fiquei extasiado com o que vi, e não esperava ver uma série de super heróis melhor. Mas Jessica e sua saga conseguiram superar a série anterior e superar mais ainda minhas expectativas, ainda mais se tratando de uma personagem tão desconhecida do grande público.

Outra arte lindíssima!
A série tem tudo que uma boa série precisa ter. Personagens carismáticos, certa dose de humor, tensão e conflitos e boas doses de ação. E também uma história equilibrada, que apesar de se prender quase que num único dilema, tem começo, meio e fim. Apesar dos 3 primeiros episódios começarem num ritmo lento, aos poucos a série passa a engrenar e vai se desenvolvendo entre reviravoltas, encaixes e surpresas na história que tornam a trama mais envolvente e dinâmica. Esse é um dos grandes atrativos da série, ela cresce no decorrer dos episódios assim como os personagens.  E com tudo isso, eu devo dizer meus amigos, a Marvel acertou em cheio!

O cruel porém fascinante Kilgrave
Quem espera 100% de fidelidade a HQ, vai ter do que reclamar, mas mesmo a série não sendo exatamente e estritamente igual a fonte (coisa que considero impossível) a série se manteve o mais fiel possível a sua matriz, mantendo os personagens na linha original e criando novas perspectivas,  sem alterar nada drasticamente, o que achei bem bacana. Mas é claro, há sempre os radicais que vão reclamar de um detalhe mínimo aqui e ali, mas faz parte.

Jessie não tem dó de cair na porrada!
Jessica é uma protagonista e tanto, beberrona, mau humorada e super forte, Ela é uma personagem de peso, que foi explorada em todas as suas perspectivas, suas qualidades, defeitos, traumas e tudo o mais na série.Uma protagonista fora dos padrões, que com seu jeito único torna-se uma marca e tanto da série, e possivelmente popularizará a personagem dos quadrinhos. Outra coisa bacana, é ver a Marvel explorando uma protagonista feminina, que diferente da distinta concorrência (que também não da espaço a tantas mulheres, mas tem a Mulher Maravilha, que é a ícone feminina de lá, que com certeza é bem mais expressiva que as damas marvetes) não explorava tanto, a ponto de dar tanto destaque a uma personagem feminina. Querendo ou não, num terreno dominado por cuecas como Thor, Homem de Ferro e Homem Aranha, ter uma garota protagonizando sua série e passando (dentro do possível) uma perspectiva feminina, dá o ar da graça e explora a diversidade que temos no mundo, em forma de arte.

Jessica e seu olhar 43
Aqui, a narrativa começa contando a historia da heroína (que na verdade, nem sequer quer ser a heroína) vivendo em Nova York e usando seus poderes, adquiridos num misterioso acidente que vitimou toda a sua família, pra trabalhar numa agência de investigação particular. Não só superpoderosa, a rude Jessie conta com uma mente dedutiva e capacidade de se ater aos mínimos detalhes pra resolver os problemas. Ou seja, é uma investigadora de ponta, apesar de ter um escritório precário. Òrfã e cheio de traumas, tendo até mesmo constantes crises de stress pós-traumático, ela vive como pode, investigando e ganhando sua grana dignamente, para pelo menos, beber um pouco.  O ponto alto da série começa quando ela tem de lidar com um mal do passado: Kilgrave. o vilão britânico, que tem a habilidade de controlar a mente das pessoas como bem desejar, com apenas a sua palavra. Usando esses poderes, esse antagonista sádico causou graves traumas na vida de Jessie, e agora retorna, pra causar mais danos. Agora porém, Jessie está disposta a detê-lo de vez, e não apenas fugir dele.
Jessie sexy sem ser vulgar
Não poderia de deixar de falar da narrativa mais subjetiva da série, o que ela tenta passar nas entrelinhas. Se posso dizer que aprendi algo na história, e que a relação de jessie e do vilão é em muito similar (eu diria que é uma analogia) ao abuso doméstico cometido contra mulheres, e temos em Jessica, uma mulher aparentemente forte e que não se intimida por nada e ninguém sendo violentada psicologicamente pelo vilão e lidando com a  culpa de fazer algo sem sequer ter realmente culpa disso. Acredito que esse arcabouço de reflexões deve-se a escritora da série, Melissa Rosenberg, que deu uma cara mais autêntica, e porque não dizer fiel a mulher moderna em Jessica. Sem falar que nos últimos tempos, essa questão do abuso das mulheres, seja ele de qualquer forma, é algo que tem sido tratado com mais atenção pela sociedade. O perfil de mulher independente e sem ser presa a padrões, a quebra do perfil de "princesinha" torna Jessie uma personagem de fácil aceitação, seja pros fãs marmanjos ou pras garotas.

Kilgrave: a  palavra é uma arma  mortal...
As escolhas, a superação e a capacidade dos personagens de lidar com seus traumas e erros, é talvez a maior lição que Jessica Jones poderia nos mostrar nas entrelinhas. Mesmo os personagens coadjuvantes, como Trish e Malcolm tem dilemas pessoais pra lidar, e passam uma lição de superação, é claro, mais realista, sem deixar de esclarecer as cicatrizes que ficam do sofrimento que passamos, mas principalmente, denunciar como se acomodar e não encarar o sofrimento pode trazer consequências graves, bem como encarar seu males pode trazer verdadeira paz e liberdade de consciência, além de confiança pra seguir em frente.

Kilgrave, o psicótico Homem Púrpura
Jessica Jones também é carregada de drama, e tem momentos bastante emocionais, escancarando a face humanizada que os personagens Marvel tem. acho que essa é a grande sacada e diferencial da casa das idéias em relação a outras editoras de quadrinhos, eles exploraram como ninguém a ideia de criar identidade com seus leitores, e inspiraram outras editoras a fazer o mesmo. outra coisa legal é ver o quanto a Marvel procura dar forma a personagens tão particulares e diferentes. Anjos, Demônios, Mutantes, Super Humanos, Heróis, Anti-Heróis, sejam eles negros, pardos,brancos, indios,orientais, hétero e homossexuais, de opiniões politicas mais pra esquerda ou pra direita, essa diversidade presente na Marvel banha todo o arcabouço de personagens e também Jessica Jones. Todos os personagens são bem diferentes e ainda assim, conseguem ser coerentes e se combinarem pelo bem da trama.

Jessica e Luke Cage
Creio que mesmo quem não conhece nada sobre Jessica Jones, vai se amarrar na série e torcer pra novas produções que a editora do tio Stan Lee lançara em parceria com a Netflix, agora um breve resumo dos personagens principais (procurando evitar o máximo de spoilers possíveis) pra esclarecer mais sobre a série e mostrar curiosidades sobre a mesma.

Jessie esbanjando simpatia
Jessica Jones - vivida por Kristine Ritter, Jessie era uma garota normal até sofrer um acidente de carro que matou sua familia. Órfã, recebeu desse acontecimento estranhos poderes, como superforça, capacidade de se regenerar até certo ponto, e capacidade de dar saltos potentes (na HQ era voar mas...) desde então,foi adotada pela familia de Trish, e passou a viver uma vida relativamente normal, até se encontrar com Kilgrave. O vilão, usando seus poderes, controlou Jessica obrigando-a a fazer o que ele bem entendia, até que um fato trágico a fez recobrar a consciência. desde então, Jess se entregou a bebida, e tem de lidar com o TEPT (Stress Pós-Traumático) e passou a trabalhar como investigadora particular na sua própria agência, a Alias (Codinome) investigações. Beberrona, Mal Humorada e com cara de poucos amigos, Jess é uma pessoa comum, apesar dos poderes, que todos os dias se dedica a tentar ser uma boa pessoa e fazer o melhor que pode, as vezes ela consegue, s vezes não, mas essa busca é um dos elementos que a torna tão interessante. No fundo, Jessie acaba se tornando uma heroína, mesmo não querendo exatamente isso.

Rachel Taylor e a Hellcat das hqs
Patsy Walker (Trish) - Vivida por Rachel Taylor, Nas HQs, ela é uma velha amiga de Jess, a heroína Felina (ou Hellcat, no original) na série, é melhor amiga e de certa forma, irmã adotiva de Jessica. Sofria abusos da mãe quando era criança, pelo fato de ser a estrela de um programa infantil de enorme sucesso nos EUA, e sua mãe, obcecada com o sucesso e dinheiro, cobrava e maltratava excessivamente a filha. A família adotou Jessica, que usou seus poderes pra conter esses abusos. Muito parecida com Jessica em alguns aspectos, é importantíssima da série por ser o braço direito da heroína e ser sempre a mão amiga disposta a tudo pra ajuda-la.

O parceiro de Jessie, Malcolm
Malcolm - Interpretado por Erka Derville, Um assistente social que se viciou em drogas após ser manipulado e usado por  Kilgrave. Jessica o ajuda e orienta nas dificuldades. Graças a isso, acabam se tornando amigos e parceiros nas missões.

A sofredora Hope Slothmann
Hope Slothmann - Vivida por Erin Moriarty, Hope é uma garota controlada por Kilgrave que mata os pais sob controle do vilão na frente de Jessica. A heroína passa a lutar para provar sua inocência e salvar Hope da prisão perpétua.

O policial Will Simpson
Will Simpson - Feito pelo ator (e xará) Will Traval, ele é  um Policial que quase matou Trish sendo controlado por Kilgrave. Após ser livre do controle mental do facínora, passou a ajudar na tentativa de captura do vilão bem como acabou se envolvendo amorosamente com Trish. Tem um passado misterioso, e pros manjadores das HQs, ele é nada mais nada menos que um velho conhecido do Capitão América.

O grandalhão Luke Cage
Luke Cage - Vivido por Mike Colter, o herói de aluguel da Marvel estreará sua própria série em 2016, também pela Netflix. Mas claro, ele jamais deixaria de participar da série de seu interesse amoroso mais famoso. Luke é vítima de um experimento, que o tornou mais poderoso que um humano comum e lhe deu uma pele impenetrável resistente a facadas e tiros. Dono de um bar em Nova York, conheceu Jessica Jones lá e desde então tem um forte envolvimento com a protagonista. Também tem um trauma do passado, após perder sua esposa de forma terrível.

A "melhor advogada da cidade" Jeri
Jeryn Hogarth - Vivida pela atriz veterana Carrie-Anne Moss, (que fez a eterna Trinity de Matrix) Jeryn, ou simplesmente Jeri (originalmente, um homem nas HQs) é uma advogada dissimulada, fria e extremamente focada em sua carreira, Ambiciosa, vê tudo o que conquistou em risco devido a chantagem de sua Ex-esposa. Desde então, contrata Jessica para conseguir podres dela e assim se ver livre do suborno. Atua regularmente como advogada de Hope.

David Tenant como Kilgrave
Kilgrave - Nas HQs, conhecido como Homem-Purpura é um dos notáveis vilões do Demolidor. Zebediah Kilgrave, deu muito trabalho pra Jessica e pro chifrudão, e na série não podia ser diferente. Vivido por David Tennant, (famoso pela série Dr. Who) Kilgrave é um show a parte. Um vilão estrategista, malicioso, extremamente sádico e psicopata, capaz de tudo para satisfazer sua obssessão por Jessica, e tirar qualquer um do seu caminho que o impeça disso. Submetido a experiencias quando criança, é capaz de liberar através de seu corpo um vírus, que obriga qualquer a obedece-lo cegamente, seja qual for a ordem dada por ele. Usando esses poderes, ele cometeu atrocidades, dentre as quais, estuprar física e mentalmente a protagonista.  Escorregadio e perito em apagar suas pistas, da um belo trabalho pros heróis, além de suas ações refletirem no passado, presente e futuro de quase todo o elenco. Ou seja, um desgraçado de marca maior que amamos odiar!

Jessica no escritório da Alias
Não posso deixar de destacar que Jessica Jones é uma série de forte teor Adulto, tanto pelos temas, quanto pelos diálogos, cenas de sexo e violência, circundando todo o ambiente "Dark" que os heróis de Hells Kitchen tem. Mas de toda forma, é uma série fenomenal e espero que as séries Marvel continuem nesse clima. Ansioso pela segunda temporada ou ainda dos próximos heróis produzidos pela Netflix. Valeu!

A forte e decidida Jessica Jones!

Nenhum comentário:

Postar um comentário