quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Preacher - O Controverso Mundo de Jesse Custer

O elenco no mínimo estranho da HQ
E ai galera!  Hoje resolvi falar de uma excelente série de HQ,s que já terminou a alguns anos, mas que foi anunciado que terá uma adaptação como série de TV, que será exibida pelo canal AMC nos Estados Unidos a partir de 2016.  e eu não poderia deixar de falar um pouco dessa série fenomenal, porém intensamente controversa que é Preacher. Publicada pelo selo Vertigo da DC Comics, ja conhecido pelos quadrinhos voltados pra leitores adultos, a série chocou por apresentar uma nova maneira de contar suas histórias, com uma linguagem pesada, cheia de criticas sociais e religiosas, humor negro e um enredo inesperado e envolvente. então sem mais delongas, falemos desse mundo deveras violento e caótico que é o mundo de Preacher. 

da esquerda pra direita, Jesse  e Cassidy 
Preacher foi criado pelo roteirista Garth Ennis e teve seus traços feitos por Steve Dillon, além de belíssimas artes de capa feitas por Gleen Fabry. A série teve 66 volumes e 5 especiais, além de uma série limitada a 4 edições, que começaram a ser publicados em 1995.  Todos publicados também aqui no Brasil. A série narra as aventuras de um trio nada comum de protagonistas, que seria até errado chamar de heróis. Afinal, apesar do fundo moral que eles possuem, Jesse Custer e sua turma passam longe do rótulo de herói tradicional. Falemos primeiramente sobre ele, Jesse é o personagem principal da série e é um Pastor, Reverendo ou Pregador (o nome que você preferir) cristão (do Inglês "Preacher") que teve uma infância conturbada e um dia, acaba sendo possuído por uma entidade misteriosa chamada Gênesis. 

O trio protagonista e o Santo Dos Assassinos ao fundo
Essa criatura, surgida da união profana de um Anjo e uma Demônio, teria poder de encarar de frente até o próprio deus. Apesar de não dominar todos os poderes de Gênesis, Jesse já arruma uma série de problemas com eles, chegando a matar por acidente os maldosos frequentadores de sua Igreja. Em compensação, Ele recebe o poder de obrigar todas as pessoas a obedecerem suas ordens, quase como uma hipnose irresistível. Fugindo de diversas ameaças e confuso, Jesse se vê envolvido numa complexa trama, que envolve a dominação global, céu e inferno e o destino de tudo a seu redor. Em meio a inúmeros combates e encrencas, o pregador agora passa a uma jornada para encontrar deus, que supostamente teria abandonado suas criaturas desde a criação. Jesse quer então interrogar o divino e cobrar-lhe explicações bem como exigir uma postura de cuidado maior frente ao mundo que criou.

Jesse sendo sinistro
Mas é óbvio, Jesse não irá nessa sozinho. Junto com ele, temos ainda o Vampiro boêmio irlândes Cassidy e uma antiga paixão de Jesse, a agora assassina de aluguel Tulipa. Em seu encalço, um Assassino do Século XIX, e um dos personagens mais fortes dos quadrinhos, o temível e de coração gelado Santo dos Assassinos, o Próprio deus e a organização Graal, liderada pelo megalomaníaco Herr Starr, além de todos os tipos de vilões como Serial Killers e outros, todos se opondo a Custer por razões especificas, e que podem causar problemas e mais problemas, e transformar a terra num verdadeiro inferno. 

 Herr Starr 
Preacher é considerada por muitos, ao lado de clássicos como Watchmen de Alan Moore ou Sandman de Neil Gaiman como uma das melhores e mais inteligentes histórias em quadrinhos voltadas pro público adulto. Tabus da sociedade como drogas, violência, conservadorismo, racismo, fanatismo religioso, masoquismo, homossexualidade e criticas diretas ao cristianismo, tornam essa uma série bastante controversa até mesmo pela forma crua com que trata e lida desses temas, sem pudor nenhum, o que pra alguns pode ser ofensivo. Eu particularmente, por ser cristão, não me senti ofendido, pelo contrário, até mesmo entendi as críticas,  direcionadas muitas vezes a hipocrisia religiosa. E é fácil perceber que abrindo mão de interpretar todo esse arcabouço filosófico, temos uma história fantástica, com reviravoltas surpreendentes, ação e situações complexas e bem desenvolvidas. Pode ser uma trama boa pra pensar como também pra se divertir despreocupadamente.

Deus dando uma bela lição em Jesse
Outra critica constante na série é ao perfil dos White Trash, um termo pejorativo comum dado pelos americanos a um estereótipo de caipiras considerados promíscuos e  ignorantes, que é comum de ser visto em filmes americanos, como Rejeitados Pelo Diabo por exemplo. Outra coisa interessante é que Garth Ennis coloca não apenas desafios clássicos dos quadrinhos como o já esperado confronto Mocinhos x Vilões na história, Aqui existem conflitos éticos e morais dos personagens consigo mesmos, suas escolhas, sua relação com seus aliados e inimigos e com a sociedade em si, retratada como uma humanidade quase essencialmente decadente, violenta e preconceituosa. Pra quem gosta de aventura, pode esperar muitos combates, explosões, situações de perigo e tensão e muito humor negro e escrachado que também acompanham e são a cereja do bolo desse mundo cruel que é a realidade de Preacher. Então não espere aquela história densa e pesada toda vez, afinal, o humor aqui é intenso e o nonsense é uma das partes mais divertidas dessa história. 

Santo dos Assassinos enfrenta tudo e todos!
Pra Finalizar, uma análise do Perfil de alguns personagens dessa loucura!

Jesse Custer o Pastor nada convencional
Jesse Custer - O pregador, filho de um veterano de guerra e uma garota ingênua do interior. Jesse passou a infância sofrendo diversos maus tratos de fanáticos religiosos que mataram seus pais, em especial sua vó, uma mulher sádica e religiosa fanática, claramente desequilibrada mentalmente. Obrigado a abraçar a religião como alternativa, se fundiu ao Gênesis e desde então tem seguido numa jornada pelos EUA e pelo mundo, em busca de encontrar deus e questioná-lo por todo o mal do mundo, e pelo suposto abandono dele por suas criaturas. Jesse é um cara durão, bom de briga, que apesar de ter um jeitão meio marrento e não levar desaforo pra casa, além de uma certa arrogância, é um cara que dentro do possível, procura ajudar as pessoas. Do seu jeito, claro. Com o poder de Gênesis, ele pode ordenar a qualquer um que obedeça suas ordens, na distância de um olhar. Jesse costuma ter conversas com um velho ídolo do faroeste, o falecido ator Jhon Wayne (que existiu realmente) dos quais ele assistia os filmes quando criança, mas aparentemente, só existe em sua cabeça. 

O vampiro bon-vivant Cassidy
Cassidy - Um Vampiro Irlândes, que foi pros EUA fugindo da guerra de seu país há várias décadas. Um cara leal, que adora uma boa conversa, bebidas e mulheres. Bem humorado, é considerado um dos personagens mais complexos da série. Como Vampiro, Cassidy é super forte e pode se regenerar, principalmente após ingerir sangue humano. Vulnerável ao Sol, pode queimar e virar cinzas se exposto a ele. Tem uma profunda amizade e consideração por Jesse, e é bastante leal aos amigos. Coisa  que acaba sendo colocada em risco quando o vampiro se apaixona por Tulipa. 

A durona Tulipa
Tulipa (Tulip O,Hare no original)  - Amor de adolescência de Jesse Custer, o qual teve que abandoná-la por situações além de suas forças. Apesar de brigas e alguns desentendimentos, ambos se gostam e Tulipa é uma grande parceira de Jesse. Forte, Determinada e Boca Suja, a Loira é um verdadeiro estouro, e assim como seu namorado, é boa de briga e excelente atiradora, botando pra quebrar na maioria das histórias. Por situações turbulentas de sua vida, decidiu se tornar uma assassina de aluguel.

O jovem Cara-De-Cu
Cara-De-C* - Um personagem bem Bizarro. Um adolescente fã assíduo da banda Nirvana, que por ser admirador do grupo, decidiu se suicidar da mesma maneira que seu ídolo, o vocalista da banda Kurt Cobain, dando um tiro de espingarda no próprio rosto. Cara-de-C* sobreviveu, mas ganhou um rosto deformado e uma fala arrastada, o que lhe rendeu o apelido. Após Jesse ferir seu pai de maneira cruel, ele viaja pelos EUA pra se vingar, mas acaba virando amigo do trio principal, e descoberto por um caça-talentos, também se torna um ídolo do Rock. Ingênuo e muitas vezes inconsciente de sua aparência estranha, é um personagem de certa forma carismático, que revela bem o tipo de humor maluco e completamente fora dos padrões presente na série
Herr Starr tentando renovar o visual
Herr Starr - Vilão e líder do Graal, organização que manipula o mundo pelas sombras. Um Cara metódico, analista e megalomaníaco,  é um alemão bastante frio com as pessoas e cheio de regras de convivência, e que passa por diversas situações desagradáveis. Quer usar Jesse como um novo messias pro mundo, uma espécie de "laranja" para um complexo plano de dominação global, e se consagrar o soberano de tudo por baixo dos panos. Seu jeito europeu caricato, resmungão e almofadinha rendem boas piadas no decorrer da série. 

O implacável Santo Dos Assassinos 
Santo Dos Assassinos - Personagem extremamente popular da série, que ja chegou até a virar tema de música de algumas bandas de Rock. Um cowboy do século XIX, que devido a algumas situações trágicas e desagradáveis de sua vida, tornou-se um homem impiedoso e frio. Acabou virando o anjo da morte, responsável por trazer destruição e juizo divino quando necessário. Invulnerável e superpoderoso, é um atirador e caçador incansável. Foi liberto pelo Céu para matar Jesse Custer e  consequentemente eliminar o Gênesis

O sanguinário e megalomaníaco Herr Starr
De toda Forma, Preacher é uma Hq bastante controversa, que gerou algumas polêmicas, mas que se sagrou no meio nerd por sua história envolvente e viciante, capaz de fazer o leitor  acompanhar incansavelmente todos os volumes da história, uma saga densa e inteligente, que proporciona boas horas de diversão. Procurem conhecer e aproveitem a leitura! Valeu!

O trio parada dura Jesse, Tulipa e Cassidy

Nenhum comentário:

Postar um comentário