terça-feira, 1 de setembro de 2015

Eu, Wolverine – Logan e todo seu Lado Selvagem!

Muito se fala no mundo nerd sobre o lado animal e selvagem de um dos personagens mais amados do universo dos quadrinhos: o baixinho invocado Logan, o nosso querido Wolverine. Em setembro de 1982, Chris Claremont escreveu e Frank Miller juntamente com Joe Rubinstein desenharam esta que é considerada uma das melhores mini séries feitas com o mutante canadense.

Capa do encadernado lançado pela Panini
Tudo começa quando Logan descobre que seu amor, Mariko Yashida, o abandonou e voltou para o Japão para se casar com outro homem. Sem aceitar o pé na bunda e querendo explicações, ele parte em seu encalço. Chegando no Japão, Logan acaba se envolvendo com a organização chamada o Tentáculo e acaba se metendo numa briga que pode não ser só letal, mas também pode destruir sua honra e seu orgulho.

Logan e Mariko
Eu, Wolverine nos apresenta um Logan mais humano e ao mesmo tempo mais selvagem e mais animal. Durante várias vezes nas 4 edições da mini série, Logan conversa com o leitor e expõe seus sentimentos e preocupações. Ele sente a dor de ser abandonado; esta dor aumenta mais quando ele vê que Mariko só o abandona por obrigações vinculadas a sua família, seu pai e as tradições japonesas. Coisas como honra eram palavras vazias para ele antes. Para piorar tudo, o novo marido de Mariko tem como esporte favorito espancar a esposa. Tudo isso é suficiente para fazer Logan explodir em fúria animal.

Capa da edição americana
A cena em que Shingen Harada, pai de Mariko, espanca Logan apenas com uma espada de madeira com toda a calma do mundo, frustrando Logan e o deixando cada vez com mais raiva é muito épica. Depois da surra, Logan conhece uma jovem chamada Yukio, com quem acaba se envolvendo e se metendo em várias batalhas. Mas, não pensem que Wolverine deixará sua amada Mariko entrando no cacete e voltará para casa após a surra e a humilhação que sofreu. Não, não, amiguinhos. Logan irá liberar toda sua fúria.

Logan tomando uma coça
“Eu sou Wolverine. Sou o melhor no que faço. Mas o que faço não é nada legal”. Essa é uma das citações iniciais da mini série. Já dá pra ter ideia no que Logan é bom. Obviamente que é matar e trucidar os inimigos que se atrevem a cruzar o seu caminho. Esta mini série foi a fonte inspiradora para o bom filme Wolverine Imortal de 2013 estrelado por Hugh Jackman. Muitas cenas inteiras do filme foram tiradas diretamente da mini série, como a caça de Wolverine aos caçadores do urso do começo de ambas as histórias, a surra que Logan leva, a luta contra vários ninjas ao mesmo tempo, toda a ferocidade de Logan, entre outras cenas.

Poster do filme de 2013
A tradição japonesa entra em contraste constante com os costumes ocidentais e evidenciam o jeitão durão e animal de Logan. Com a mini série nós temos acesso a um pouco do passado do mutante canadense e sabemos que ele teve um outro grande amor, fora Jean Grey.

Logan vs Shingen
Eu, Wolverine é material essencial para qualquer fã de quadrinhos, cinema, super heróis, e claro, nerds de todo o mundo. A Editora Salvat e a Editora Panini relançaram o encadernado há pouco tempo atrás, mas é muito fácil encontrá-lo na internet também. Eu recomendo.

Yukio e Logan
Um grande abraço!

2 comentários: