quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O Diário (Nem Sempre) Secreto de Pedro – O Livro da Minha Adolescência!

E vamos inaugurando mais uma nova sessão no nosso amado e humilde blog, uma falando sobre ótimos livros que lemos e recomendamos. E eu não poderia começar sem falar de um dos meus livros prediletos de todos os tempos. Na época da escola, no ensino médio, tínhamos sempre aqueles livros que eram de leitura obrigatória, e vamos falar a verdade, a grande maioria livros chatos e que não agradam aos adolescentes e crianças. Porém, no meio de tantos livros, um destacou-se e virou um dos meus livros prediletos até hoje. O Diário (Nem Sempre) Secreto de Pedro foi escrito brilhantemente por Telma Guimarães Castro Andrade em 1992 e contém 72 páginas pela Atual Editora.

Capa da edição de 1992
Pedro é um típico adolescente de 12 anos que odeia seu jeito, seus cabelos, seus óculos, seu aparelho nos dentes, suas espinhas e tem todos aqueles problemas e dúvidas dessa idade: o primeiro amor, os hormônios, alterações de voz, insegurança e todas aquelas coisas que todos nós passamos nessa fase.

Capa da edição de 2002
O livro é contado através do que Pedro escreve em seu diário, onde ele revela todos seus segredos, sonhos, medos, surpresas, decepções, descobertas, ambições e seu amor por Maristela, a amiga do colégio. Os pais de Pedro, Marcelo e Marcela, são professores e ficam pouco tempo em casa, portanto Pedro acaba passando seus dias com a empregada Natalina e com seu gato Meleca; nas férias vai pro sítio do seu avô.

Resumo da contra-capa
Pedro é um garoto muito esperto e divertido, suas anortações são cheias de ironia e observações. É impossível não se identificar com o personagem, ainda mais quando você lê o livro sendo também um adolescente, como o protagonista do livro. Eu ria muito com suas histórias cotidianas e até me emocionei com algumas partes.

Meu livro predileto!
Já li inúmeros livros, muitos clássicos nacionais e internacionais de autores de renome mundial, mas nenhum livro conseguiu me cativar como O Diário (Nem Sempre) Secreto de Pedro. Ao longo dos anos, acho que o li umas 3 vezes, e como é curtinho e muito divertido, é bem capaz de relê-lo mais uma vez. O livro encontra-se já na sua 25ª edição. Adoro os desenhos e a capa da edição de 1992, mas não curti a capa e os desenhos da edição de 2002. Só de olhar os traços dos desenhos de 1992 feitos por Roberto Negreiros já me dava vontade de rir.

A autora Telma Guimarães Castro Andrade
O livro ainda teve uma sequência chamada A Grande Sacada de Pedro lançada em 1993 com 84 páginas, também lançada pela Atual Editora e logicamente, também escrito pela Telma Guimarães Castro Andrade e com desenhos de Roberto Negreiros (só descobri este livro agora!!!) e parece que Pedro continua escrevendo em seu diário e agora ele irá relatar o grande movimento dos Caras Pintadas que ocorreu aqui no Brasil. Preciso comprar este livro ainda hoje!!!

Capa do segundo livro
Para aqueles que não conhecem esta obra máxiima do humor juvenil, eu recomendo com toda certeza este ótimo livro que vende em qualquer site ou livraria. É facinho de achar! Aproveitem vocês também e deem uma espiadinha nos segredos contidos no diário (nem sempre) secreto de Pedro!

Resumo da contra-capa do segundo livro
Um grande abraço!

P.S: Acabei de comprar A Grande Sacada de Pedro na Saraiva!! Hehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário