domingo, 9 de agosto de 2015

Ultraman X - Primeiríssimas (e ótimas!) Impressões!


A nova cara da Familia Ultra: Ultraman X! 

Quando vi as primeiras imagens do novo Ultraman X, confesso que fiquei bem empolgado. Quando se trata dessa franquia que gosto tanto, sempre procuro pensar positivo, pois séries da franquia Ultra são sempre boas de se assistir, e não, não estou exagerando. Infelizmente, os fãs muitas vezes só dão bola para as séries da Toei (como já falei aqui no meu post sobre Justiriser) e quando a série não é um Metal Hero, Kamen Rider ou algum Super Sentai, é raro ver os fãs atuais darem tanta atenção. Talvez pela tradição da Toei aqui no Brasil ou mesmo porque a fanbase dos Ultras é meio discreta (?)... honestamente, não sei dizer. 

As armaduras deram um visual único  ao Herói! 
Mas quando assisti o primeiro episódio dessa série, confesso que fiquei apreensivo. Até o momento em que essa matéria foi postada, foram lançados 4 episódios legendados, e óbvio, não se pode julga-la  por tão poucos episódios, mas ainda assim, é possível tirar uma impressão inicial e deduzir como será o andamento da mesma, observando e enumerando pontos positivos e negativos. O primeiro capitulo da saga do novo Ultraman, como disse, me deixou com o pé atrás porque apresentava elementos que já havia visto em outras séries: monstros antigos e bonecos. Tá certo que a franquia sempre busca resguardar a tradição e homenagear as séries clássicas mas repetir os monstros antigos e vilões do passado de novo? Isso já aconteceu muitas e muitas vezes. Isso sem falar na fórmula de usar bonecos dos inimigos, chamados aqui de "Spark Dolls" coisa  que já havia acontecido no herói anterior, Ultraman Ginga. 

Daichi Ozora: O alter-Ego Humano de Ultraman X
Mas como tudo pode mudar na vida, a série criou uma impressão completamente nova a partir do segundo episódio. Tudo é devidamente explicado e um novo elemento surge na história. Não se trata de apenas nostalgia ou homenagem a franquia e séries antigas. Os monstros clássicos estão lá por um propósito. Usando dados deles, é possível ao Ultra utilizar armaduras que se adequam ao monstro enfrentado. Esses dados são carregados em forma de "cartas", que levam o nome de clássicos vilões da franquia como Eleking, por exemplo. Isso dá novas possibilidades aos combates, que se tornam mais dinâmicos e o design do Ultra bem mais moderno e próximo do que os fãs querem ver num herói de Tokus mais atual

X: A carta do Monstro e a Armadura Correspondente
E é só isso? Não, claro que não. De cara não pude sentir simpatia pelos personagens, mas no decorrer desses primeiros episódios dá pra perceber que eles tem mais profundidade do que parecem. Tudo ainda está muito novo, e os japas gostam de fazer a coisa fluir gradualmente, mas dá pra ter um relance  de certas coisas. A equipe dos agentes da Xio (nome da organização que os heróis trabalham na série) é bem simpática. Temos o protagonista, Daichi, que apesar de parecer meio bunda-mole e sem sal pra mim, tem uma relação diferente com o Ultra do que os outros da franquia. Aqui o Ultraman não se funde ao hospedeiro, aqui os dois conversam e coabitam o mesmo corpo na hora da transformação. Isso gera novos diálogos, e a novidade de que o Ultra não é vinculado a pessoa de Daichi, gera momentos bem diferentes de diálogo entre eles. São dois seres diferentes, que agem juntos no corpo do Ultra. Diferente de Ultraman Tiga, por exemplo, onde o protagonista é de fato o Ultra. Quando ele se transforma, é ele atuando ali, mas no caso de Daichi, ambos estão lá e até se comunicam no meio da luta. 

A equipe da Xio 
Tanto Daichi como X tem um passado misterioso. Algo ainda não revelado, nebuloso, mas que provavelmente vai ditar o rumo da história. Os monstros e inimigos estão bem colocados, e são explorados em todos os detalhes, dando um gás maior ao clichê de "monstro da semana". Falando da equipe de protagonistas em geral, temos a garota forte e decidida Asuna, a dupla de pilotos que atuam juntos em naves para combater os monstros Hayato e Wataru, que formam uma dupla divertida de se ver, seja na comédia ou na ação como agentes de campo. A dupla de cientistas atrapalhados Mamoru e Rui, sendo que Rui tem o típico perfil da garota fofa (e sem noção), e outra dupla de assistentes de computador (que mais parecem operadores de telemarketing) Chiaki e Takeru. Ou seja, a equipe lembra mais um sentai que tradicionais equipes de organizações combatentes de monstros das séries Ultra (e eu achava que os Night Raiders de Ultraman Nexus tinham personalidade). E por ultimo, o cientista alienígena, responsável por criar armas e equipamentos pra galera, o Dr. Guruman. Ele é um Fantoniano (raça de aliens comilões que foram mais bem explicados em Ultraman Mebius) que serve como o clássico alívio cômico da série, trapalhão e cheio de sacadas legais.

Asuna sobre essa matéria do Confr4ria
E não poderia deixar de falar também dos capitães Kamiki e Tachibana. Essa é a primeira vez que vejo uma dupla, e de sexos diferentes, liderando a equipe de heróis. Antes geralmente era apenas um homem, e posteriormente em Tiga, introduziram uma mulher no posto. Isso dá uma relação legal pros personagens, pois estamos falando de dois chefes bem parecidos, mas ainda assim ambos sabem como equilibrar os típicos dilemas entre gêneros e assumem uma coisa quase familiar com o resto da equipe, como um tipo de "Pai" e "Mãe"dos garotos. 

X encarando o Monstro Demaga
Bom, vou explicar o porque acho isso. Por exemplo, um episódio  me chamou a atenção em especial, que posso usar para ilustrar. Nesse capítulo, Asuna questiona se não estaria perdendo sua feminilidade e capacidade de viver como uma garota normal por conta de sua função na equipe como combatente de monstros. No final do episódio, onde ela estava chateada por ter um sapato que gostava quebrado, recebe dos amigos de equipe um novo sapato, que a encanta especialmente,  e que segundo eles, foi escolha da capitã Tachibana. Pegaram a ideia? Com certeza que se o capitão fosse um típico homem soldado durão, ele não teria essa sensibilidade. 

Design bem arrojado e detalhado do Novo Ultra
A série tem um ritmo leve (até agora) sem ter aquele clima melancólico de outras séries da franquia. É divertida, tem elementos agradáveis prum publico de varias faixas etárias, e não é bobo. Como assim não é bobo? Talvez seja cedo pra dizer isso, mas não teve até agora aquelas coisas infantilizadas que você geralmente vê por exemplo em alguns sentais, que subestimam a sua inteligência. Resumindo minha opinião: vale a pena. Tenho feito os downloads dos episódios pelo Tokushare e não me arrependo nem um pouco. A série está apenas esquentando, e ao que parece, virá para deixar a marca de uns dos mais legais e diferenciados Ultramans. E claro, o design também é sensacional, bem como os efeitos especiais (o que já é de se esperar da Tsuburaya Pro.) 

Daichi se transformando em Ultraman X
A série também me ajudou a pensar sobre algo que eu andava me questionando, depois de ler alguns boatos na Internet sobre uma possível crise onde a produtora da Família Ultra, a Tsuburaya Productions, estaria no vermelho devido a problemas de direitos autorais e baixa venda de produtos. Hummm... não sei nada sobre isso, mas aparentemente, está tudo indo muito bem. Até acho que a empresa gastou bastante com CG nesses episódios, e não economizou também nos cenários. Apesar de ver poucas naves e equipamentos do tipo ainda, mas não acho que seja nenhum problema de grana. Enfim, se alguém se interessar em pesquisar sobre... maaassss, meu palpite é que teremos muitos  Ultras produzidos, e se depender de X, a empresa ainda vai lucrar bem. 

Cyber Gomora: A carta do monstro Gomora
E pra finalizar, a Sinopse da Série: Uma explosão solar chamado de "Ultra Flare" tem despertado "Spark Dolls" (bonecos de monstros)  das profundezas da terra e do mar, materializando-os em seres furiosos que aterrorizam a Terra. Devido a isso, uma nova equipe de ataque foi formada. A organização Xio ("stands for Xeno Invasion Outcutters", não ouso traduzir isso) para combater as ameaças. Quinze anos depois, um membro titular da  Xio, Daichi Ozora, ganha a habilidade de  se transformar em Ultraman X para combater ameaças de alienígenas e monstros.

A Armadura de X ao usar  a carta de Eleking
Como ele se transforma? O que é e de onde vem essa misteriosa "Ultra Flare"? Poderá o Ultraman X deter as ameaças? Será essa a série que fará jus aos 50 que Ultraman completa ano que vem? Vamos assistir e descobrir. 

Ultraman X: Nova Promessa pros 50 anos da franquia

Nenhum comentário:

Postar um comentário