sábado, 8 de agosto de 2015

Hokuto No Ken - O Clássico Supremo dos Animes/Mangás de Luta!

Alguns dos principais lutadores de Hokuto No Ken
A Shonen Jump desde muito tempo é responsável por lançar mangás do gênero Shonen, que é o mais bem sucedido da história, no quesito vendas e popularidade. Mangás geralmente com histórias de superação, amizade, e que às vezes não tem um enredo tão elaborado, mas que com combates absurdos e épicos conquistam o publico infantil, jovem e adulto não só do Japão, mas do resto do mundo. Dragon Ball Z, Yu Yu Hakusho, Naruto, Bleach, One Piece e Cavaleiros do Zodíaco são alguns exemplos do sucesso que são os Shonen. mas nenhum anime é tão importante, no que se diz respeito a formar e criar os clichês mais clássicos do estilo que Hokuto No Ken. Muito provavelmente, você jamais assistiria/leria esses títulos acima se não fosse essa obra, cuja influência é vista até hoje, mais de 30 anos do inicio dessa série. 

Kenshiro: Rei dos lutadores e herdeiro do Hokuto Shinken
Apesar de desconhecido no Brasil, HNK é um fenômeno no Japão e alguns outros países, em especial, França e Itália. Cultuado até hoje, que além de influenciar no gênero Shonen, também influenciou diretamente os Seinen que são animes de teor mais adulto, já que antes de HNK poucos títulos do estilo se destacavam.

"Você Já Está Morto!"
O mangá de Hokuto No Ken foi lançado pela revista Shonen Jump a partir de 1983, escrito por Yoshiyuki Okamura, vulgo Buronson, mangaká mentor de outros autores como Yoshihiro Togashi (Yu Yu Hakusho, HunterxHunter) Kentaro Miura (Berserk) e Hirohiko Araki (Jojos Bizarre Adventure), dentre outros e ilustrado por Tetsuo Hara, sendo até hoje um dos títulos mais vendidos da editora, com spin offs sendo lançados e até um relançamento dos volumes no ano passado. O Anime foi produzido pela Toei Animation e teve 109 episódios exibidos até 1987, e uma segunda temporada de 43 episódios, exibida até 1988, além de ovas e séries Spin Off. 

O visual de Kenshiro no Mangá
O mundo de HNK é uma mistura de várias referências ao cinema dos anos 70 e 80. O enredo se passa num mundo caótico, no melhor estilo Mad Max, onde uma catástrofe nuclear arrasou o planeta. No ano de 199X, o mar secou, e as principais espécies de animais morreram. De toda forma, a humanidade sobreviveu a esse desastre e se estabeleceu numa nova ordem, quero dizer, uma ausência de ordem. Um caos total, onde os mais fortes exploram os mais fracos e a violência se espalha sem medidas! Nesse contexto pós-apocalíptico é que surge o protagonista da série, Kenshiro Kasumi. Ou simplesmente, Kenshiro, ou ainda para os mais íntimos, Ken. 

Kenshiro aloprando o inimigo com seu Hyakuretsu Ken! 
Kenshiro é praticante de arte marcial lendária, o Hokuto Shinken ("Punho da Estrela Do Norte" ou ainda recebe a alcunha de "Punho Do Deus Da Morte"), um estilo de luta baseado em pressionar os pontos de pressão do corpo do oponente, sendo capaz de se fazer quase tudo usando essa técnica, desde explodir seus inimigos de dentro pra fora até obrigá-los a dizer segredos, tudo ao alcance de um toque. Como ele mesmo diz: "Hokuto Shinken é Invencível!". Kenshiro é o herdeiro da técnica, uma vez que os segredos dela só são passados a uma pessoa a cada geração, escolhido por uma série de critérios rigorosos. 

A amada de Kenshiro e 99% do elenco: a bela Yuria
Ken é um cara calado, de expressão séria, cuja vida de dificuldades e traumas o fizeram ver muitas coisas tristes, o tornando um homem aparentemente frio e insensível. Mesmo assim, por dentro, Ken tem um coração de ouro, extremamente altruísta, capaz de fazer tudo que estiver a seu alcance para ajudar alguém, o que mais tarde lhe renderia o título de "Messias do Fim do Século". Usando o Hokuto Shinken, Kenshiro é praticamente uma mistura de Chuck Norris e Bruce Lee, arrasando inimigos, muitas vezes exércitos inteiros, sozinho. 

Kenshiro e seu estilo inconfundível de lutar! 


Ao mesmo tempo que Ken é bondoso com as pessoas inocentes, ele é implacável com quem pratica a injustiça e faz questão de descer a porrada nos bandidos! Finalizando com eles com sua clássica frase "Omae Wa Mou Shindeiru!" (Você já está morto!). Nem preciso dizer que se trata de um anime bem violento certo? Outro detalhe são os gritinhos e "watatatasss" que Kenshiro solta enquanto espanca seus inimigos, Clara referência aos "gritinhos" do mestre Bruce Lee. A técnica principal do herói é o Hokuto Hyakuretsu Ken, que despeja inúmeros ataques no adversário numa velocidade indefensável. 


Ken não é o cara pra se deixar de mal humor
A história começa quando Kenshiro tem que lidar com Shin, antigo companheiro de treinos, praticante do Nanto Seiken: arte marcial oposta e de certa forma, rival do Hokuto Shinken. Shin sequestra Yuria, noiva de Ken, e após derrotá-lo, o deixa ferido no deserto para morrer cravando uma cicatriz em seu peito, no formato das sete estrelas da ursa polar (símbolo do Hokuto Shinken). O ambicioso Shin agora se auto intitula King, e se torna um déspota que governa com mão de ferro, auxiliado por vários capangas. Kenshiro não só sobrevive, mas também parte em busca de vingança, iniciando um ciclo  interminável de lutas e sangue em sua vida. Conta uma antiga profecia que quando "Nanto entra em desgraça, Hokuto aparece". Seria algo como se caso os lutadores de Nanto passassem a seguir um caminho de crimes e injustiça, o herdeiro do Hokuto Shinken deveria surgir para detê-los e restabelecer a ordem. 

Rei, o Cisne de Nanto. Um dos personagens mais famosos
Além de resgatar Yuria, o amor de sua vida, Ken terá de enfrentar Shin e seus capangas, que farão de tudo para matá-lo, e deixar o caminho livre para que Shin possua Yuria e realize suas ambições livremente.
Rei Versus Yuda 
Mas o Nanto Seiken, ainda é o mínimo dos problemas de Kenshiro, afinal, ele terá de lidar com os problemas relativos a sua própria origem, já que seus irmãos também são praticantes do Hokuto Shinken. Jagi, seu irmão do meio, um estranho e mascarado assassino, que não se contenta pelo fato de Ken ter sido escolhido como herdeiro da arte e deseja se vingar a todo custo. E também Raoh, ou Ken-Oh, o mais memorável vilão da série, que deseja se tornar o imperador do mundo. Um verdadeiro Alexandre, o Grande dos mangás, que quer superar a tudo e todos e até desafiar os deuses. A galeria de vilões é bem extensa, contando com figuras como o assassino gigante Devil Reverse, o assassino de lutadores gorducho Heart, o auto intitulado "Exército de Deus", O Imperador Souther, o narcisista tirano Yuda, além de outros vilões, como os da segunda temporada, como os praticantes do Hokuto Ryuken, uma vertente maligna do Hokuto Shinken cujo principal praticante é Kai-Oh, considerado no anime como a "Reencarnação do Demônio". 

Raoh ou Ken-Oh: Maior vilão da série
Além de inimigos, Ken também conta com aliados como a pequena Lynn, que Kenshiro ajuda a recuperar a fala logo no primeiro episódio, uma meiga garotinha, que acompanha Ken em todos os lugares, ao lado também de Bart, um garoto especialista em truques sujos e que roubava comida pra viver, além de ser bem trapalhão às vezes. Ken também conta com seu irmão mais velho Toki, um altruísta que usa o Hokuto Shinken como maneira de tratar doenças, além de viver condenado por uma grave doença causada pela radiação. Toki é o mais próximo de Raoh dentre os 4 irmãos. 

Raoh: O Homem que desafiou os Deuses! 
Existem também alguns inimigos que posteriormente se tornam aliados, como Rei (que inclusive, tem um mangá próprio) que é um dos personagens mais queridos da série e Falco, o herdeiro da arte Gento Kouken. Yuria, o amor da vida de Kenshiro, uma mulher amável e delicada, que acaba por seduzir sem querer boa parte dos homens da série, que disputam seu amor. E Mamiya, uma garota guerreira e de personalidade forte, que acaba por se apaixonar por Rei. 

As crianças Bart (de óculos) e Lynn
Hokuto No Ken foi o primeiro Anime a seguir uma ordem cronológica dos episódios, onde seria impossível entender a história sem acompanhar a série do começo ao fim. O enredo é muito bem escrito, e mesmo quando se pensa que não se pode tirar mais nada na história, o enredo surpreende com uma nova reviravolta que coloca os personagens em um novo e perigoso acervo de conflitos. A história tem uma carga dramática muito grande, dando pouco espaço pra alívios cômicos. 

O traiçoeiro Shin
A ação é contínua, e porrada não falta. Kenshiro deve derrotar numa média de 10 capangas por episódio. Pra se ter uma ideia, segundo um amigo meu que viveu na França, a violência do anime chegou a gerar discussões importantes sobre o efeito desse tipo de cena no entretenimento por lá. No decorrer da história, o enredo vai ganhando um teor cada vez mais maduro e envolvente, onde é possível entrar de vez nos dramas dos personagens e realmente se conectar e identificar com o mundo da série. Não é apenas ação, tudo tem motivações profundas e que torna os personagens da série, mesmo os mais figurativos possíveis, extremamente ricos. Também podemos ver a forte crítica política e social da série ao contexto da Guerra Fria e a corrida armamentista, que assombravam o contexto político dos anos 80.

Kenshiro e as crianças
HNK também recebeu inúmeros jogos de video-game, produtos e os mais diversos tipos de coisas. Chegou a ter até um filme americano, estrelado por Gary Daniels no papel principal, lançado nos EUA em 1995. Nem preciso dizer que esse Live Action  é dispensável e sofrível e que vacilou feio com a ideia da obra original. Chegou inclusive a ser exibido aqui na Globo, com o nome de o Guerreiro da Estrela Polar ou coisa parecida. Inúmeros animes prestam homenagens e referências a obra, sendo citado, por exemplo, como influência por Eichiro Oda, criador de One Piece. Outros animes, como Slayers, Great Teacher Onizuka ou Baka To Test fazem paródias da série. Outros animes deixam claras influências, como Cavaleiros do Zodíaco, onde todo o lance de constelações é bem baseado na mitologia de HNK, além da relação e personalidade de alguns personagens, como Shun e Ikki, cuja relação lembra muitas vezes Raoh e Toki. Dragon Ball muito provavelmente também pegou essa influência e talvez Goku ainda seria um garotinho com rabo de macaco sem ela. 

Mais cenas de porradaria! 
A série também é responsável por estabelecer inúmeros clichês de animes, como a rivalidade, as sagas,etc. A ideia dos personagens crescerem com a passagem do tempo, por exemplo, como acontece na segunda fase do mangá e no anime Hokuto No Ken 2, onde Lynn e Bart agora são adultos e lutam ao lado de Kenshiro contra os inimigos e a opressão do exército da imperatriz. A ambientação é toda em cenários destruídos, desertos e cidades distópicas criando ainda mais o clima de futuro caótico, que permeia todo o universo da série. As artes marciais nos episódios também são recheadas de golpes e movimentos diversos, forte alusão ao cinema do Kung Fu dos anos 70. Não só o Hokuto Shinken, mas o Nanto Seiken, com variações diversas, que vão desde golpes para fatiar os adversários até lançar chamas e técnicas de energia, e outras artes marciais e golpes mirabolantes que vão surgindo no decorrer da história, com os mais diversos tipos de técnicas.

O cruel e Invejoso Jagi
Resumindo, Hokuto No Ken é um mangá grandioso, e tem um anime sensacional também, infelizmente, o público brasileiro não conhece nada dessa obra tão influente, que marcou gerações e que deveria ser lembrada e respeitada pelo seu legado e excelente história. Pra quem curte ação, artes marciais, personagens ricos, dramas envolventes e reviravoltas de cair o queixo, está mais do que recomendado! Valeu, amigos!

Lynn e Bart adultos em Hokuto No Ken 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário