terça-feira, 11 de agosto de 2015

Zorro - 1ª Temporada - Um Herói Divertido e Muito Esperto

Em 1919 o americano Johnston McCulley criou um herói que fazia parte da alta aristocracia e se incomodava com a opressão que o povo humilde sofria. Sendo assim, ele assume a identidade secreta de Zorro, protetor dos fracos e oprimidos. Clichês de heróis a parte, Zorro mantém-se até os dias de hoje na mídia, através de filmes, séries, novelas, quadrinhos, brinquedos, etc. Mas, foi em 1957 que o mago do entretenimento, Walt Disney, produziu uma série do Zorro estrelada por Guy Williams que teve 2 temporadas contendo 78 episódios e fez enorme sucesso mundialmente, especialmente entre as crianças, o que ajudou a popularizar ainda mais o personagem.

Logo da Série
Em meados do século XIX a região da Califórnia era colônia da Espanha. O povo humilde era explorado pelo cruel Capitão Monastário (o excelente Britt Lomond), que exercia forte ditadura alegando estar cumprindo ordens do Rei da Espanha. Don Alejandro de La Vega (George Lewis) manda seu filho único, Don Diego de La Vega (o ótimo galã Guy Williams), para estudar na Europa e retornar como um grande homem. Na Europa, Diego torna-se um esgrimista exemplar e forma-se em advocacia. Contando com a ajuda de seu fiel criado mudo, Bernardo (o cômico Gene Sheldon), ele torna-se Zorro e fará de tudo para acabar com a exploração exercida pelo Capitão Monastário e seus soldados.

Diego e seu fiel criado Bernardo
Para não levantar suspeitas, Diego finge ser um playboy boa vida, covarde e que não gosta de se meter em problemas ou políticas. Claro que isso decepciona profundamente seu pai, já que Don Alejandro é um ex-militar e figura de prestígio na Califórnia. As cenas em que pai e filho discutem devido a covardia do filho são ótimas e conseguimos ver na atuação de Williams todo o sentimento de raiva por estar decepcionando seu pai. Outra coisa que acho muito bacana é ver Guy como Zorro. Ele ali liberta o personagem que sempre está com um sorriso no rosto e expressão de satisfação por estar duelando e combatendo os tiranos.

Guy Williams, o eterno Diego de La Vega
Os grandes destaques desta boa primeira temporada são: Don Diego de La Vega, Capitão Monastário, Sargento Garcia (o divertidíssimo Henry Calvin) e Bernardo. Começarei por de La Vega. Claro, o cara é o protagonista da série. Seu Diego é muito esperto, inteligente, rápido nas decisões e consegue manipular facilmente as pessoas ao seu redor (especialmente seu melhor amigo, o Sargento Garcia) para que consiga  manter a paz e defender o povo. Como Zorro, Williams é rápido, certeiro, ágil e excelente no duelo de espadas. Guy conseguiu passar o sentimento da pessoa que precisa esconder seu segredo de todos, nem que para isso tenha que ser humilhado e precise decepcionar a pessoa que ele mais admira: seu pai. 

Zorro, o grande herói mascarado
Capitão Monastário é um ditador, frio, calculista, orgulhoso ao extremo e muito cruel. Gosta de pisar em todos e lembrar o tempo todo que ele é a principal representação do Rei na Califórnia (mesmo que o Rei não saiba de seus atos). Britt era debochado e realmente nos fazia ter aversão ao seu personagem. Era uma satisfação sem limites ver Zorro passando a perna nele e deixando sempre sua marca, o característico "Z", em suas roupas ou em seu quartel, algo que deixa Monastário possesso de raiva.

O cruel Capitão Monastário
Sargento Demétrio Lopez Garcia era o alívio cômico da série. Era impossível não morrer de rir com suas confusões e trapalhadas, ainda mais quando se juntava com o igualmente hilariante Cabo Reyes (interpretado por Don Diamond). Garcia era muito gordo, meio burro, covarde algumas vezes e um beberrão e guloso de primeira. Seu sonho é capturar o Zorro para que possa pegar a recompensa que existe para a captura do herói, mas apesar disso tudo, Garcia idolatra Zorro e muitas vezes o ajudou. Possui bom coração e não concorda com as maldades praticadas por Monastário e sua trupe.

Os divertidos Sargento Garcia e o Cabo Reyes
Bernardo era o grande parceiro de Diego. Fingindo-se de surdo, ele era os olhos e ouvidos do Zorro, já que todos pensavam que ele era surdo-mudo e abriam o bico na sua frente sem a menor cerimônia. Gene Sheldon interpreta um criado extremamente divertido, esperto, que chegou a se vestir de Zorro várias vezes para livrar Diego de suspeitas ou encrencas.

De bobo Bernardo só tinha cara
O tom da série é típico padrão das produções Disney: bastante ação, humor, algumas vezes com direito a algumas canções exclusivas da série cantadas pelo elenco. O sangue aqui não existe, apesar de termos algumas mortes na trama. A série é leve e extremamente divertida que passa tão rápido que nem sentimos. Por ser uma produção de 1957 a série é toda em preto e branco, mas em 1992 os Estúdios Walt Disney coloriram a série.

Parte do elenco reunido
As cenas de ação de Zorro com seu cavalo Tornado são ótimas e o animal muito bem adestrado. Os efeitos noturnos feitos durante o dia e escurecidas as imagens na pós produção eram comuns nessa época e hoje em dia chega a ser engraçado como dá para perceber claramente que a cena foi gravada em pleno dia! 

Cena clássica e geralmente de encerramento de cada episódio
Ao longo da primeira temporada ainda tivemos mais dois bons vilões na série. O Magistrado Carlos Galindo interpretado por Vinton Hayworth (o Oz do filme de 1939, O Mágico de Oz) e José Sebastian Varga (Charles Korvin). Ambos eram cruéis, ambiciosos e matavam quem atravessasse o caminho deles. Apesar de Varga ser muito bom, seu grande medo não condizia muito bem com o personagem, mas enfim.

Disney com todo o esquema preparado para a série
Aqui no Brasil, Zorro foi exibido pela TV Tupi, SBT, Record, Rede TV! e Fox Kids. Para quem ainda não conhece, na internet há vários lugares para assistir online ou baixar os episódios também. Eu recomendo, com certeza! Siga sempre avante, Sr. Zorro! Fiquem com a música de abertura da série, que eu curto demais!


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário