terça-feira, 21 de julho de 2015

The Flash – 1ª Temporada – Tia DC Aprendeu como Fazer uma Série de Herói!

Nestes últimos tempos os heróis têm invadido TV´s, cinemas e qualquer tipo de meio possível. Pegando carona nessa febre, a Warner/DC, despejou um bocado de séries dos seus heróis nos últimos tempos. Tivemos Smallville, Arrow, Gotham, Constantine, Birds of Prey e The Flash. Eu adorava Smallville (apesar da grande queda que teve após a oitava temporada e vindo a se recuperar com certa dificuldade apenas na sua última temporada), mas definitivamente The Flash foi a melhor e maior surpresa dentre todas as séries citadas. The Flash surgiu como um spin-off de Arrow, que por sua vez foi um spin-off de Smallville.

Logo da Série com o Rosto do Herói

A origem do herói é basicamente a mesma, sendo apenas atualizada para os dias de hoje. Após um acidente com um Acelerador de Partículas em Central City, várias pessoas são atingidas com uma espécie de radiação que lhes confere poderes especiais. Em seu laboratório forense na Polícia de Central City, Barry Allen (interpretado muito bem por Grant Gustin), é atingido por um raio de uma tempestade e é banhado por produtos químicos (mais a radiação do Acelerador de Partículas) e acaba caindo em um coma de 9 meses. Após despertar, ele descobre que possui super-velocidade. Aliando-se a cientistas do Laboratório S.T.A.R. (responsáveis pelo acidente com o Acelerador de Partículas), Barry torna-se o Flash, o super-herói mais veloz do universo.

Elenco reunido
The Flash é excelente e prende logo no seu episódio piloto. A trama é leve e flui fácil. A ação e efeitos especiais são espetaculares, assim como os atores da série, dando peso aos personagens ali apresentados. Há bastante humor também, mas de uma forma que não incomoda, um contraste total com Demolidor da Netflix/Marvel, porém que ficou muito bom e agradou aos fãs. Apesar de possuir 22 episódios, a série passa voando num piscar de olhos (sem piadas de duplo sentido com velocidade e o Flash) devido às boas histórias. O uniforme do herói ficou ótimo e muito fiel ao dos quadrinhos (lembra um pouco a versão do jogo Injustice: God Among Us para PlayStation, Xbox e Wii U).

Uniforme do Flash no jogo
Preciso destacar quatro personagens que foram excelentes em The Flash: Barry Allen/Flash, Harrison Wells (Tom Cavanagh), Cisco Ramon (Carlos Valdes) e Joe West (Jesse L. Martin). Vamos a eles com calma e um por um. Barry Allen é inteligente, bondoso e como todo herói pensa primeiro no bem-estar dos outros para depois pensar em si mesmo. Ele dedica-se a encontrar o homem que matou sua mãe quando ele era criança e acabou incriminando seu pai, Henry Allen (John Wesley Shipp, o Barry Allen/Flash da série de 1990), injustamente. Barry nutre uma paixão secreta desde a infância por Iris West (interpretada pela sem sal Candice Patton), filha de Joe. 

Barry Allen, o herói
Harrison Wells é o personagem mais interessante de toda série, sem dúvidas. Não sabemos quais são seus objetivos e sua obsessão em aperfeiçoar os poderes de Barry. Tom Cavanagh fez um excelente papel e fez do seu Dr. Wells um personagem cativante. Ele é o suspense em pessoa e a cada episódio que passa acabamos ficando mais e mais intrigados com ele e suas verdadeiras intenções. Não falo mais para não entregar possíveis spoilers, mas foi meu personagem favorito. 

Dr. Harrison Wells, o mistério
Cisco é o elo que liga o universo dos heróis com o telespectador que pode não conhecer muita coisa sobre este universo tão rico. Cisco é nerd, um inventor genial e o cara que coloca todos os apelidos nos vilões, heróis e artefatos que apareçam na série, além de explicar sobre personagens e situações que surjam. O cara é o Sr. Referência do mundo Pop/Nerd. É um personagem muito divertido, inteligente e que nos identificamos mais facilmente. 

Cisco Ramon, o nerd gente boa
Joe West é um policial que acaba virando o pai substituto de Barry quando Henry é preso injustamente. Foi Joe que acabou moldando o caráter de Barry e o apoiou em todas as decisões e momentos de sua vida. Há 14 anos vem tentando provar a inocência do seu amigo Henry, mas sem muito sucesso. Ele acaba sendo um dos braços direitos do Flash na sua luta contra o crime. Protagonizou cenas emocionantes com Barry.

Joe West, o policial e pai substituto de Barry
Mas, nem tudo são flores também. Não gostei de Iris West. Ela é uma personagem chata, sem sal e que não agrega muito na trama. Serve mais para distrair o herói e na reta final tem direito a “DR” e tudo com ele. Outra coisa que achei um furo gigantesco são os laboratórios S.T.A.R. Era mais fácil os caras colocarem uma placa na entrada escrito “Entre a Vontade! Instalações onde o Flash se Esconde e Atua”! Qualquer um entra a hora que quiser no lugar! Com as maiores criações tecnológicas do mundo, eles bem que podiam usar uma bem simples, chamada tranca nas portas ou algum tipo de identificação por biometria. 

Iris West, chata e sem sal
Muitos personagens famosos do universo DC aparecem logo na primeira temporada, tais como Capitão Frio, Grodd, Flash Reverso, Nuclear, Onda Térmica, Trapaceiro, Homem Comum, entre muitos outros, além de Eléktron e Arqueiro Verde. Aliás, aqui a DC conseguiu conectar perfeitamente Arrow com The Flash, fazendo com que personagens de ambas as séries apareçam numa série ou na outra, além de citarem alguns acontecimentos de Arrow em The Flash, e presumo, que citaram acontecimentos de The Flash em Arrow. As séries acontecem no mesmo universo e em 2016 ainda teremos DC's Legends of Tomorrow (ou Legends of Tomorrow) que também se passará neste mesmo universo e contará com Eléktron, Mulher Gavião, Canário Branco, Nuclear, Rip Hunter, entre outros. Integrar todo o universo DC é uma ideia excelente e vem ganhando mais espaço agora. Num futuro é capaz que tenhamos mais alguns spin-offs, pois Cisco Ramon nos quadrinhos é o herói Vibro e Caitlin Snow (Danielle Panabaker) é Nevasca. Como a DC está integrando todo seu universo, seria uma aposta quase certeira. 

Flash e Arrow juntos
The Flash ainda introduziu os universos paralelos e viagem no tempo, elementos que deixam qualquer fã empolgado devido ao leque gigante de possibilidades que abre. O final da temporada foi épico, com direito a muitos momentos emocionantes (que fizeram este que aqui vos escreve ficar com olhos marejados de suor masculino), uma grande surpresa que me chocou e um encerramento que deixará qualquer um muito ansioso para a próxima temporada! Arrisco até a afirmar que o final da temporada de The Flash foi mais emocionante e surpreendente do que o final da temporada do Demolidor

Linda foto
A série teve boa recepção do público e foi muito bem na audiência, além de ser indicada a vários prêmios, tendo vencido a de Melhor Nova Série de Drama no People´s Choice Awards, Melhor Adaptação de Super-Herói para TV no Saturn Awards, Melhor Astro Convidado (Wentworth Miller, o Capitão Frio) também no Saturn Awards e Melhores Efeitos Visuais numa Série Dramática no Leo Awards. The Flash ainda concorre a outros prêmios no TCA Awards, Teen Choice Awards, Hugo Awards e Primetime Emmy Award. The Flash foi renovada para uma segunda temporada e as gravações já estão acontecendo. A nova temporada estreia no dia 6 de outubro nos EUA.

Flash e Flash Reverso
Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de assistir a esta excelente série, corra atrás (sim, agora foi intencional) e assistam logo porque Barry Allen está a toda velocidade para proteger Central City e o mundo!


Um grande abraço!

2 comentários:

  1. Que irado! Não sou fã do Flash, mas as origens revisadas vem dando um novo frescor às histórias. Acelerador de partículas, tudo a ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após assistir à série, duvido que não vire um fã dele também. A série é simplesmente demais!

      Excluir