sexta-feira, 3 de julho de 2015

Marvel Disk Wars: Avengers - Heróis da Marvel em Versão "Pokémon/Digimon"

Caros amigos,

Vez ou outra vemos grandes ícones americanos ganharem versões japonesas através de mangás, animes, filmes, etc. O processo inverso também ocorre com alguma frequência. Aproveitando o sucesso mundial que Os Vingadores adquiriram depois que suas versões cinematográficas estouraram pelo mundo afora, fez com que um dos maiores grupos de heróis da face da Terra ganhassem uma versão em anime. Marvel Disk Wars: Avengers foi produzida em 2014 pela Toei Animation juntamente com a Walt Disney Japan e foi exibida pela TX Networks (TV Tokyo) e teve 51 episódios.
 
Avengers Assemble!
A trama do anime inicia-se quando Tony Stark e o cientista Dr. Nozomu Akatsuki convocam uma coletiva de imprensa numa ilha para lançarem um novo dispositivo para aprisionamento de vilões, o Digital Identity Securement Kit (Kit de Segurança de Identidade Digital), ou apenas DISK. Com este DISK, os vilões serão aprisionados dentro deles e só sairão quando alguém os libertar através de um D-Smash, mas só terão 5 minutos fora dele. Dentro desses DISK´s há bastante espaço para uma pessoa ficar. Nessa coletiva estão vários heróis e convidados ilustres, incluindo os dois filhos do Dr. Nozomu, Akira e Hikaru Akatsuki. 

Dr. Nozomu Akatsuki e Tony Stark
No meio do evento Loki surge tentando roubar os DISK´s e acaba ativando os raios de biocode, que são necessários para ativar os DISK´s. Estes raios atingem Akira e Hikaru, além de Edward Grant, Chris Taylor e Jessica Shannon, cinco crianças que estavam presentes no evento. Vários heróis e vilões são aprisionados em DISK´s. Com a ajuda do Homem-Aranha, Akira adquire o DISK do Homem de Ferro, Hikaru do Thor, Chris do Capitão América, Jessica da Vespa e Edward (ou Ed) do Hulk. No tumulto, vários DISK´s espalham-se pelo mundo. Loki foge com alguns DISK´s de vilões e juntamente com seus comparsas, o Celebrity 5 (cinco subcelebridades que o auxiliam), começam à espalhar o terror pelo mundo. Para impedir os planos de Loki, os Vingadores unem-se às cinco crianças e assim começa a busca pelos DISK´s espalhados pelo mundo e a busca pela paz.

Da esquerda pra direita: Ed, Chris, Akira, Hikaru e Jessica.
Os DISK´s são divididos por classes. Os vermelhos são tecnológicos (exemplo, Homem de Ferro), os roxos são energia (exemplo, Thor), azul são luta (exemplo, Capitão América), amarelo são animais (exemplo, Vespa) e verde são poder (exemplo, Hulk).

Os DISK´s
O interessante em MDWA é a visão japonesa dos grandes ícones americanos. O design de alguns vilões e heróis ficaram muito legais, outras ficaram horríveis. Por exemplo, o visual do Caveira Vermelha foi um dos mais tenebrosos de todos. Já do Thor e Capitão América ficaram mais bacanas. O restante encontra-se dentro de seus visuais já conhecidos.

Caveira Vermelha e seu visual horrível
Há bastante ação, humor e muitos, mas muitos personagens conhecidos aparecendo no anime. Só de cabeça, que eu me lembre rapidamente, temos: Wolverine, Ciclope, Blade, Monge de Ferro, Máquina de Combate, Deadpool, Guardiões de Galáxia, Dr. Estranho, Dentes de Sabre, Samurai de Prata, Venom, Electro, Viúva Negra, entre muitos outros. Vários bons combates são travados. A batalha final, reunindo quase todos os heróis é uma das melhores.

Aranha e Capitão
A amizade e a superação são muito citadas durante todo anime. É bacana ver como as crianças surgem como uma possível forma de atrapalhar aos heróis, mas acabam formando pelas duplas e fazendo com que todos aprendam mais uns com os outros. 

Loki
Apenas uma coisa me incomodou: ver que heróis tão poderosos aceitariam ficar presos em DISK´s por tempo indeterminado e só poderem entrar em ação se as crianças os libertassem, e tudo, claro, em apenas 5 minutos. Tony Stark então só vai se preocupar com essa situação lá pro meio da história. Vocês conseguem imaginar uma figura como Tony sendo tão paciente assim? A versão "Pokémon/Digimon" só não me incomodou mais porque quando os heróis estavam fora dos seus DISK´s, eles lutavam normalmente, sem precisar dos comandos das crianças.

Vingadores preparados pro combate
Pepper Potts ganha a função de "babá" da criançada, além de meio conselheira também. Das cinco crianças, Akira e Ed foram os que eu mais gostei. Akira é determinado, hiperativo, corajoso e meio tapado. Já Ed é nerd, inseguro, tímido e meio covarde. Desses dois, Ed é o que mais evolui durante o anime. Ele acaba aprendendo muito com Hulk e torna-se um dos maiores destaque do anime.

Pepper Potts, a babá
Após um tempo, cada criança consegue um segundo herói. Akira fica com Falcão, Hikaru com Nova, Chris com Punho de Ferro, Jessica com Pantera Negra e Ed com Luke Cage (Powerman). Outra coisa que achei interessante são que os golpes comuns dos personagens virarem golpes com nomes, típicos dos animes, por exemplo, um simples raio do Homem de Ferro vira "Laser Beam", um soco do Hulk vira "Hulk Smash", e por aí vai. Ah! A música de abertura e encerramento são muito legais, valem a pena dar uma conferida!

Loki e os Celebrity 5
Resumindo, MDWA é um bom anime, um bom divertimento e muito interessante para ver a visão oriental de um dos maiores grupos de heróis americanos existentes. O pessoal do Disco Removível Z teve o trabalho de traduzir e legendar todo o anime pra gente (http://discoremovivelz.blogspot.com.br/2013/12/animemarvel-disk-wars-avengers.html). Excelente trabalho!


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário