sexta-feira, 10 de julho de 2015

Constantine - Série Completa - Herói menos Conhecido da DC não agradou a Maioria

Caros amigos!

Em 1985, o mestre Alan Moore, criou um personagem coadjuvante para a revista do Monstro do Pântano: John Constantine. Os desenhistas Stephen Bissete e John Totleben queriam apenas um figurante com a aparência do cantor Sting. Constantine fez sucesso e um ano após seu surgimento acabou ganhando uma revista própria: Hellblazer. Esta revista teve 300 edições e atualmente, Constantine faz parte do universo Novos 52, onde tem a revista Constantine. Aproveitando o grande sucesso de séries de TV com os personagens da DC, como Arrow, Flash, Gotham, e a antiga Smallville, Warner e DC tentaram arriscar à levar o mago anti-herói pras telinhas da TV também.

Constantine em Hellblazer
Em outubro de 2014 estreava na NBC Constantine. A série teve apenas 13 episódios dos 20 que geralmente são exibidos neste tipo de programa, sendo cancelada devido à baixa audiência. Produtores da série falaram a verdade: Constantine é um personagem pouco conhecido do grande público e acabou não emplacando, o que eu acho uma pena. Confesso que nunca havia lido uma história do herói antes da série e do bom filme de 2005 estrelado por Keanu Reeves, por isso, gostei do que vi na TV. 

Elenco principal reunido
John Constantine é um mago extremamente egoísta, frio, espertalhão, muito inteligente, especialista em ocultismo que acaba entrando no meio de uma briga entre o Céu e o Inferno (literalmente). Depois de um exorcismo mal feito em New Castle, John se afastou de tudo e de todos internando-se por conta própria num sanatório. Percebendo que as forças do mal espreitam para um grande ataque, John acaba tendo que voltar à ativa e bancar o detetive sobrenatural para impedir os planos infernais e de alguma maneira, tentar redimir-se dos erros do passado e dos fantasmas que carrega dentro de si.

Olha a marra da criança!
A série é boa, tem um clima bacana de suspense, ótimas tiradas de ironia e deboche do anti-herói da série, além de possuir bastante ação. Mais uma vez repito que como não havia lido nada do personagem antes (apesar da grande curiosidade devido ao grande número de pessoas que elogiam Hellblazer), curti o que assisti e não vi problemas na história.... apesar, que acho que o grande problema de Constantine foi lembrar demais uma série mais antiga de suspense/terror... Supernatural. É completamente impossível não lembrar de Supernatural ao assistir Constantine e comparar uma com a outra.

Quem vai encarar?
Claro que após o término da série, movido pela curiosidade antiga, agora ainda maior, acabei finalmente lendo Hellblazer. Li o encadernado Hellblazer Origens que compila as primeiras 6 histórias do detetive sobrenatural e adorei o que li! Constantine é um sujeito frio, arrogante, espertalhão, inteligente e frio, muito frio. Em uma determinada história o cara foi capaz de assistir um veterano da guerra do Vietnã esquizofrênico estuprar e matar uma mulher e ele não fez absolutamente nada para impedir porque não queria se meter em um problema que não era dele para que não sobrasse pra ele. Achei isso sinistro! Mas, no grosso, o Constantine dos quadrinhos está sim representado (e bem representado) na série. Inclusive das 6 primeiras histórias, temos praticamente 2 inteiras na série de TV. Como podem alegar então que a série ficou devendo aos quadrinhos? Ao menos do que li e vi, achei bem parecido, claro, tirando uma coisinha aqui ou ali das adaptações que sempre se perdem ou modificam, mas nada muito exacerbado. 

Capa de Hellblazer Origens
Voltando à falar da série, Matt Ryan ficou perfeito no papel de John Constantine. Além da caracterização mais do que perfeita, ele conseguiu transmitir o jeitão cínico e irreverente do mago. Outra grata surpresa é a gatíssima atriz Angélica Celaya que fez o papel de Zed Martin, a misteriosa ajudante de Constantine. Ela era o ponto de equilíbrio do herói e muitas vezes funcionava como uma espécie de consciência pra ele. No elenco ainda temos Manny (Harold Perrineau), um anjo que "ajuda" John, Chas Chandler (Charles Halford), companheiro leal de Constantine e o sinistro e perigoso Papa Midnite (Michael James Shaw), um feiticeiro especialista em vodu, principal rival do herói.

A linda e misteriosa Zed
Houve um boato na época do cancelamento dizendo que a NBC passaria a série para o canal pago Syfy, do grupo NBC, mas logo foi desmentido e Constantine foi oficialmente cancelada deixado seus fãs órfãos das aventuras do anti-herói e com algumas questões em aberto, sem resposta, o que é comum nesse tipo de caso de uma série cancelada. Apesar da equipe ter meio que dado um final pra série, muita coisa ficou sem resposta. Uma pena. 

Papa Midnite arma pra cima de John
Para quem quiser ver a perfeita caracterização de Matt Ryan, a beleza de Angélica Celaya e as aventuras sobrenaturais de John e seus companheiros, acompanhem os 13 episódios, e para aqueles que ficarem com um gostinho de quero mais na boca, assim como eu fiquei, procurem as revistas Hellblazer e Constantine na internet para ler e conhecer um pouco mais desse personagem tão encantador.


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário