segunda-feira, 13 de julho de 2015

Grandes Encontros Marvel & DC - Primeiros Crossovers que fizeram a Cabeça dos Nerds

Caros amigos,

Nerd que é nerd gosta de promover combates imaginários dos seus personagens favoritos, sejam eles heróis ou vilões, independente das editoras, empresas ou universo que eles pertençam. Em 1970, o agente literário David Obst convenceu Stan Lee (não precisa de apresentações) e Carmine Infantino (diretor da DC) à reunirem seus maiores heróis num filme: Superman e Homem-Aranha. Como não foi possível, ambos decidiram promover este encontro nas revistas mesmo. Assim surgiu o primeiro crossover da história entre as duas maiores editoras intitulado Grandes Encontros Marvel & DC, começando assim, a alegria dos nerds e leitores ávidos de quadrinhos, bem antes da já famosa Marvel vs DC - O Conflito do Século de 1996! 

Marvel vs DC; DC vs Marvel
A primeira edição desses Grandes Encontros foi Super-Homem e Homem-Aranha: A Batalha do Século, que foi lançada em 1976 e reuniu os dois maiores heróis de cada editora. Na trama, Lex Luthor une-se ao Doutor Octopus e ambos bolam um plano que joga o Homem de Aço contra o Aracnídeo. A história vale pelo encontro dos dois personagens, mas o Aranha aqui é totalmente figurante. Deixaram claro que o Superman (ou Super-Homem) não estraçalha o Aranha simplesmente porque não quer. Ainda contamos com a aparição de Mary Jane, Lois Lane (na época chamada no Brasil ainda de Miriam Lane), Morgan Edge e, claro, J. Jonah Jameson! Os desenhos dessa edição são os mais bonitos dessa coleção de apenas 4 edições (infelizmente).

A "batalha" do século!
Nos cinco anos seguintes foi lançado o restante da coleção. A segunda edição ficou com Os Fabulosos X-Men versus Os Novos Titãs. Darkseid decide usar os poderes da Fênix Negra para ter domínio sobre a Terra. Ele então contrata o Exterminador (Deathstroke) para sequestrar alguns integrantes dos X-Men que tiveram contato com Jean Grey. Os Titãs acabam parando no meio dessa confusão toda. Das 4 edições, essa foi a mais fraquinha pra mim.

Capa bonita essa, não?
A terceira edição ficou com Batman versus O Incrível Hulk, onde a história foi bem melhor que as demais. Figurador é um antigo vilão que se alimenta dos sonhos. Procurando estabilizar seus poderes ele busca no Coringa alguém para conseguir roubar uma nova arma de raios Gama sendo produzida pelas Indústrias Wayne. Bruce Banner acompanha de perto o desenvolvimento da tal arma com esperança de encontrar cura para seu "probleminha". Claro que o Coringa consegue soltar o Hulk e cabe à Batman acalmar a fera e impedir a destruição de Gotham. Para vender o embate, o slogan da edição era: "Quem ganha essa batalha, a inteligência ou a força?". 

Uma das melhores revistas da coleção
A última edição trouxe Superman e Homem-Aranha juntos novamente. Super-Homem e Homem-Aranha - Juntos Novamente! desta vez trazia Doutor Destino e Parasita unindo forças para dominarem a Terra (obviamente). Na época, a série da Mulher-Maravilha e do Hulk faziam imenso sucesso e obrigaram aos roteiristas que enfiassem ambos na história. Pois bem, Doutor Destino desenvolve uma máquina que fará com que Parasita aguente absorver a força do Hulk, da Mulher-Maravilha e do Superman. O Homem-Aranha precisa ajudar o Homem de Aço nesta batalha, e apesar de repetir seu papel como coadjuvante na história, no finalzinho da trama o Aracnídeo consegue provar seu valor, ao menos, intelectualmente falando. 

Round 2! Fight!
Tenho essas 4 revistas guardadinhas comigo até hoje (foram lançadas aqui pela Editora Ebal, e claro, pela Editora Abril). As minhas são da Abril. Tenho elas também no meu HD. Pra quem não conhece os primeiros embates e uniões de forças entre heróis e vilões de editoras diferentes, vale a pena dar uma conferida neste material.

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário