quarta-feira, 3 de junho de 2015

Kamen Rider Stronger, um rider excelente.


Bem, acabo de terminar meu primeiro Kamen Rider da Era Showa (nunca terminei Black ou Black RX), e devo admitir: a experiência foi bastante entretedora. Stronger é um rider com uma história extremamente simples na maior parte da série, mas não desapontadora por sua simplicidade. O enredo não poderia ser mais claro: para vingar a morte de um amigo, Jo Shigeru procura a organização criminosa Black Satan para passar por uma completa transformação, passando a ser o humano elétrico Stronger. Seu passado permanece obscuro, porém.

Contudo, para o desespero e frustração do Grande Líder da Black Satan, Shigeru rebela-se contra a organização e jura vingança. Já no primeiro episódio, ele conhece a humana eletrônica Tackle, Yuriko Misaki, transformada pelo Black Satan pouco antes dele. Daquele ponto em diante, ambos lutam para impedir que a Black Satan destrua o Japão. Stronger tem um trabalho considerável durante a série: os ciborgues inimigos são variados e usam todo o tipo de subterfúgio para enganá-lo, boa parte deles possuindo humanos para atingirem seus fins. Não poupam homens, mulheres, pessoas idosas ou crianças. Sendo humano, todos são alvos.


Shigeru e suas inseparáveis luvas.

A história de Stronger é bastante simples (usarei esta palavra com frequência neste review), mas gostosa de assistir, envolvente. Jo Shigeru rouba a cena por seu carisma, sua língua ferina e seu tom sempre desafiador. Não sei se foi proposital ou era apenas padrão dos anos 70, mas sua postura perante os inimigos lembrava muito a de Bruce Lee; sempre de cabeça erguida e sem medo. A Toei usava e abusava da criatividade para compôr monstros e efeitos de combate; desde flashes a pavios de pólvora para simular os ataques elétricos do rider. E são muitos! Stronger deve ter entre 8 a 10 ataques especiais, sem contar o tradicional Rider Kick, ou "Stronger Den Kick", no caso dele. 



Por sua vez, Yuriko, a Tackle, não tem um grande papel durante os 39 episódios; em boa parte deles ou ela está apanhando ou pensando seriamente em apanhar. Ajuda Stronger em alguns, mas poderia ter sido mais proativa e menos dependente dele. A beleza da atriz chamava mais a atenção do que sua personagem. Tackle não foi das mais importantes personagens femininas de um Kamen Rider. Uma pena.


Tobei Tachibana parece ter a sina de cruzar seu caminho com Kamen Riders. Ele conhece Shigeru por acaso e passa a acompanhá-lo sempre que possível. Tachibana é quase como Yuriko; mais atrapalha do que ajuda. Não consegui vê-lo como um personagem de real importância a não ser pelo seu conhecimento dos riders anteriores. O fato é que Stronger passou por vários apuros por sua causa.


Agora, o ponto alto de Stronger são seus vilões principais: Titan e General Shadow. Titan é o primeiro a aparecer e homem mais forte da Black Satan. Muito inteligente e meticuloso, tinha como algo pessoal e questão de honra derrotar o rider. Sempre com um cigarro, seu terno preto e óculos de aviador, Stronger e Titan travam vários duelos durante a série, e sempre bastante tensos e carregados de frases de efeito. Quase duelos de velho oeste.



General Shadow seguia outro caminho: só o importava sua realização pessoal e usar de seus métodos. Titan e ele discutiam com frequência, pois Shadow sabotava seus planos para derrotar Stronger, mesmo que isto prejudicasse Black Satan e provocasse a ira do Grande Líder. Shadow é um vilão inteligente, moderno, supersticioso, bastante eloquente e que baseava suas ações no intelecto e não na impulsividade. Infelizmente, ele acaba sendo anulado na reta final da série, pois vários novos vilões surgem e contestam a eficácia de sua liderança. Gostaria que ele tivesse tomado mais a linha de frente, porque acabou não tendo um grande enfrentamento com Stronger. Shadow tinha o costume de ler sua sorte nas cartas do baralho. Um vilão à frente de sua época, assim como Titan.

Shadow (ao centro) e os generais do Exército Delza.

Outro ponto legal de Stronger é que, nos últimos episódios, os riders anteriores aparecem para ajudá-lo a derrotar o Exército Delza, que aparece após um grande golpe de Shadow, quando ludibriou o Grande Líder e levou Black Satan ao seu final. Delza tem vários generais poderosos e isto obriga Stronger a evoluir para vencê-los. Indubitavelmente a série melhora com a chegada deles. Os planos do Exército Delza são bem mais ousados e complexos, o que torna a vida de Shigeru bastante difícil: ele vê a morte de perto bem mais do que se poderia esperar dele, e não conta com armas a não ser o próprio corpo para combater as ameaças cada vez maiores. 

Os 7 riders reunidos com Tobei Tachibana.

Kamen Rider Stronger é uma série muito simples, com uma vasta presença de crianças nos episódios, mas pouquíssimo infantil, a não ser por alguns planos bobos e monstros de feições horrendas. O final é simples ao extremo (isto não será bom para a maioria das pessoas, mas me agradou. Série simples, final igualmente simples.), mas foi criativo, digamos. Aconselho que assistam a série sem grandes expectativas e curtam a viagem, pois, apesar da simplicidade e seus erros, Stronger é um rider excelente.

4 comentários:

  1. Ótimo texto, parabéns. Sempre fui pé atrás com os Showa Riders, mas me animei um pouco depois do seu artigo.

    Continue o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rodrigo! Então, Stronger é um rider excelente, mas não é comparável com os Heiseis. Se você quiser ver pela experiência, assista sem medo. Apenas não espere uma história mirabolante. Um abraço.

      Excluir
  2. Stronger é muito foda, mesmo! Uma das melhores séries.

    (Engraçado que, nas séries anteriores, o Tobei é um personagem bem mais útil. Em Kamen Rider X, por exemplo, ele chega a bater nos soldados rasos de G.O.D. Em Stronger, realmente, ele ficou meio abobalhado.)

    ResponderExcluir