quarta-feira, 3 de junho de 2015

Kamen Rider Stronger, um rider excelente.


Bem, acabo de terminar meu primeiro Kamen Rider da Era Showa (nunca terminei Black ou Black RX), e devo admitir: a experiência foi bastante entretedora. Stronger é um rider com uma história extremamente simples na maior parte da série, mas não desapontadora por sua simplicidade. O enredo não poderia ser mais claro: para vingar a morte de um amigo, Jo Shigeru procura a organização criminosa Black Satan para passar por uma completa transformação, passando a ser o humano elétrico Stronger. Seu passado permanece obscuro, porém.

Contudo, para o desespero e frustração do Grande Líder da Black Satan, Shigeru rebela-se contra a organização e jura vingança. Já no primeiro episódio, ele conhece a humana eletrônica Tackle, Yuriko Misaki, transformada pelo Black Satan pouco antes dele. Daquele ponto em diante, ambos lutam para impedir que a Black Satan destrua o Japão. Stronger tem um trabalho considerável durante a série: os ciborgues inimigos são variados e usam todo o tipo de subterfúgio para enganá-lo, boa parte deles possuindo humanos para atingirem seus fins. Não poupam homens, mulheres, pessoas idosas ou crianças. Sendo humano, todos são alvos.


Shigeru e suas inseparáveis luvas.

A história de Stronger é bastante simples (usarei esta palavra com frequência neste review), mas gostosa de assistir, envolvente. Jo Shigeru rouba a cena por seu carisma, sua língua ferina e seu tom sempre desafiador. Não sei se foi proposital ou era apenas padrão dos anos 70, mas sua postura perante os inimigos lembrava muito a de Bruce Lee; sempre de cabeça erguida e sem medo. A Toei usava e abusava da criatividade para compôr monstros e efeitos de combate; desde flashes a pavios de pólvora para simular os ataques elétricos do rider. E são muitos! Stronger deve ter entre 8 a 10 ataques especiais, sem contar o tradicional Rider Kick, ou "Stronger Den Kick", no caso dele. 



Por sua vez, Yuriko, a Tackle, não tem um grande papel durante os 39 episódios; em boa parte deles ou ela está apanhando ou pensando seriamente em apanhar. Ajuda Stronger em alguns, mas poderia ter sido mais proativa e menos dependente dele. A beleza da atriz chamava mais a atenção do que sua personagem. Tackle não foi das mais importantes personagens femininas de um Kamen Rider. Uma pena.


Tobei Tachibana parece ter a sina de cruzar seu caminho com Kamen Riders. Ele conhece Shigeru por acaso e passa a acompanhá-lo sempre que possível. Tachibana é quase como Yuriko; mais atrapalha do que ajuda. Não consegui vê-lo como um personagem de real importância a não ser pelo seu conhecimento dos riders anteriores. O fato é que Stronger passou por vários apuros por sua causa.


Agora, o ponto alto de Stronger são seus vilões principais: Titan e General Shadow. Titan é o primeiro a aparecer e homem mais forte da Black Satan. Muito inteligente e meticuloso, tinha como algo pessoal e questão de honra derrotar o rider. Sempre com um cigarro, seu terno preto e óculos de aviador, Stronger e Titan travam vários duelos durante a série, e sempre bastante tensos e carregados de frases de efeito. Quase duelos de velho oeste.



General Shadow seguia outro caminho: só o importava sua realização pessoal e usar de seus métodos. Titan e ele discutiam com frequência, pois Shadow sabotava seus planos para derrotar Stronger, mesmo que isto prejudicasse Black Satan e provocasse a ira do Grande Líder. Shadow é um vilão inteligente, moderno, supersticioso, bastante eloquente e que baseava suas ações no intelecto e não na impulsividade. Infelizmente, ele acaba sendo anulado na reta final da série, pois vários novos vilões surgem e contestam a eficácia de sua liderança. Gostaria que ele tivesse tomado mais a linha de frente, porque acabou não tendo um grande enfrentamento com Stronger. Shadow tinha o costume de ler sua sorte nas cartas do baralho. Um vilão à frente de sua época, assim como Titan.

Shadow (ao centro) e os generais do Exército Delza.

Outro ponto legal de Stronger é que, nos últimos episódios, os riders anteriores aparecem para ajudá-lo a derrotar o Exército Delza, que aparece após um grande golpe de Shadow, quando ludibriou o Grande Líder e levou Black Satan ao seu final. Delza tem vários generais poderosos e isto obriga Stronger a evoluir para vencê-los. Indubitavelmente a série melhora com a chegada deles. Os planos do Exército Delza são bem mais ousados e complexos, o que torna a vida de Shigeru bastante difícil: ele vê a morte de perto bem mais do que se poderia esperar dele, e não conta com armas a não ser o próprio corpo para combater as ameaças cada vez maiores. 

Os 7 riders reunidos com Tobei Tachibana.

Kamen Rider Stronger é uma série muito simples, com uma vasta presença de crianças nos episódios, mas pouquíssimo infantil, a não ser por alguns planos bobos e monstros de feições horrendas. O final é simples ao extremo (isto não será bom para a maioria das pessoas, mas me agradou. Série simples, final igualmente simples.), mas foi criativo, digamos. Aconselho que assistam a série sem grandes expectativas e curtam a viagem, pois, apesar da simplicidade e seus erros, Stronger é um rider excelente.

4 comentários:

  1. Ótimo texto, parabéns. Sempre fui pé atrás com os Showa Riders, mas me animei um pouco depois do seu artigo.

    Continue o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rodrigo! Então, Stronger é um rider excelente, mas não é comparável com os Heiseis. Se você quiser ver pela experiência, assista sem medo. Apenas não espere uma história mirabolante. Um abraço.

      Excluir
  2. Me interessei, tambem vou assistir.

    ResponderExcluir
  3. Stronger é muito foda, mesmo! Uma das melhores séries.

    (Engraçado que, nas séries anteriores, o Tobei é um personagem bem mais útil. Em Kamen Rider X, por exemplo, ele chega a bater nos soldados rasos de G.O.D. Em Stronger, realmente, ele ficou meio abobalhado.)

    ResponderExcluir