quarta-feira, 22 de abril de 2015

Demolidor - Tia Marvel ensinando como se faz uma Série de Super Herói

Sou um nerd. Um nerd convicto e com orgulho. Sempre gostei de ler quadrinhos, sejam eles quais forem. Marvel, DC, Dark Horse, Image, etc. Desde que a história fosse boa, não me importava (ou me importa) qual seja a editora, mas preciso confessar que sempre fui muito fã dos personagens e histórias da Marvel. Não que as outras editoras não saibam escrever ou possuam personagens ruins, nada disso... porém a Marvel sempre conseguiu trazer histórias pessoais e dramas cotidianos para seus personagens fazendo com que nos identificássemos com eles. Imaginem então a minha alegria quando soube que a Netflix e a Marvel iriam produzir uma série de um personagem que eu gosto muito: o Demolidor??!!

Logo da Série
Em 10 de abril de 2015 estreou a temporada completa contendo 13 episódios na Netflix do Homem sem Medo. Produzida pela Marvel Television em associação com a ABC Studios, DeKnight Prods. e Goddard Textiles, a série tem arrancado elogios dos críticos e arrebatado mais e mais fãs para a produção e o personagem.

Uma parte do elenco reunido
Matt Murdock é um advogado de Nova York que sofreu um acidente quando era criança salvando um idoso de ser atropelado. Neste acidente um líquido desconhecido caiu em seu rosto e o deixou cego, porém ampliou todos seus outros sentidos. Após muito treino, Matt resolve salvar sua cidade, começando pelo seu bairro Hell´s Kitchen (algo como Cozinha do Inferno, imaginem como é calmo por lá...) e assume a identidade de Demolidor. Lutando contra gangues, policiais corruptos e muitas pessoas compradas por propina, Matt deverá impedir a queda de sua cidade e deverá proteger as pessoas que sofrem cada dia mais com violência e opressão.

The Devil of Hell´s Kitchen
Antes de Demolidor, a DC estava tirando onda com seus heróis fazendo bonito na TV. Séries como "Smallville", "Arrow", "Gotham", "Constantine" e "The Flash" ditavam como eram feitas as produções. Até mesmo "Agents of S.H.I.E.L.D." seguia o mesmo rumo das produções da DC (ainda não assisti "Agent Carter"). Mas aí, chegou "Demolidor" e todas essas produções passam à parecer coisas bobinhas, tolas. Não me entendam mal. Elas não são ruins, longe disso. Eu adoro "Smallville", "Constantine" e "The Flash", mas "Demolidor" eleva e muda totalmente as coisas. Posso comparar "Demolidor" na TV como o "O Cavaleiro das Trevas" nos cinemas. Ambos vieram pra modificar totalmente o rumo do que era feito e começar uma nova era nas produções. Todas estas séries que citei seguem o mesmo rumo: muito humor, dramas adolescentes, muitos modelos (masculinos e femininos desfilando nas telas) e um bocado de ação. Em "Demolidor" temos muita, mas muita ação mesmo. Pancadaria sem dó. Investigação e os dramas pessoais dos personagens estão ali, no melhor estilo Marvel de ser. A coisa aqui é séria, sem muito espaço para o humor que é escasso.

Uma conversinha amigável
Preciso destacar logo de cara os dois protagonistas da série. Charlie Cox, o Matt Murdock/Demolidor, e Vincent D'Onofrio, o Wilson Fisk/Rei do Crime, dão um show de interpretação na série. Vamos começar falando de Charlie Cox. Ele passa a impressão mesmo de ser um deficiente visual e muda completamente quando está com a máscara. E o cara é rápido! Putz! Os golpes que ele desfere são rápidos! Vemos a dúvida que o personagem passa. Ter que enfrentar os bandidos, espancá-los e fazer eles abrirem o bico (até mesmo sob tortura) contrasta com o advogado que age dentro da lei e faz tudo corretamente. Seus diálogos na igreja com o padre Lantom (Peter McRobbie) são cheios de filosofia e debates sobre a moral e a ética.

Charlie Cox como Matt Murdock
Vincent D'Onofrio também deu um show. O cara era uma bomba relógio ambulante que passa o tempo inteiro nos dando a impressão que está se segurando para não espancar ou destroçar qualquer um à sua frente. Ele ficou perfeito como Wilson Fisk. D´Onofrio era calmo, tranquilo, muito elegante e acima de suspeita, mas sempre mantendo-se sob controle. Quando entra em ação, seu Rei do Crime é brutal, visceral. As cenas em que Fisk parte para o ataque físico lembram um rinoceronte desembestado tamanha força e potência. A luta final entre Demolidor e Fisk é animal, brutal, sanguinolenta e espantosa. As mulheres da série contribuem para formar o Rei do Crime. Madame Gao (Wai Ching Ho) e Vanessa (Ayelet Zurer) parecem moldar o caráter de Wilson e o fazem abraçar o Rei do Crime de uma vez.

Vincent D´Onofrio como Wilson Fisk
Os diálogos entre Wilson Fisk e Matt Murdock são geniais. Cada um defendendo seu ponto de vista e recheados de ameaças. No início da série Fisk não dá muita atenção para o "mascarado de preto" e o trata apenas como uma coisa pequena, mas conforme o Demolidor vai acabando e destruindo os planos do Rei, este começa à se interessar por ele ao ponto de ir confrontá-lo pessoalmente. A série é muito violenta e nos faz questionar o tempo todo se vale mesmo entrar numa briga contra os poderosos que controlam tudo, desde a polícia, a mídia até os hospitais e serviços comuns. Há momentos que vemos nosso dia a dia ali, os poderosos que fazem de tudo para sempre se manterem no topo da cadeia alimentar.

Matt cuidando dos seus ferimentos de guerra com a linda Claire (Rosario Dawson)
A série é totalmente inspirada na graphic novel de Frank Miller, "Demolidor - O Homem sem Medo", ao qual já falei aqui antes mesmo no blog (http://aconfr4ria.blogspot.com.br/2015/01/demolidor-o-homem-sem-medo-mini-serie.html). Aqui vemos as primeiras atividades de Matt como Demolidor, ainda usando seu uniforme improvisado todo preto. Assim como na graphic, apenas no final da série é que iremos ver o Demolidor usando seu uniforme vermelho tradicional. Por falar nisso, o uniforme da série ficou lindo, muito bem feito. O universo cinematográfico da Marvel é citado indiretamente na série vez ou outra, mas muito mais sutilmente do que em "Agents of S.H.I.EL.D.".

O uniforme da graphic novel e da série
Ainda temos bons personagens como Foggy Nelson (Elden Henson), a lindíssima Karen Page (Deborah Ann Woll), o sinistro e calmo James Wesley (Toby Leonard Moore), o cricri Leland Owlsley (Bob Gunton) e o veterano Ben Urich (Vondie Curtis-Hall) completando e complementando toda a história. Aqui, todos os personagens tem seu peso e contribuição na história. Não estão ali só pra constar ou fazer a alegria do fã nerd por apenas aparecer o nome deles na produção.

Foggy Nelson e Karen Page
Agora que terminou a temporada, os planos da Marvel e da Netflix são grandes. Já está sendo filmada a série de Jessica Jones, logo depois teremos a série do Luke Cage, depois Punho de Ferro e pra fechar com chave de ouro uma série dos Defensores, onde irão reunir Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. Ah! A segunda temporada do Demolidor já foi confirmada para 2016.

O uniforme tradicional do Demolidor
Meus caros, se vocês ainda não viram Demolidor vão agora mesmo no site da Netflix e assistam a série. Duvido que não irão gostar e ficar, assim como eu, mais ansiosos ainda pras próximas séries que virão da Marvel e contar os dias para a segunda temporada do Homem sem Medo.


Um grande abraço!

2 comentários:

  1. Ótimo post!
    O seriado foi uma surpresa pra mim que sou fã de carteirinha do advogado do Diabo (hehehehehehehe). Demolidor mudou meu conceito de antiherói na Marvel e é o único que tiro o chapéu para elogiar.
    E CARACA QUE EU NÃO SABIA QUE ERA BASEADO NA DO FRANK MILLER!!
    Ferrou geral, vai ter bem mais "realidade" nesse trem do que qualquer outra coisa.

    Confesso que estava com medo deles já introduzirem de cara a Elektra ou a Mary Typhoid - aí ia estragar tipo 20 anos de desenvolvimento de personagem e muito muita trama - mas foram felizes por focarem no andar da investigação sobre o Rei do Crime.

    E Foggy e Karen <3 secundários que fazem todo o enredo girar aos poucos.
    A Claire achei meio deslocada por ali nos primeiros episódios, mas estou vendo que ela será uma parte muito bacana para o destemido diabo da Hell's Kitchen (E todo Quixote precisa de um Sancho Pança né?).

    Tou esperando a Vanessa dar o bote e olha, eu tenho medo dessa baixinha Madame Gao: MUITO MEDO O________O

    Desculpa comentário grande gente, mas é que quando é Demolidor, eu me empolgo ^______^
    Compartilhando o post em tudo onde eu puder e longa vida e próspera!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, obrigado! Os comentários de vocês é que nos dão mais ânimo pra continuar escrevendo! E não tem nada demais em postar um comentário mais extenso, ainda mais quando é sobre algo que gostamos muito!

    ResponderExcluir