terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Superior Homem-Aranha

 

Imagino que muitos dos que lerão este artigo já tenham ao menos ouvido falar do Superior Homem-aranha e até tendo lido as hqs ou algum artigo falando sobre a série. Pois bem, imagino que muitos dos que possam ler este artigo odiaram prontamente a ideia de um vilão como o Dr. Octopus assumir o papel de um dos heróis mais queridos da Marvel e até, sem falsa modéstia, o mais querido do público leitor e até dos que pouco sabem sobre ele.

Confesso que, quando tomei conhecimento da hq, estranhei. Me pareceu inconcebível um vilão assumir o corpo/vida de um herói e tentar desempenhar seu papel. Como poderia alguém com uma visão turva da humanidade ser um de seus defensores? Parece, pra dizer o mínimo, uma tarefa hercúlea.  Contudo, ao ir pesquisando sobre a história contida nas hqs me pareceu muito interessante, e resolvi me aprofundar nela. O plot é bem simples: Dr Octopus, em vias de morrer, usa uma de suas invenções para trocar sua mente com a de Peter Parker, na esperança de duas coisas; enganar a morte e eliminar seu maior inimigo, ainda ganhando tudo o que ele deixaria como um gigantesco bônus.

Para não adentrar muito a trama, vou apenas ressaltar uma coisa: ao se tornar Peter Parker, Otto Octavius ganhou muito mais do que poderia pedir. Peter Parker vem com "muitas extensões", digamos. Agora, aos sentimentos que a leitura me proporcionou: O Superior Homem-Aranha é uma hq louca, desvairada, praticamente tanto quanto a mente do homem que planejava enganar a morte, mas no bom sentido da palavra, se isto for possível. Dr. Octopus faz uma completa desconstrução de quem é Peter Parker, tornando-o um sujeito difícil de se conviver: ele é duro, arrogante, sarcástico e megalomaníaco, com uma visão autoritária de como proteger a cidade. 


O texto é dinâmico, com diálogos interessantes e diretos, sem papas. Uma das coisas que mais gostei foi ver a batalha interna de Peter com Otto sobre como ele deveria agir, já que muitas ações que Peter consideraria fundamentais, como salvar uma pessoa em um beco de um assalto, Octopus considera triviais demais para ele "perder seu precioso tempo". Durante o andamento da série, Peter tenta ensiná-lo como agir, o valor da vida das pessoas (incluindo os vilões), o quão pesado é o fardo carregado pelo Aranha, e etc. Ele até entende, e realmente assume o papel de limpar a cidade do crime, mas de maneiras inconcebíveis para o Homem-Aranha.

Em alguns momentos, o próprio Peter reconhece que Otto teve boas ideias, como utilizar a polícia como aliada ou inventar gadgets para monitorar o crime e facilitar sua ida aos locais, mas ele nunca esconde que pretende recuperar seu corpo, custe o que custar. Não costumo colocar spoilers nos meus artigos, mas foi impossível não me utilizar de alguns. Também tenho que ressaltar que o Superior Homem-Aranha é bastante violento: ele não poupa adversários de boas surras, levando vários para o hospital. Otto Octavius tem um toque de humor ácido que me agrada bastante, e o próprio Parker está bem presente neste quesito. Não faltam piadinhas sobre o comportamento antiquado de Otto Octavius com os amigos e parentes de Peter, e até sua falta de tato com a Mary Jane.

Para quem possa estar achando a ideia da hq ruim, vale um "aviso": em todos os momentos da hq, uns mais sutis, outros menos, é evidenciado o valor de Peter Parker como sendo o Homem-Aranha e o quão especial sua existência é. O próprio Otto Octavius reconhece. Em suma, O Superior Homem-Aranha, ao desconstruir o Cabeça-de-teia, faz muito mais uma homenagem ao personagem do que ofusca ou ofende sua história, traz uma boa trama, belos traços, diálogos afiados e uma leitura que certamente prenderá quem lê por boas horas.

Boa leitura!

2 comentários:

  1. Meu problema com a série é que, se fosse pra usar um aranha mais agressivo, não precisava fazer essa baderna de troca de mentes que depois destroca. Era só "promover" o Kane, clone do Peter e atual Aranha Escarlate para o cargo de Homem Aranha e pronto. Mas o lado bom é que o Miguel/ Homem Aranha 2099 apareceu, e como ele é o meu aranha favorito, achei do caralho. Agora é esperar a Panini publicar Universo Aranha por aqui para vermos, além dos citados, outros aranhas do multiverso, inclusive o Emissário do Inferno "Supaidaman"

    ResponderExcluir