quinta-feira, 13 de novembro de 2014

He-Man e os Mestres do Universo - Depois reclamam do Disfarce do Superman....

Queridos amigos!

Quem na década de 80 não ficou fascinado com as aventuras de He-Man e seus amigos de Etérnia combatendo as forças do Esqueleto e seus aliados malignos?? Quem não comprou vários bonecos da coleção e sonhou ter o Castelo de Grayskull???

Lado dos Heróis e lado dos Vilões
"He-Man e os Mestres do Universo" foi um desenho de muito sucesso lançado em 1983 pela Filmation Studios à pedido da Mattel para alavancar as vendas dos bonecos desse desenho. Roger Sweet e Donald F. Glut são ditos como criadores dos personagens, mas não se sabe ao certo qual deles foi o verdadeiro responsável pela criação do guerreiro e seus amigos.

Na história do desenho o Reino de Etérnia é um local pacífico. Mesmo com um estilo medieval, o reino possui tecnologia avançada. Esqueleto é um feiticeiro que planeja tornar-se o Mestre do Universo e quer roubar os segredos do Castelo de Grayskull que é protegido pela Feiticeira. Ela então nomeia Adam, filho do Rei Randor, como protetor dos segredos e do Castelo de Grayskull. Levantando a Espada do Poder que a Feiticeira lhe deu e gritando: "Pelos poderes de Grayskull, eu tenho a força", Adam transforma-se no ser mais poderoso do universo: He-Man!

He-Man e o Gato Guerreiro
Apenas cinco pessoas conhecem o segredo de Adam: a Feiticeira, Zodac (um sábio imortal), Mentor (cientista do reino e guerreiro), Gorpo (bobo da corte e mago) e Pacato (o covarde tigre de Adam que transforma-se no valente Gato Guerreiro juntamente com seu mestre). Temos muitos personagens ótimos e marcantes no desenho, tanto do lado do bem quanto do lado dos vilões, e preciso destacar aqui os meus favoritos: Aríete, Stratos e Multi-Faces do lado dos mocinhos; Maligna, Mandíbula, Homem-Fera, Aquático e Triclope do lado dos vilões.

O desenho fez tanto sucesso que teve 130 episódios, algumas continuações ("As Novas Aventuras de He-Man" e o excelente "He-Man e os Mestre do Universo" de 2002) e um spin-off com a irmã gêmea de He-Man, "She-Ra - A Princesa do Poder". A Princesa Adora foi sequestrada por Hordak, antigo Mestre de Esqueleto, quando bebê e levada para um "mundo paralelo" chamado Ethéria onde é criada como um membro da Horda, uma força que comanda com punho de ferro este mundo. A memória de todos é apagada desses acontecimentos e apenas a Feiticeira sabia disso. Um dia Adam vai parar em Ethéria e acaba conhecendo Adora, ele fica sabendo de toda a verdade pela Feiticeira e consegue abrir os olhos da irmã e entrega-lhe a outra Espada do Poder que estava sendo guardada no Castelo de Grayskull, e assim Adora transforma-se em She-Ra ao erguer sua espada e gritar "Pela Honra de Grayskull... eu sou She-Ra"!!! She-Ra é extremamente forte, como seu irmão, mas ela ainda consegue se comunicar telepaticamente com animais. Ela une-se então à Rebelião e passa a enfrentar os planos da Horda e de Hordak. De vez em quando He-Man e She-Ra se encontravam em alguns episódios especiais.

She-Ra e o pessoal de Ethéria
Voltando à falar sobre He-Man, eu tive quase a coleção completa dos bonecos e tive o tão cobiçado Castelo de Grayskull, mas infelizmente acabei perdendo tudo. Depois de mais velho consegui comprar um He-Man e um Esqueleto pra mim da versão de 2002, que são muito bem feitos, mas ainda pretendo recuperar alguns itens da coleção clássica lançada em 1981 pela Mattel.

He-Man tinha grande senso de justiça e não temia nada. Acho engraçado quando as pessoas reclamam do disfarce de Clark Kent usando um óculos, mudando o penteado e usando roupas diferentes para disfarçar sua identidade como Superman, quando Adam é a mesma coisa como He-Man e como Adam! Ele apenas fica com menos roupa, fica mais moreno e sua voz fica mais grossa, mas o restante... é o Adam!!!! Rss.

Disfarce perfeito!!!!
O desenho ainda teve um filme em 1987 com Dolph Lundgren no papel de He-Man, mas a história do filme não tinha nada haver com a do desenho e a caracterização dos personagens também foi muito mal feita. Resumindo: é um filme pra se esquecer! Uma nova versão vem sido prometida há anos por Hollywood, mas por enquanto só podemos sonhar e torcer com um filme digno desse herói inesquecível. Tivemos também várias revistas em quadrinhos com He-Man, com direito à um crossover entre Superman e He-Man! Ah! E quem aqui não passou várias festinhas de aniversário ouvindo o Trem da Alegria cantando a música "He-Man", onde a letra chiclete diz: "Eu tenho a força, sou invencível, vamos amigos, unidos venceremos a semente do mal, LALALALALALA, HE-MAN!!!!"

O desenho ainda tinha as lições de moral ao fim de cada episódio com He-Man, Mentor ou Gorpo ensinando a histórinha do episódio, assim como em She-Ra acontecia o mesmo também sendo feito pelo Geninho (ser mágico do desenho). 

He-Man e She-Ra
Este desenho é um grande clássico e quem não conhece ainda pode correr atrás pra assistir porque é muito bom mesmo! 

Um grande abraço!


5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, cara. Muito elucidativo. Sabe que eu gosto do filme? Isaac Bardavid dublando esqueleto é genial!

    ResponderExcluir
  2. Só faltou falar que que o Eskeleto é tio do He-Man =D Mas o texto é otimo =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, João! Obrigado! Eu poderia dizer que não queria dar spoilers, mas a verdade é que eu não sabia isso!!! A versão de 2002 era bem mais completa, com mais ação e histórias melhores. Foi ali que revelaram isso??? Eu não vi tudo dessa versão!!!

      Excluir
  3. O disfarce do Superman não são os óculos rs... aquilo é só um fator dentre outros vários que compõem o disfarce. Existem diversos motivos pro disfarce funcionar que os filmes não mostram, mas que ainda assim existem. Veja aqui nesse artigo quais são: http://maxiverso.com.br/blog/2016/03/08/explicacoes-sobre-disfarce-superman/

    ResponderExcluir