quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Jayce and the Wheeled Warriors

Gillian, Jayce e Saw Boss.

Jayce é um dos meus desenhos favoritos. Embora seja difícil achar algum conteúdo dele em bom estado, tenho todos os 65 episódios, mas a qualidade está péssima, é um desenho que vale a pena conferir. Como não me lembro de todos os detalhes da trama, usarei trechos extraídos da Wikipédia para complementar o artigo. 

Jayce and the Wheeled Warriors estreou no dia 16 de setembro de 1985, na França. Originalmente distribuído pela SFM Entertainment, foi criado pela empresa DIC Entertainment. Apesar da origem francesa, Jayce foi animado pelos estúdios japoneses Sunrise, Shaft, Studio Giants, Studio Look e Swan Production. Contando com 65 episódios de meia hora cada, Jayce começa com a história de um botânico chamado Audric, pai do protagonista Jayce, que cria uma planta capaz de resistir às intempéries dos vários ecossistemas espalhados pelo universo. O SBT transmitiu o desenho ainda nos anos 80, com o nome de "Jayce e Os Guerreiros do Espaço".


Saw Boss, Jayce e Auric.


A intenção de Audric era nobre, pois queria acabar com a fome dos planetas, usando a biotecnologia para isto. Porém, seus experimentos deram frutos distintos: Flora, uma garota-planta com poderes telepáticos e Saw Boss, que deu origem aos Monster Minds, criaturas dotadas de capacidades biomecânicas, transformando-se em veículos de variadas funções. Elas atacam e tomam o laboratório de Audric, tornando-o sua base, e começam a dominar os planetas, lançando ataques e tomando a flora local. Antes de partir, Auric criou uma raiz capaz de destruir Saw Boss e o restante dos Monster Minds. Partiu-a em duas, deixando uma parte para Jayce e levando outra consigo, por motivos de segurança.


A Liga Relâmpago: Gillian, Flora, Jayce, Oon e Herc.


Jayce acaba recrutando o que seria conhecido como "Liga Relâmpago".

A trama centra-se em Jayce procurando por seu pai, com a ajuda de Flora, Herc Stormsailor (um mercenário que se une à Liga Relâmpago em troca de ouro), Oon e Gillian (um mago e desenvolvedor dos veículos utilizados pela Liga), e eles partem pelo universo procurando por respostas sobre Auric e como derrotar Saw Boss e os Monster Minds.


Monster Minds em sua forma de veículos.


Escrita principalmente por Jean Chalopin e Haskell Barkin, também contou com escritores como Larry DiTillio, Barbara Hambly e J. Michael Straczynski, que escreveu cerca de um quarto dos episódios. Jayce tem dois nomes muito conhecidos da atualidade: Haim Saban e Shuki Levy eram os responsáveis por toda a parte sonora da série. 

Apesar de ter 65 episódios, a baixa venda de brinquedos da série, que foi criada para sustentar a linha de brinquedos da Mattel da época, chamada Wheeled Warriors, fez com que a série fosse cancelada sem ter um encerramento para a história. Um roteiro de filme com um possível encerramento chegou a ser escrito, mas nunca foi filmado. Uma hq não-oficial chegou a ser lançada e um DVD com os 33 primeiros episódios da série, em 2008, pela Shout! Factory, mas as poucas vendas do Volume 1 acabaram por cancelar o projeto. Uma pena, pois Jayce and the Wheeled Warriors é um ótimo desenho e uma de minhas memórias mais queridas de infância.