quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Final Fight: jamais mexa com a filha do prefeito!

A porrada rolava solta, em Final Fight.

Particularmente, sempre fui fã do gênero beat 'em up: aquele tipo de jogo em que você apenas precisa descer o braço na galera, sem maiores preocupações com fases complicadas ou puzzles. Na época do SNES, era o tipo de jogo que mais gostava de alugar (sim, sou deste tempo) ou pegar emprestado de amigos. Final Fight é, sem dúvida, meu jogo favorito do gênero.

Originalmente criado como um arcade pela Capcom, em 1989, Final Fight é um clássico a nunca mais ser esquecido. Tanto que gerou duas sequências, Final Fight 2 e 3, ambos para SNES, e Mighty Final Fight (1993), Final Fight Revenge (1999) e Final Fight: Streetwise (2006). A versão arcade era difícil, um verdadeiro come-fichas. Inimigos como Andore e Andore Jr. eram muito fortes e davam trabalho para derrotar.

Inimigos básicos do jogo.

Lista completa de inimigos: Bred, Dug, Jake e Simmons; J e Two P; Axl e Slash; Holywood e El Gado; Roxy e Poison; Família Andore (Andore Jr., Andore, Andore Father, Andore Grand-Father e Andore Uncle).

Poison, Roxy e suas versões americanas.

Poison e Roxy, que se tornaram ícones do jogo, foram modificadas na versão americana, pois a Capcom temia levar processos por agressão às mulheres. Ironicamente, ambas as personagens são transexuais na versão original, e foram substituídas por Sid e Billy, na versão americana. 

O enredo: 

Final Fight é rodado na metrópole fictícia americana de Metro City, onde um ex-lutador profissional chamado Mike Haggar é eleito prefeito, prometendo lidar com os problemas criminais da cidade em sua campanha. A gangue Mad Gear, a organização criminosa dominante na cidade, sequestra a filha de Haggar dizendo que se ele não entregar o seu cargo, a sua filha, Jessica, irá sofrer as consequencias. Contando com a ajuda de Cody, namorado de Jessica e um mestre em artes marciais, bem como um amigo de Cody, Guy um mestre em Ninjutsu que também é amigo de Jessica, Haggar opta então a lutar pela sua filha em vez de entregar o seu cargo.
Final Fight, junto com o primeiro Street Fighter, são os dois principais jogos da formação do enredo da série Street Fighter, aonde muitos personagens são usados em jogos atuais e citados na história de alguns deles, direta ou indiretamente.

Os protagonistas são Mike Haggar, Cody e Guy. Cada um tem seu estilo e características únicas: Haggar é lento, forte e especialista em agarrões. Cody é um pouco mais veloz e bom no combate corpo-a-corpo. Guy é rápido, mais fraco e bom em sequências. As personagens fizeram tanto sucesso que Cody e Guy foram adicionados aos Street Fighter, anos mais tarde. Vilões como Sodom e Rolento também fazem parte da franquia.

Das 3 versões que joguei, prefiro as do SNES, pois eram dotadas de melhorias na jogabilidade, embora fossem um pouco mais fáceis de jogar e com cheats, e adicionaram novos golpes, personagens e especiais. Os jogos são simples de encontrar, tanto a versão arcade quanto a de SNES. Diversão garantida, sem dúvidas. 

Um comentário:

  1. Mandou bem como sempre, Marcos! Não lembro de ter jogado FF na época do vício, mas como tenho em meu Dingoo, darei uma conferida! Parabéns!

    ResponderExcluir