sexta-feira, 30 de abril de 2021

Sessão Retro: Games: Super Mario World

Quadro novo no blog!

Se você fez parte dos anos 90, assim como este que vos escreve, sua infância foi muito feliz. Primeiramente, vamos explicar a importância desse quadro novo: Sessão Retrô! Um quadro para relembrar jogos, filmes e músicas que marcaram nossa geração e foram de grande importância para a Cultura Pop. Quero estrear esse quadro com uma espécie de "Sessão Retrô: Games", e o primeiro clássico que abordarei, é SUPER MARIO WORLD!

Super Mario World

Vamos lembrar um pouco  a importância da Nitendo para o contexto. Primeiro que ela surgiu no Japão em 1991 e somente em 1992 chegou aos EUA. A empresa lançou o sucessor do Nitendo, com uma versão mais melhorada com gráficos e recursos de som aprimorados, dando um boom para o mercado e ajudando-o a mantê-lo aquecido. O console de 16 bits fez sucesso entre os fãs. Com mais de 1.757 jogos lançados e desses, 721, foram lançados na América do Norte. A empresa aliou-se a diversos parceiros para firmar o seu produto no mercado, tanto que a fita do game do Super Mario World, já era vendida junto com o console, o que facilitava ainda mais para conhecer o universo dos encanadores e sua missão.

O maravilhoso Super Nintendo

O primeiro game desenvolvido do Mario foi criado por Shigeru Miyamoto. O clássico jogo do encanadores levou cerca de três anos para ficar pronto, mas também quando foi lançado foi um sucesso de vendas e de críticas. Era raro encontrar crianças que não jogavam Mario. Ele se tornou o queridinho dos fãs, não só pela jogabilidade, mas também por sua estética, e o próprio enredo da história, que permitia ao usuário destravar vários outros mundos, além de conhecer outras narrativas.

              Shiegeru  Miyamoto- Produtor de Jogos

A história do jogo era a seguinte: após a invasão de Bowser Koppa em Dinossaur Land, o vilão sequestra a famosa Princesa Peach Cogumelo. Desde então, Mario e seu irmão Luigi, precisam se unir para destruir o vilão, e desta maneira resgatar a donzela em apuros e salvar Dinossaur Land.

Uma arte de Mario e seus personagens
JOGABILIDADE:

O jogo se destacava por sua famosa jogabilidade. Era possível dar vários Power-ups. Mario, por exemplo, podia usar penas, flores, cogumelos, estrelinhas e ficar invencível, além de poder usar Yoshi como o seu aliado, para assim comer e regurgitar a comida de formas diferentes, e assim, enfrentar seus adversários. No mundo da "Estrela", por exemplo, encontramos vários Yoshis com várias capacidades diferentes. O azul voava, o vermelho cuspia fogo tudo que ele comia e o amarelo conseguia tremer o chão com tudo que comia. Isso de alguma forma facilitava na hora de passar de fase.

Mapa dos mundos de Super Mario World

Um dos grandes trunfos do jogo, foi a capacidade de descobrir segredos. Existiam algumas formas para passar de determinadas fases, como no Castelo Assombrado. Se ele ultrapassar o suporte com a haste, acaba levando a um caminho para uma nova fase. Já se ele passasse pela "chavinha", abria algumas fases secretas e outras formas de explorar o mundo, dando assim novas alternativas. Vale ressaltar que em cada mundo existia um filho do Bowser Koppa para você vencer até chegar ao vilão principal.

Mario e Yoshi juntos

Praticamente era esse o objetivo do jogo: explorar os 9 mundos e desbravar as 96 saídas existentes, além de encontrar atalhos que facilitassem na busca pela Princesa Peach Cogumelo. Tenho que dizer que eu acho Mario e Luigi ótimos! Agora, vamos falar um pouco sobre os 9 mundos? Bora relembrar esses mundos e seus chefões?!

- Yoshi Island: A pequena ilha onde vivem os Yoshis. Seu chefe é o Iggy Koopa.

Yoshi Island

O chefão da fase: Iggy Koopa

- Donut Plains: Aqui era um planalto que possuía uma forma de rosquinha e o seu chefe é Morton Koopa Jr.!

Donut Plains

Chefão da fase: Morton Koopa Jr.

- Vanila Dome: Aqui o mundinho se resumia em uma caverna com o teto arredondado, e o seu chefe era Lemmy Koppa.

Vanilla Dome

Chefão da fase: Lemmy Koopa

- Área das Pontes Gêmeas: Um mini território encontrado logo após a Vanilla Dome, em que  a base são Ponte do Queijo e a Ponte da Manteiga. Logo após a Ponte do Queijo, existia a Montanha do Biscoito que se encontrava o chefe, Ludwing von Koppa!

Ponte de Queijo

Chefão da fase: Ludwing von Koppa

- Forest of Ilusion: Uma gigantesca floresta que engana, cheio de ilusões, era preciso ficar esperto em cad fase desse nível. Seu chefe era Roy Koopa

Forest of Illusion

Chefão da fase: Roy Koppa

- Chocolate Island: Uma linha montanhosa e de terreno marrom, lembrando um chocolate. Ali perto ainda era possível ver um navio naufragado. Uma curiosidade desse mundo é que possuía a ilha das 99 Vidas, que era a chance de você aumentar sua chance de aumentar o número de vidas no jogo. Uma fase muito divertida de se jogar. O chefe da ilha é Wendy O. Koopa.

Chocolate Island

Chefão da fase: Wendy O. Koppa

- Valley of Bowser: O mundo final situado dentro de uma enorme gruta, que tem o formato da cabeça do vilão principal, mas nesse mundo encontramos Larry Koppa, e depois, o próprio chefão final da parada, Bowser Koppa!

Valley of Bowser

Chefão da fase: Larry Koppa

Chefão final do jogo: Bowser Koppa

- Star Road: Um mundo localizado dentro de um novo plano. Além de encontrar os Yoshis de vários planos, nós ainda podemos vencer uma série de fases localizadas na estrelinha do meio e acessar o Special World. Se você vencer todas as fases do Special World, todos os ambientes do jogo serão alterados e você é levado para um novo nível de dificuldade!

Star Road

Special World

Novo mundo destravado

TRILHA SONORA

Um fator que, sem dúvida se destaca, é a trilha sonora icônica de Mario. Ao escrever, já me vem à mente todos os sons e trilhas que esse jogo carrega e ativa toda a minha nostalgia. Vamos dar uma passadinha por elas e descrever a sensação ao qual elas me causam.
                                                                   

A icônica trilha de abertura já mostrava qual era o objetivo do jogo: desbravar  mundo, vencer fases, enfrentar tartarugas, cavalgar com Yoshi, etc. Uma trilha bem para cima, capaz de deixar o jogador na hype para o que iria jogar!


Já na segunda trilha, era possível sentir o explorar do mapa em sua jornada e a questão da escolha de fases. Ela respeita a primeira trilha e ainda complementa com uma dose de tranquilidade.


Quando a fase era na água, e o nosso protagonista tinha que nadar. Era quase uma valsa onde os movimentos aconteciam com delicadeza. Era como se Mario e Luigi dançassem imersos.


Quando a fase era de terror, o instrumental sabia deixar o jogador de cabelo em pé e de roer as unhas. Os acordes eram muito bem colocados e passavam uma certa tensão. Além de elementos como os fantasminhas que apareciam e queriam nos pegar.

CONCLUSÃO:

Encerro esse texto com imensa saudade de jogar esse clássico de respeito, e se você assim, como eu, também bater a nostalgia, e quer relembrar jogando, ainda é possível jogar o clássico do Super Nitendo. Nos consoles New Nintendo 3DS, Wii U e Nintendo Switch possuem suas versões de jogos do Mario. Para quem é mais das antigas e ainda tem em casa o Playstation 2 também podem matar a saudade, pois é possível achar o jogo do encanador em formato de emulador de SNES. Pela internet é bem tranquilo achar emuladores que simulam o console pelo PC .Agora quem quiser resgatar o Super-Nintendo mesmo, ainda é possível achar uma versão mais moderna do famoso console que possui uma entrada HDMI e mais de 200 jogosinstalados na sua memória. Em média o valor gira em torno de R$ 300,00. 

E aí? Se você gostou dessa Sessão Retrô, comente aí como foi relembrar de um game tão famoso no mundo do Super-Nintendo!

3 comentários: