sábado, 6 de março de 2021

Séries: WandaVision (2021)

Poster da minissérie

Quando a Disney anunciou sua invasão ao mundo das telinhas através da Marvel, uma de suas séries me despertou uma curiosidade extrema. Dentre as séries anunciadas naquela época, WandaVision foi uma grande surpresa, afinal a série abordaria a vida de Wanda e de Visão após os eventos ocorridos em Vingadores: Ultimato (2019), especialmente para quem viu ao filme. Pois bem, todos sabíamos que a série seria uma grande homenagem as sitcons americanas de comédia dos anos 50 e 60. Minha expectativa era zero para a série. E isso foi ótimo, pois WandaVision foi uma agradabilíssima surpresa! Desenvolvida por Jac Schaeffer, a série (ou minissérie) foi a primeira produção da Marvel na Disney+ e estreou mundialmente no dia 15 de janeiro de 2021. A minissérie conteve 9 episódios com duração média de 22 minutos cada um.

A foto mais famosa da minissérie

Bom, como já escrito no parágrafo inicial desta matéria, a minissérie acompanha Wanda (novamente vivida por Elisabeth Olsen)  e Visão (também vivido novamente por Paul Bettany) tentando levar uma vida normal num subúrbio comum de uma cidade qualquer, chamada Westville, após os eventos ocorridos em Vingadores: Ultimato (2019). Todos na pacata cidade levam uma vida tranquila e feliz. Feliz até demais para ser verdade. A cada novo episódio o suspense aumenta em torno da realidade, de quem é a ameaça por trás da "felicidade" do povo e os mistérios que são apresentados a todo momento. Começando, pelo próprio Visão. Como ele pode estar nessa realidade? Algumas perguntas ficaram sem respostas, mas não tenho dúvidas que a Marvel as responderá no momento correto, como sempre o faz.

Wanda e Visão com visual dos anos 70

No começo, mais precisamente, nos dois primeiros episódios, há referências e homenagens a sitcons americanas de comédia dos anos 50 e 60, tais como I Love Lucy, A Feiticeira, The Dick Van Dyke Show, entre outros. Mas, a partir do terceiro episódio, a trama de comédia dá lugar a um intrigante mistério que só vai aumentando a cada segundo que passa. Muitas perguntas são apresentadas e poucas são respondidas nos primeiros episódios, o que nos deixa mais grudados na trama. A ideia de lançar um episódio por semana, apresentando de cara os 2 primeiros episódios apenas, fez a ansiedade crescer entre os fãs e milhares de teorias pipocarem internet afora, mantendo o interesse e a curiosidade pela série na estratosfera!

Dra. Darcy, Monica no meio e Jimmy Woo na ponta

Elisabeth Olsen e Paul Bettany estão maravilhosos em seus papéis. Wanda tentando manter a lucidez e as coisas em ordem, mas vendo tudo em sua volta desmoronar. Visão tentando entender tudo que lhe cerca e quem ele realmente é também. Temos aqui o retorno de dois personagens coadjuvantes do universo Marvel dos cinemas: Dra. Darcy Lewis (Kat Dennings) da franquia Thor, que volta para fazer a parte da equipe científica de investigação da S.W.O.R.D., um braço da S.H.I.E.L.D., e Jimmy Woo (Randall Park), o agente da FBI que estava atrás de Scott Lang (Paul Rudd) em Homem-Formiga e a Vespa (2019). Tivemos belíssimas adições a esse time com a entrada de Teyonah Parris como Monica Rambeau, uma agente da S.W.OR.D., que possui um passado com a Capitã Marvel (Brie Larson), Jett Klyne como Tommy MaximoffJulian Hilliard como Billy Maximoff, os filhos gêmeos de Wanda e Visão, Evan Peters aparecendo como um personagem um tanto quanto curioso para a trama, e finalmente, mas não menos importante, Kathryn Hahn como Agatha Harkness, vizinha intrometida da vizinhança. Hahn então foi a maior e mais grata surpresa desse elenco! A personagem já cativou o coração dos fãs e sua música na reta final entranhou em nossos cérebros para sempre!

A excelente e figuraça, Agatha

Como escrevi anteriormente, WandaVision foi uma grata surpresa que parece ter agradado a todos os fãs e críticos da Marvel. Pegando carona em sagas famosas dos quadrinhos, que envolviam a Feiticeira Escarlate e o Visão, vimos referências à Disnatia M, Feiticeira Escarlate: Dia das Bruxas, A Busca pelo Visão!,  A Cruzada das Crianças, Visão, entre outras! Tinha horas que a série parecia passar para a tela todas as ideias de John Byrne! Obvio, que nem tudo são flores. Mais uma vez a Marvel faz uma pegadinha no melhor estilo Homem de Ferro 3 (2013), coisa que eu jurava que A Casa das Ideias não teria coragem em repetir. Parece que um raio pode sim cair duas vezes no mesmo lugar... A promessa de uma aparição de um ator renomado do universo Marvel no último episódio também ficou na promessa. Mas, apesar de ter tido um final mais ou menos pra mim, no todo, a série foi excelente!

Família que enfrenta ameaça unida, permanece unida!

A pouca ação ficou toda para o último capítulo. Os efeitos especiais foram impecáveis em cada episódio (e não foram poucos), o suspense e mistério de altíssimo nível. As atuações do elenco foram ótimas e como não poderia deixar de ter na Marvel, o humor está lá presente, mais nos primeiros episódios, do que nos demais. WandaVision se resume a lidar com o luto, aprender a lidar com a dor e com as perdas. O herói também sente dor e chora, e a série é perfeita para mostrar essa parte humana e frágil de um super herói. Aparentemente a Marvel e a Disney usarão suas minisséries como pontes para ligarem seus filmes e explorarem melhor determinados personagens que talvez não pudessem ter sido tão bem explorados nos cinemas. O próximo da lista é Falcão e o Soldado Invernal, que estreará na Disney+ em 19 de março de 2021. Já estou mais do que ansioso e se mantiver o mesmo nível que WandaVision, o universo Marvel só tem a ganhar e a crescer mais e mais! Que venham os heróis!


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário