segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Clássicos Disney: Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Pôster oficial da época do lançamento

Olá, Criaturas Nerds! Belezinha?

Após muito tempo enrolando e planejando, finalmente estreio aqui uma coluna nova no blog, que há tempos desejava fazer! Hoje então, está oficialmente criado a coluna "Clássicos Disney", aonde eu irei falar sobre estes grandes e inesquecíveis clássicos da Disney, todos em ordem cronológica, já que eu sou o maníaco da ordem cronológica (kkkkkkk)! Bom, nada melhor para começar esta nova coluna do que começar pelo começo, pelo primeiro grande clássico Disney! Sim, amiguinhos! Estou, obviamente, me referindo à Branca de Neve e os Sete Anões, primeiro longa metragem animado dos Estúdios Walt Disney, o primeiro longa metragem animado produzido nos Estados Unidos e foi o primeiro longa metragem animado a cores do mundo, além de ser considerado o primeiro Clássico Disney, logo, o que veio a inspirar o nome desta nova coluna! Já dá pra sentir por aí o peso e a importância deste filme para a história do cinema e da animação mundial.

Branca de Neve e os Sete Anões

Um filme desta importância merece toda informação disponível. Walt Disney anunciou ao The New York Times a produção do seu primeiro filme animado em longa metragem em junho de 1934. Os Estúdios Disney já tinham experiência com curtas animados do Mickey Mouse e da série Silly Symphonies, mas isso não foi suficiente para conseguir apoio do seu próprio irmão e sócio, Roy Disney. A imprensa se referia ao filme como "a loucura de Disney". Acreditando em seu sonho e no material que tinha em mãos, Walt Disney hipotecou sua casa para poder assim financiar o filme. O orçamento ficou em torno de U$ 1.488,423,00, valor exorbitante em comparação com os curtas da época, que ficavam em torno de U$ 25.000 cada um. Bom, o filme rendeu, na sua época de lançamento original, U$ 7.846.000,00; e após seus relançamentos constantes, em torno de U$ 418.200.000,00!!! Isso que eu chamo de ser um visionário!

Walt Disney na época do lançamento do filme apresentando os 7 anões

A história do filme é conhecida por todos, pois é baseado no conto de fadas dos Irmãos Grimm: Branca de Neve (dublada por Adriana Caselotti no original) era um jovem que vivia com sua madrasta, a Rainha (dublada por Lucille La Verne no original), que a fazia de serviçal para todos os tipos de trabalho no castelo. Mesmo com uma vida sofrida, Branca de Neve levava a vida com alegria e disposição. Logo no começo do filme, Branca de Neve conhece o Príncipe Encantado, ou Príncipe Florian (dublado por Harry Stockwell no original), e eles logo se encantam um com o outro. O maior objetivo da Rainha era ser a mulher mais bela de todo o Reino, e quando o seu Espelho Mágico (dublado no original por Moroni Olsen) diz que esta mulher é Branca de Neve, ela ordena que o Caçador (dublado no original por Stuart Buchanan) a leve para a floresta e a mate. Com pena da jovem, o Caçador a liberta e manda que ela fuja. Desamparada e sem rumo, ela acaba encontrando abrigo seguro na casa dos Sete Anões, que moram isolados no meio da floresta e trabalham numa mina de diamantes. Agora, Branca de Neve precisa se esconder para que a Rainha nunca saiba que ela está viva. 

A Rainha e seu Espelho Mágico

Os sete anões são pessoas muito bondosas e são a parte cômica de todo o filme. O nome de cada um reflete a personalidade deles. O grupo é formado por Mestre (dublado no original por Roy Atwell), o líder do grupo e que sempre se atrapalha com as palavras; Zangado (dublado no original por Pinto Colvig), o mau humorado e desconfiado do grupo; Feliz (dublado no original por Otis Harlan), o mais risonho do grupo; Soneca (dublado no original também por Pinto Colvig), vive com sono e preguiça; Dengoso (dublado no original por Scotty Mattraw), o mais tímido de todos; Atchim (dublado no original por Billy Gilbert), alérgico a tudo, vive dando espirros super potentes; e por fim, temos Dunga (dublando os sons que ele emite no original por Eddie Collins), o anãozinho mudo. É informado no filme que ele não fala simplesmente porque não aprendeu a falar. É o mais atrapalhado e bobo da turma. Meu favorito entre todos é o Zangado, pois ele é uma figura com sua rabugice e reclamações.

Da direita pra esquerda: Mestre, Atchim, Feliz, Dengoso, Dunga, Soneca e Zangado

Este primeiro filme de longa metragem animado da Disney já possuía as características que ficariam marcadas para sempre na história do estúdio, do cinema e é usado (e copiado) até os dias de hoje: muito humor, bichinhos fofos que ajudam ao protagonista, músicas que grudam na sua mente para sempre, mensagens importantes no fundo de cada história e filmes feitos para toda a família. Branca de Neve e os Sete Anões possui músicas inesquecíveis, como Desejo/Uma CançãoOs Animais Amigos/Sorrir e Cantar;O Meu Príncipe Vai Chegar, todas interpretadas no Brasil por Cybele Freire. Já Assobiando a Trabalhar e Hi-ho foram interpretadas aqui pelo Coro dos 7 Anões, composto por Magalhães Graça, Ênio Santos, Joaquim Luís Motta, Allan Lima, Navarro de Andrade e Orlando Drummond. Sim! Orlando Drummond, o nosso querido e eterna voz do Scooby Doo, Popeye, Seu Peru, e tantos outros personagens inesquecíveis. Na 11ª edição do Oscar, em 23 de fevereiro de 1939, Walt Disney recebeu um Oscar honorário e o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Banda Sonora. O filme foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso em 1989 devido a sua importância cultural. Em 2008 foi escolhido o Maior Filme de Animação Americana de todos os tempos pelo American Film Institute.

O Príncipe Encantado

Por falar em característica da Disney em fazer seus filmes, todos seus filmes possuem uma lição de moral, um aprendizado como pano de fundo por trás de cada história, e obviamente, Branca de Neve e os Sete Anões não poderia ficar de fora disso, aliás, ele foi o primeiro filme a começar com esta característica tão forte e tão marcante da empresa. Para mim, a lição aqui é que a beleza está por dentro de nós e não por fora. A Rainha buscava tanto ser a mais bela do reino e era tão obcecada por isso, que era capaz de matar ou se transformar numa bruxa, o maior exemplo de feiúra nos contos de fadas, para obter o que queria. A amizade também é algo de extrema importância aqui, porque somente com a amizade travada entre Branca de Neve e os 7 anões é que ela é salva e que os anõezinhos aprendem a se cuidar um pouco melhor. 

A bruxa e sua maçã envenenada

Nos primeiros esboços do roteiro, Disney queria dar mais ênfase aos 7 anões do que à Branca de Neve, mas após algum tempo ele achou mais coerente dar mais espaço para o desenvolvimento da história entre Branca de Neve e a Rainha. Em 25 de novembro de 1935 Walt Disney já havia decidido a personalidade de cada um dos anões. A direção do filme ficou por conta de David Hand, com roteiro de Dorothy Ann Blank, Richard Creedon, Merrill De Maris, Otto Englander, Earl Hurd, Dick Rickard, Ted Sears e Webb Smith. O filme foi lançado pela Walt Disney Productions em 21 de dezembro de 1937 nos Estados Unidos. Na época, foi a maior bilheteria de um filme sonoro já lançado! 

Foto rara de Disney com alguns desenhos dos anões nas mãos

Albert Hurter, artista conceitual, ficou responsável por aprovar a arte de todos os animadores que trabalharam no filme. Alguns dos grandes nomes que animaram este filme foram: Ferdinand Horvath, Gustaf Tenggren, Art Babbit, Grim Natwick, entre outros. Grim Natwick era conhecido da época por animar Betty Boop da Fleischer Studios. Cenas reais foram filmadas com Branca de Neve, o Príncipe Encantado e a Rainha para servirem de referência para os animadores, mas não se sabem se foram usadas as técnicas de rotoscópia, onde o animador redesenha os quadros de filmagem para serem usados na animação, algo feito por Max Fleischer e a produtora Filmation. Algumas fontes dizem que esta técnica foi utilizada no filme, já outras negam o uso deste recurso.

Albert Hurter nos estúdios Disney

O filme foi relançado nos cinema em 1944, 1952, 1958, 1967, 1975, 1983, 1987 (nessa oportunidade fui com minha mãe para assistir no antigo Cine Icaraí em Niterói, RJ) e em 1993. Em 1993, a animação tornou-se a primeira a ser restaurada digitalmente. A película só foi exibida na TV aberta aqui no Brasil uma única vez, na Sessão de Sábado pela TV Globo, em 25 de dezembro de 2010, 72 anos após sua estreia nos cinemas nacionais brasileiros.

Um dos pôsteres mais atuais do filme

Branca de Neve e os Sete Anões foi um sucesso de público e de crítica. Com parte dos lucros, Disney investiu U$ 5 milhões em um novo estúdio em Burbank, onde hoje se encontra o atual estúdio da Walt Disney Animation Studios. Em 28 de de outubro de 1994, o clássico foi o primeiro filme a ser lançado em home vídeo. Seu primeiro lançamento em DVD foi em 9 de outubro de 2001 e seu lançamento em Blu-ray deu-se em 6 de outubro de 2009. Em 19 de janeiro de 2016 foi lançado em HD digital.

Coleção com milhares de itens da Branca de Neve e os 7 anões

É inegável o impacto cultural que o filme gerou para o mundo. Através dele resultou-se atrações em parques temáticos da Disney, livros, jogos, brinquedos, musical na Broadway, filmes inspirados na sua história, entre mil e outros produtos que vocês possam imaginar. É impossível pensar em Disney e não associar com Branca de Neve e os Sete Anões ou pensar em Branca de Neve e os Sete Anões sem pensar em Walt Disney. Não tem como. Toda vez que eu vejo um Clássico Disney, me dá uma imensa felicidade misturada com nostalgia, saudade e uma paixão sem fim por estes clássicos. Acho uma pena a Disney não investir mais em seus filmes de longa metragem animados e agora focar apenas nas animações feitas pela Pixar. Claro, eu compreendo que os tempos são outros. Os filmes da Pixar são excelentes! Não me levem a mal! Eu os adoro também e possuem a marca registrada da Disney de fazer seus filmes, mas sinto falta dos desenhos clássicos. Aquelas técnicas usadas, os desenhos lindos, bem feitos, as cores, a perfeição nos traços.... enfim, tudo que um Clássico Disney representa, com sua história, sua beleza, sua moral para toda a família e seus lindos traços, tudo isso começou lá atrás, em 21 de dezembro de 1937 com Branca de Neve e os Sete Anões.

Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário