sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Mangá: O Regresso de Jaspion

A lindíssima capa do mangá

Não preciso repetir aqui para ninguém que sou um grande fã de Jaspion, né?! Acho que já falei isso repetidamente aqui no blog e lá no Canal do Tuninho também, aliás, dificilmente você irá pegar alguém que viveu nos anos 80 que não goste do Caçador de Monstros Espaciais. Bom, vocês podem imaginar então o quanto fiquei animado quando lá em 2018 a Sato Company anunciou no Anime Friends daquele mesmo ano o lançamento de um mangá especial do Jaspion, contando seu retorno 34 anos após os eventos ocorridos no fim de O Fantástico Jaspion (1985-1986). 

Fabio Yabu e Michel Borges

Pois, foi isso mesmo que vocês imaginaram: eu fiquei doido de empolgação! Afinal de contas, era o meu herói japonês favorito de volta em uma aventura totalmente inédita e seguindo o cânone do personagem, afinal de contas, a Toei Company estava junto nesse projeto, aprovando todo o conteúdo que seria lançado. O mangá, de volume único, teve roteiro de Fabio Yabu e os desenhos com Michel Borges (ao qual já entrevistamos aqui mesmo num podcast), que já haviam trabalhado juntos nos excelentes quadrinhos dos Combo Rangers. Marcelo Del Greco  ficou como editor do mangá e Edi Carlos Rodrigues como produtor executivo. Devido as aprovações da Toei Company em todo o processo do mangá, o lançamento que seria no final de 2018 acabou atrasando bastante e só acabou saindo em outubro de 2020. A JBC Editora ficou responsável por lançar a história do nosso herói.

O kit de pré-lançamento

Agora é hora de falarmos propriamente da história de O Regresso de Jaspion. 34 anos após os eventos ocorridos no final da série, com tanta energia negativa no nosso planeta, Satan Goss ameaça voltar a vida e pretende continuar com seus planos de transformar a Terra num Império dos Monstros. Mais uma vez nosso herói intergaláctico precisa voltar à Terra e acabar com os planos do vilão e de seus comparsas. Esta é a história básica do mangá.

Uma das páginas do mangá

Eu gostei do que eu li. É nostalgia pura. O pessoal jogou no certo e não inventou muito, o que frustrou muitos fãs que aguardavam algo inédito. Basicamente, a história do mangá é mais do mesmo que já estamos acostumados. Como escrevi logo no começo deste parágrafo, vale muito pela nostalgia. É completamente impossível ler a história sem ouvir as vozes dos personagens na sua cabeça, os efeitos sonoros, os temas musicais, etc. Mesmo sendo uma história batida, e um tanto quanto previsível, é muito legal ver seus personagens favoritos de volta. E as referências ao universo Tokusatsu da Era de Ouro da época da Manchete mostrado no mangá é genial! Temos referência aos Policias do Espaço, ao Esquadrão Relâmpago Changeman e aos Cybercops - Os Policiais do Futuro.

Jaspion e MacGaren, os eternos inimigos

Fabio Yabu sabe escrever muito bem histórias com heróis com temática japonesa, basta ler as histórias dos Combo Rangers que vocês saberão disso. Os desenhos do Michel Borges são lindíssimos e são de encher os olhos! Ambos estão de parabéns. Eu comprei meu mangá edição de luxo, com capa dura e dois Marca-Textos personalizado, no pré-lançamento e paguei R$ 45,00 que valeram muito a pena. É tudo muito bonito e muito bem feito, eu recomendo a leitura para todos os fãs do herói. A história possui 192 páginas, que inclui informações complementares (material extra) sobre a história da série, seus personagens, fotos e depoimentos de envolvidos da área de entretenimento. Segundo especulam, se a história fizer sucesso, como está fazendo (é o mais vendido no ranking de mais vendidos da Amazon brasileira na categoria de Pré-Venda na categorias de Livros), poderemos ter outros mangás com outros heróis da Era de Ouro do Tokusatsu na Manchete. Já imaginaram? Mangás do Jiraiya? Do Kamen Rider Black? Do Metalder? Dos Flashman? Bom, por enquanto, sonhar não custa nada...

Contra Capa do Mangá

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário