terça-feira, 30 de julho de 2019

Séries: Westworld - 1ª Temporada (2016)

Poster da primeira temporada
Na década de 70, Michael Crichton, escreveu e dirigiu um filme de ficção científica sobre um parque temático cheio de robôs que simulava o Velho Oeste. O nome deste filme era Westworld, que foi lançado em 1973. Três anos depois saiu a sua continuação, Futureworld. Em 1980 foi criado uma série de TV chamada Beyond Westworld. Era antiga a vontade de se reviver o mundo de Westworld, portanto, em 2016, Jonathan Nolan (irmão de Christopher Nolan) e Lisa Joy se uniram aos produtores executivos Bryan Burk, Jerry Weintraub e J. J. Abrams para visitarem mais uma vez o mundo fantástico dos robôs num velho oeste. A HBO lançou Westworld em 2 de outubro de 2016 contendo 10 episódios na sua primeira temporada com duração média de 50 minutos cada episódio.

Capa do poster do filme de 1973
A trama é a mesma do filme de 1973: no futuro existe um parque temático chamado de Westworld habitado por androides altamente tecnológicos e extremamente parecidos com seres humanos. O visitante tem oportunidade de conviver com estes androides como se estivesse realmente vivendo na época do Velho Oeste, podendo ter relações sexuais com estes androides e até mesmo matá-los. Tudo ia muito bem, até que alguns Anfitriões, androides com programação avançada e que podem interagir com os seres humanos, começam a tomar consciência e começam a questionar sua existência, além de relembrarem o que eles já sofreram nas mãos dos humanos antes. Num parque lotado de visitantes, agora as pessoas correm risco com uma possível rebelião entre robôs.

Dolores (Evan Rachel Wood) conversa com Teddy (James Marsden)
É dito algumas vezes durante a primeira temporada que é em Westworld que os seres humanos mostram a sua verdadeira face. E não é pra menos. As atitudes dos seres humanos para com os androides é de causar vergonha. Eles matam, torturam e estupram os androides sem o menor peso na consciência, já que é permitido fazer o que bem quiser com eles no parque. E olha que fica claro que somente pessoas com condições financeiras frequentam o parque, ou seja, teoricamente, seriam pessoas instruídas. Não tem como não ficarmos do lado dos androides e não compreender seus "sentimentos". O curioso aqui é a quantidade de cenas com os androides nus. Os atores tiveram que ficar "peladões" mesmo. Não sei se no filme havia alguma explicação, mas ao longo da primeira temporada chega um momento que é inevitável pensar: "Precisava eles ficarem pelados toda hora"?!

Robert Ford (Anthony Hopkins): excelente como sempre!
O elenco da série é muito bom e conta com diversos astros de peso. Temos Anthpny Hopkins, Jeffrey Wright, Thandie Newton, Ben Barnes, Jimmi Simpson, Tessa Thompson, Ed Harris, James Marsden, Rodrigo Santoro, entre muitos outros. A trama desta primeira temporada é fascinante. Os mistérios em volta dos androides e seus criadores, um misterioso Labirinto, a transformação dos visitantes no local, as diferenças entre seres humanos e androides, além do próprio mundo de Westworld são elementos que prendem a atenção do espectador.

Dolores conversa com o Homem de Preto (Ed Harris), de longe o personagem mais interessante desta primeira temporada
Os grandes destaques desta primeira temporada ficam a cargo de Robert Ford (Anthony Hopkins), criador e dono de Westworld; Dolores Abernathy (Evan Rachel Wood), uma das Anfitriãs a tomarem consciência de si; Maeve  Millay (Thandie Newton), outra anfitriã que se rebela; Arnold Weber (Jeffrey Wright), programador chefe dos androides; Teddy Flood (James Marsden), um anfitrião que tenta proteger Dolores a todo custo; Hector Escaton (Rodrigo Santoro), um anfitrião violento; Homem de Preto (Ed Harris), um homem misterioso que parece saber muito sobre Westworld; Logan Delos (Ben Barnes); um playboy visitante e apaixonado pelo parque; William (Jimmi Simpson), cunhado de Logan que vai conhecer o parque e acaba descobrindo coisas sobre si mesmo que ele nem conhecia.

Logan (Ben Barnes) e William (Jimmi Simpson) observam um androide
Com uma primeira temporada instigante e envolvente, Westworld foi renovada para uma segunda temporada que estreou em 22 de abril de 2018. Com o sucesso da segunda temporada, uma terceira temporada foi encomendada e sua previsão de estreia é no primeiro semestre de 2020. Ainda não assisti à segunda temporada, mas já andei lendo que o pessoal não se empolgou muito com o que assistiu e que a terceira temporada é a chance da série de resgatar seus fãs e tocar a história adiante, apesar que o programa possui acordo com a HBO para mais duas temporadas. Falando pela primeira temporada, vale a pena conferir a saga de Dolores e companhia, e dar uma chance ao Mundo do Velho Oeste e seus mistérios.


Um grande abraço.

2 comentários:

  1. A primeira temporada é simplesmente fantástico, agora, não dá pra falar o mesmo da segunda. Esperando desde já o seu review dela hahaha abraços

    ResponderExcluir