quarta-feira, 17 de julho de 2019

Séries: Warrior - 1ª Temporada

Poster da primeira temporada
Na década de 70, o eterno Bruce Lee, estava envolvido com uma série onde o protagonista seria um chinês mestre de Kung Fu num ambiente de western. Este projeto ficou engavetado por anos, pois as produtoras não queriam apostar num programa para o público americano onde o protagonista fosse de outro país. Anotações sobre essa possível série criada e idealizada por Bruce Lee ficaram arquivadas durante anos, até o dia em que Shannon Lee, filha de Bruce, juntamente com os produtores Jonathan Tropper e Justin Lin se juntaram para realizar o sonho do "rei do Kung Fu" e deram vida a Warrior. Toda a trama base e o personagem principal foram idealizados por Bruce Lee. A série estreou no dia 5 de abril de 2019 no canal Cinemax da HBO e conta com 10 episódios com duração média de 50 minutos cada.

Os produtores da série: Shannon Lee, Jonathan Tropper e Justin Lin
Warrior se passa no ano de 1878 e acompanha todo o sofrimento do povo chinês que vai tentar uma vida melhor na América, mais precisamente em São Francisco, Califórnia. Lá eles sofrem todo tipo de preconceito, racismo e até mesmo escravidão. No meio destes chineses acompanhamos a trajetória de Ah Sahm (Andrew Koji), um proeminente prodígio do Kung Fu, que está atrás de sua irmã perdida na América. Mostrando logo de cara seus dotes para as artes marciais, ao encarar um grupo de policiais preconceituosos, Ah Sahm é levado para fazer parte de uma gangue chinesa. Em meio a disputas territoriais de gangues, racismos, preconceitos, mortes e sem saber direito em quem confiar, nosso protagonista ainda terá que salvar sua irmã, que está envolvida com uma gangue rival e acompanhar o crescimento de Chinatown.

Ah Sahm (Andrew Koji), o protagonista
O elenco da série é muito bom, a trama prende logo de cara, as coreografias de lutas são excepcionais, o drama e questões morais levantados são ótimos e as questões históricas são interessantes. O destaque dessa primeira temporada ficam com Ah Sahm, Jovem Jun (Jason Tobin), Big Bill (Kieran Bew) e Richard Lee (Tom Weston-Jones). Escreverei sobre cada um individualmente, mas começarei com nosso grande protagonista. Ah Sahm é um cara impulsivo, pavio curto e que chega na América sem entender ao certo como se portam as pessoas, especialmente os chineses que já vivem ali há um tempo. Seu personagem é claramente inspirado nos diversos personagens que Bruce Lee interpretou ao longo de sua carreira, aliás, quase tudo em Ah Sahm é feito para homenagear Lee, desde sua postura de luta a alguns golpes, mas o mais legal é que Andrew Koji, o ator que interpreta Ah Sahm, não foi obrigado a emular o "rei do Kung Fu". As homenagens aparecem em pequenos instantes, mas não é uma regra para a atuação de Koji, que ficou livre para interpretar o protagonista da forma que ele achou melhor.

Joven Jun (Jason Tobin) e Ah Sahm
Jovem Jun é o filho bastardo do chefe da poderosa gangue Hop Wei. Ele é ambicioso, impulsivo e acha que seu pai está perdendo o controle da gangue conforme está envelhecendo. Jovem Jun fica amigo de Ah Sahm logo de cara e confia sua vida à ele. Ambos protagonizam diversos momentos tocantes e de grande aprendizado também. É um personagem que devemos ficar de olho, pois promete crescer ainda mais.

Big Bill (Kieran Bew) e seu vício em jogos
Big Bill é um policial que vive há muitos anos em Chinatown. Ele é um dos personagens mais interessantes da história, pois anda na fina linha entre o certo e o errado, já que ele é viciado em jogos e também é um policial corrupto. Bill tem boas intenções, mas ele já está saturado com o sistema, com os chineses, com tudo. Ele só quer viver sua vida em paz, mas seu vício o colocará em situações complicadas. Além disso tudo, a chegada de um novo policial, o oficial Lee, lhe trará grandes dores de cabeça.

O oficial Lee (Tom Weston-Jones) conversa com Big Bill
Para fechar os grandes destaques desta primeira temporada, temos o oficial Richard Lee, recém chegado em Chinatown. Ninguém sabe ao certo seu passado, apenas que ele foi transferido e que ele sabe muitas coisas que os policiais antigos não sabem, como por exemplo, reconhecer elementos estranhos numa cena de crime. Lee quer seguir as regras a todo custo e fazer a diferença em Chinatown, levando justiça para todos sem discriminação, o que irá contra o interesse de muitas pessoas, e, quem em pouco tempo, ele percebe ser uma utopia.

Chao (Hoon Lee) conversa com Ah Toy (Olivia Cheng)
Outros personagens que valem a pena ficarmos de olho são: Ah Toy (Olivia Cheng); dona de um bordel, Mai Ling (Dianne Doan), irmã de Ah Sahm; Dylan Leary (Dean Jagger), brutamontes irlandês que odeia todos os chineses e adora lutar; Penelope Blake (Joanna Vanderham), esposa do prefeito; Wang Chao (Hoon Lee), influente no mercado negro de Chinatown; Walter Buckley (Langley Kirkwood), braço direito do prefeito; e Li Yong (Joe Taslim), um dos principais assassinos da gangue Long Zii, onde vive Mai Ling.

Ah Sahm e Li Yong (Joe Taslim) se encaram pela primeira vez
Se vocês querem assistir a uma boa série de ação, com bons toques de drama, coreografias de primeira e um elenco excelente, deem uma chance a Warrior. Para aqueles que são fãs de Bruce Lee, ficarão satisfeitos com as homenagens e referências contidas na trama. A série já foi renovada para uma segunda temporada. Muitos ganchos interessantes foram levantados e deixados para esta temporada que está por vir. Chinatown parece um barril cheio de pólvora que está prestes a explodir com uma guerra entre gangues, policiais corruptos, gangues irlandesas racistas e um irmão que quer salvar uma irmã que está totalmente modificada.


Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário