terça-feira, 30 de abril de 2019

Séries: Game of Thrones - Temporada 8 Episódio 03 (COM SPOILERS)

Hora de falar sobre a grande batalha contra os Caminhantes Brancos!
Criaturas Nerds e GOTmaníacos! É chegada a hora de comentar sobre tudo que rolou de mais importante em uma das batalhas mais aguardada pelos fãs de Game of Thrones desde o começo da série: a luta final contra os Caminhantes Brancos! Sim, amiguinhos! Finalmente o povo dos 7 Reinos de uniram para enfrentarem hordas e mais hordas de zumbis! Querem saber como foi tudo isso?? Então, leiam logo abaixo, oras! Cuidado com spoilers para os que ainda não assistiram este episódio grandioso e maravilhoso!

----------------------------------------- CUIDADO COM SPOILERS!!! --------------------------------------

Os dothrakis partem para a batalha

Este foi o primeiro episódio que teve duração de 90 minutos, e destes 90 minutos, no mínimo 80 minutos foram de pura ação e muita adrenalina! O episódio foi sombrio e teve uns toques de terror na primeira aparição do exército dos mortos vivos. Começamos com Winterfell se preparando para enfrentarem os zumbis, quando Melisandre (Carice van Houten) surge e acende as armas dos Dothrakis, elevando a moral de todos, mas logo tudo vai por terra quando ocorre o primeiro embate com os mortos vivos. Esta cena é muito sinistra, pois toda a imagem está escura e com névoa, então não conseguimos identificar a batalha, apenas vemos o fogo se apagando e o silêncio se alastrando no campo de batalha. 

Jaime e Brienne tentam deter o avanço dos mortos
Aliás, escuridão e névoa foram a tônica deste episódio. Por muitas vezes não conseguimos ver direito a batalha ou identificamos o que está acontecendo direito na tela, mas foi tudo para manter a ideia da "Longa Noite", que é citado desde a primeira temporada da série e muitas vezes nos livros também. A transmissão da HBO, mesmo em HD, não ajudou muito. A guerra explode então e muitos personagens se desdobram para tentarem impedir o avanço do exército dos Caminhantes Brancos, que são incansáveis e que se multiplicam cada vez mais e mais. Destaque total para Brienne (Gwendoline Christie), Jaime (Nikolaj Coster-Waldau), Jon (Kit Harington), Arya (Maisie Williams), Podrick (Daniel Portman), Jorah (Iain Glen), Verme Cinzento (Jacob Anderson) e o Cão (Rory McCann) durante a batalha. Estes deram tudo de si para tentarem impedir o inimigo.

Melisandre fica espantada com o exército inimigo
Melisandre ajudou ao exército de Winterfell por diversas vezes, tanto acendendo a fogueira necessária para impedir o avanço do inimigo, quanto incentivando Arya na batalha, aliás, incentivo esse crucial para a conclusão do episódio e da guerra em si, mas deixemos isso um pouco mais pra frente.

Samsa e Tyrion no meio do ataque da cripta
Para proteger a Sansa, a Senhora de Winterfell (Sophie Turner), os velhos, mulheres e crianças que não podiam lutar, além de preservar Tyrion (Peter Dinklage), o maior cérebro de Westeros, todos são enviados para as criptas dos Starks para ficarem protegidos dos ataques dos mortos vivos... mas... será que realmente é inteligente colocar as pessoas mais "frágeis" num local fechado cheio de corpos, quando um exército zumbi está atacando? Obviamente que a resposta é não, como foi mostrado na reta final do episódio. Os mortos das criptas se levantam para atacar à todos que estavam ali.

A batalha entre os dragões

Um dos auges deste episódio, que não foram poucos, foi a batalha entre os dragões de Daenerys contra o dragão zumbi do Rei da Noite! Senhoras e senhores, que embate nos céus de Winterfell! Muito bom mesmo!

Arya tenta passar por diversos mortos na biblioteca

Tivemos também uma parte para prender a respiração de todos, quando Arya tenta se esconder na biblioteca de Winterfell e se vê cercada por Caminhantes Brancos. É sensacional ver como a personagem domina completamente a "Dança da Água", método aprendido com seu mestre Syrio Forel (Miltos Yerolemou), para se mover em silêncio e com a rapidez de um gato. Esta cena, além de servir para ser um grande momento de tensão do episódio, serviu para nos lembrar das habilidades de Arya em ser extremamente rápida e silenciosa quando deseja, algo que é essencial para o desfecho deste episódio e da guerra contra os Caminhantes.

O Rei da Noite não pode ser destruído nem mesmo com o fogo de um dragão
Outro grande momento de tensão foi quando Jon caiu de seu dragão e tentou encarar o Rei da Noite sozinho no meio do campo de batalha cheio de corpos. Foi um momento de desespero, pois o Rei da Noite simplesmente "ressuscitou" os mortos ao seu redor e Jon se viu cercado, sem nem ao menos conseguir chegar próximo ao poderoso inimigo, que resistiu até mesmo ao ataque direto de um jato de fogo do dragão de Daenerys.

Theon parte para encarar seu momento derradeiro

Bom, como Game of Thrones é conhecida por matar muitos dos seus personagens e até mesmo os mais amados pelo público, nesta guerra tivemos as mortes de Theon (Alfie Allen), tentando proteger Bran (Isaac Hempstead Wright) do Rei da Noite (Vladimir Furdik), de Sor Jorah (Iain Glen), protegendo sua rainha Daenerys (Emilia Clarke) do ataque dos zumbis, e a morte da brava Lyanna (Bella Ramsey), ao matar um zumbi gigante. Estas foram as mortes mais importantes e impactantes do episódio.

Arya salta para colocar um ponto final na batalha
A guerra parecia estar definida, com os mortos se multiplicando e sendo incansáveis e numerosos, e os vivos se cansando e morrendo aos montes. Os atores conseguiram passar a expressão em seus rostos de que não havia o que fazer e que eles lutavam sem esperança de conseguir derrotar o inimigo. Quando tudo já caminhava para o Rei da Noite matar Bran e acabar com a "memória dos homens" para sempre, eis que surge Arya, silenciosa e rápida, pulando em direção ao inimigo e o matando de surpresa. Que momento! Os fãs foram a loucura!!!

Melisandre incentiva Arya

Que episódio, que episódio! Aliás, este foi um grande episódio para as mulheres da série. E merecidamente! Melisandre, Lyanna e Arya tiveram papéis decisivos e de suma importância para o desfecho da guerra. A brava e destemida Lyanna encarou um gigante, mesmo sendo apenas uma menina e estando muito ferida. Melisandre usou sua feitiçaria para ajudar Winterfell e incentivou Arya no momento certo, e Arya... Arya foi Arya... ela simplesmente acabou com a batalha. Arya é rainha!!!! Ao final de tudo, Melisandre retira seu colar, que a mantinha jovem, e caminha em direção ao nada para envelhecer e virar pó, com a convicção de ter seu trabalho e sua missão cumprida com louvor.

---------------------------------------------- FIM DOS SPOILERS ----------------------------------------------

A dona do episódio: Arya Stark!!!
E foi assim que terminou este episódio mais do que épico de GOT! Agora só nos resta aguardar pela batalha final, a grande batalha, a batalha pelo Trono de Ferro! De um lado, Cersei (Lena Headey) com seu exército e com Euron (Johan Philip Asbaek) e o Montanha Zumbi (Hafþór J Björnsson) ao seu lado, do outro temos Daenerys, Jon Snow, Jaime, Tyrion, os Homens de Ferro e todos os demais aliados. Muitas emoções nos aguardam nessa reta final desta grande série, que já chegou na metade de sua derradeira e última temporada! Haja coração, amigos!!!

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário