terça-feira, 28 de agosto de 2018

Kamen Rider Build - O maior Kamen Rider de Todos os tempos.


Quando Kamen Rider Build foi anunciado, pouco antes do final de Ex-Aid, que foi excelente, fiquei me perguntando como seria nosso novo herói mascarado. De tudo o que eu poderia ter imaginado de bom e de ruim sobre Build, a cada novo episódio, foi caindo por terra o que eu tão insolentemente achava.

Build é, para este que vos escreve, o maior Kamen Rider da história. A história de Build é fascinante do começo ao fim. Para não entrar muito em detalhes, Build precisa arrumar uma forma de destruir a Muralha Celestial, que separou o japão em 3 países distintos: Seito, Hokuto e Touto. Só que, apesar desta premissa parecer simples, foi uma verdadeira epopéia de coragem, dor, sofrimento, lágrimas e risos.

Build, assim como Kamen Rider Gaim, foi um divisor de águas na franquia Rider; ambos foram tão intensos que será difícil esquecê-los, especialmente Build. 


Kiryu Sento, o "Físico Brilhante", reuniu qualidades que eu jamais havia visto em um único personagem, ao menos dentro do gênero tokusatsu: genial, engraçado, um tanto arrogante, obstinado, valoriza a vida, tem uma liderança discreta, porém nata, grande amigo e sempre arriscando-se pelo bem maior, mesmo que isto custasse sua vida. Atsuhiro Inukai, o protagonista, deu um show em todos os quesitos, principalmente quando se trata de emoção: conforme a série caminhava e o drama/suspense vinham aumentando, ficavam cada vez mais claras as qualidades do ator. Era nítido o terror em sua face fronte ao perigo ou alguma grande perda, e vários diálogos sensacionais foram feitos nos momentos de maior tensão. Para mim, uma atuação de mestre, e o melhor Kamen Rider individual já criado.


Ryuga Banjo, interpretado por Eiji Akaso, não ficou atrás. A antítese de Sento, Banjo é o típico guerreiro simbolizado pelo dragão: furioso, explosivo, determinado e de extremos; de um jovem revoltado a um dos personagens mais engraçados da série. A combinação com Sento foi perfeita, pois um complementava o outro. Banjo, cujo passado era problemático, foi se mostrando um grande homem, alguém que, assim como Sento, estava disposto a dar a vida pelo próximo. Outra grande atuação.


Esta foi uma das maiores surpresas de Build: Misora Isurugi, interpretada de maneira magistral por Kaho Takada. De início, achei que Misora seria o alívio cômico da série, assim como Banjo o foi por diversas vezes, mas ledo engano: quanto mais Build avançava, mais ela demonstrava toda a sua importância para a trama e todos os personagens e, principalmente, um talento nato para o drama. Poucas vezes na vida eu pude ver um desespero real nos olhos de um ator, lágrimas de verdade. Kaho Takada deu um verdadeiro show do que é transformar uma personagem que poderia ser apenas um rostinho bonito numa mãe para os demais, especialmente Sento. Seus diálogos dramáticos eram dignos de todos os elogios e reverências, pois a garota mostrou uma expressividade incomum para sua pouca idade, e até para nomes já consagrados da atuação. Ela tem apenas 22 anos, mas atuou como uma veterana.


Blood Stalk/Evolt: eis aqui o maior vilão de todos os tempos dos tokusatsus. Arrisco, sem o menor me de ser criticado, que Blood superou a todos os seus antecessores, e por larga margem. Um personagem digno de figurar empresas como DC e Marvel, tamanhas as suas qualidades. Genial, engraçado, debochado, bom de briga, hábil mentiroso, trejeitos únicos, persuasivo, sempre com um plano para cada ocasião e, acima de tudo, dum carisma absurdo. Há vilões que você ou odeia ou é quase indiferente, mas não é este o caso. A cada novo episódio, Blood Stalk encantava com seu jeito de ser, e, em alguns momentos, era até difícil torcer pelos heróis. Em conversas com meu parceiro de blog, o Antonio, chegamos a compará-lo ao Coringa, um dos maiores vilões de todos os tempos.

A única ressalva que faço, e que considero o maior erro da Toei, foi dar um fim tão pífio para um personagem lendário como ele. Merecia mais. Fez por onde.

Night Rogue: um vilão pelas circunstâncias, deu bastante trabalho para nossos heróis. O mais interessante sobre ele foi sua grande virada na trama, e o quanto suas ações, embora movidas por boas ações, só culminavam em destruição e dor. No fundo, não era o que ele queria, mas seus métodos e sua visão centralizadora o fizeram cometer inúmeras atrocidades.


Sawa Takigawa, interpretada por Yukari Taki, inicialmente, foi introduzida na série como uma espiã, para desvendar os segredos por trás da tecnologia de Build e da genialidade de Sento, mas, assim como Night Rogue, ela passa por uma grande transformação, ao conviver com os demais personagens. Muitos dizem que as pessoas não mudam. Pois bem. Quando as pessoas descobrem o que é o verdadeiro amor e a verdadeira amizade, elas se transformam. Foi o caso de Sawa. Decisiva em muitos momentos da trama.

------------------------------------------------------

Não avançarei mais na trama e nos personagens. Inclusive, omiti os nomes de alguns, para que não estrague as surpresas que envolvem este grande Kamen Rider. Sem trocadilhos, Build construiu a melhor trama entre todos os Kamen Riders que já vi, e já vi a Era Heisei toda. Inúmeras reviravoltas, muitos risos, muitas lágrimas, dor, redenção, morte e sobrevivência, a importância da vida e o quão caras suas escolhas podem ser, a força da amizade, a fraternidade, o valor da ciência e de usá-la para o bem do povo.

Kamen Rider Build conseguiu me surpreender em cada episódio: vários deles, eu assisti por 2 ou 3 vezes, para ter certeza de que não perdi nada, e, para meu espanto, sempre aparecia um novo detalhe, uma nova referência e etc. Tenho alguns senões com algumas coisas, mas mantê-los-ei para mim, pois é melhor que cada um de vocês decida por si só o que achar da série. Mas, dados os poucos erros e os inúmeros acertos, CRAVO com todas as letras: Kamen Rider Build é O MAIOR RIDER DE TODOS OS TEMPOS. 

Agora, nos resta aguardar por Zi-O, o último Heisei. Estamos para participar de um momento histórico na história do Japão e também dos tokusatsus, então, preparem-se, pois nossos heróis motoqueiros mascarados virão com tudo. Que Shotaro Ishinomori abençoe a franquia a qual criou e que sejamos deleitados com mais obras maravilhosas como Kamen Rider Build, Kamen Rider Gaim, entre outros.


O elenco de Build. Fonte: https://www.instagram.com/kouhei_takeda.official/

6 comentários:

  1. Excelente resenha! Concordo com praticamente tudo e o engraçado que meu texto para o Tokushare ficou bem parecido com o seu. Achei completamente o fim do maior vilão de todos os tempos. Parabéns por mais um excelente texto, meu caro Marcos.

    ResponderExcluir
  2. Caraca, ele é melhor que W, Kabuto, Ryuki e sobretudo Blade, que considero os melhores? Partiu assistir a este então, depois de Ryuki e Gaim, hehehehe, do jeito que estão elogiando esta série, parece que ela é realmente boa mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista e depois vocês nos conta!!! rss. Um grande abraço!!!

      Excluir