sexta-feira, 4 de maio de 2018

Vingadores: Guerra Infinita - 10 Anos do Universo Cinematográfico da Marvel Culminam num Filme Grandioso

Lá em 2008, quando a Marvel Studios lançou o filme do Homem de Ferro, começava ali um plano ambicioso de estabelecer um universo cinematográfico integrado entre todos os seus heróis. Durante estes 10 anos a Marvel fez seu dever de casa certinho: apresentou seus heróis em filmes solos e depois os reuniu num único filme. A ameaça de Thanos também vinha sendo construída aos poucos ao longo destes filmes, trazendo grande expectativa nos fãs em geral para o vilão, haja visto que grande parte dos fãs reclamam que a Marvel não possui bons vilões no cinema (o que eu discordo totalmente). Pois bem, agora em 2018 chegava a hora tão ansiosamente aguardada por todos: o embate entre Vingadores e o maior vilão da Marvel, Thanos, e meus amigos, a espera valeu a pena. Podem ler o texto sem medos, pois aqui não tem spoilers.

Poster do filme (lindão!!)
Os irmãos Anthony e Joe Russo dirigiram mais uma vez um filme da Marvel, utilizando o roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, o filme estreou nos Estados Unidos em 23 de abril de 2018 e aqui no Brasil em 26 de abril de 2018, e até o momento já arrecadou mais de 857 milhões de dólares, quebrando diversos recordes (maior arrecadação em uma segunda-feira no Brasil, maior estreia da história dos EUA, maior estreia da história do Brasil, entre muitos outros), e, possivelmente, chegará a marca de 1 bilhão de dólares em tempo recorde.

Os caras do momento: Joe e Anthony Russo
Como todos já estão comentando na Internet, Vingadores: Guerra Infinita é um filme sobre Thanos, o que é o mais justo, afinal de contas, estamos esperando pelo vilão há quase uma década. O Thanos do cinema é um pouco diferente do Thanos dos quadrinhos, obviamente, pois é uma adaptação e temos que contextualizar o gigante roxo ao universo cinematográfico da Marvel. Eu, particularmente, gostei mais do Thanos dos cinemas. Ele está mais “humanizado”, sofre com suas decisões, mas não abre mão de nada para chegar no seu objetivo maior que é eliminar metade da população mundial. Conseguimos até mesmo entender o ponto de vista do vilão. Os recursos naturais são finitos e a população mundial cresce de forma desenfreada. Mais cedo ou mais tarde muitas pessoas irão morrer de fome, de sede... então, Thanos decide que a melhor forma de acabar com este desequilíbrio é exterminar metade da população do mundo de forma aleatória, uma forma mais justa, sem priorizar quem são os mais ricos ou pobres, mais fortes ou mais fracos. Josh Brolin ficou perfeito como Thanos e a captura de movimento ficou perfeita, aliás, os efeitos especiais do filme são excelentes, tirando apenas a cena final onde tem um close nos heróis.... Achei que ficou bem esquisito esta cena final onde os heróis estão em Wakanda....

Thanos, o grande vilão!
Apesar do filme contar com muitos heróis na tela, os irmãos Russo souberam balancear muito bem o tempo de tela de todos. Claro, que alguns heróis tiveram bem menos tempo de tela, como é o caso do Capitão América/Nômade (Chris Evans), Viúva Negra (Scarlett Johansson), Falcão (Anthony Mackie), Pantera Negra (Chadwick Boseman), entre outros. Mas, queridos amigos, não se preocupem. Não esqueçam que ainda teremos Vingadores 4 e os diretores já prometeram que os heróis que apareceram pouco neste filme irão ter sua chance no próximo filme.

Parte da nova "equipe" formada por Homem de Ferro, Homem-Aranha, Drax, Senhor das Estrelas e Mantis
Por falar nos heróis, o elenco é fenomenal! Uma grata surpresa foram as novas interações que surgiram formando novos núcleos de heróis. Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Homem-Aranha (Tom Holland), Senhor das Estrelas (Chris Pratt), Mantis (Pom Klementieff) e Drax (Dave Bautista) funcionaram muito bem, assim como Thor (Chris Hemsworth), Rocket (dublado por Bradley Cooper) e Groot (dublado por Vin Diesel). Aliás, para mim, os Russo ainda acertaram na mosca em deixar a parte de alívio cômico praticamente toda com os Guardiões da Galáxia. Neste filme eles funcionaram muito bem, ao contrário do filme totalmente desconexo e sem sentido de Guardiões da Galáxia Vol. 2.

Outra parte dos heróis em Wakanda: Soldado Invernal, Viúva Negra, Capitão América (ou Nômade), Hulk, Okoye e Pantera Negra
Vingadores: Guerra Infinita é um filmaço mesmo. Possui muita ação, tensão, ótimos efeitos especiais, um pouco de drama e, claro, há humor no filme, mas muito bem equilibrado do que em filmes anteriores como Guardiões da Galáxia Vol.2 ou Thor: Ragnarok. Tudo que já foi visto em outros filmes do Universo Marvel nos cinemas é citado aqui ou ali, portanto, não aconselho assistir ao filme sem ter visto os outros anteriores. Isso parece obvio, mas tem pessoas que veem a filmes salteados ou fora da ordem. Vão acabar se perdendo em uma informação ou outra.

Thor, o Deus do Trovão botando pra quebrar!
Os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita são impactantes, mas sabemos que como uma boa história em quadrinhos, tudo pode ser desfeito com uma resolução mirabolante, algo do tipo como voltar no tempo para corrigir os erros do passado, porém, resta saber o que será mudado e o que será mantido como definitivo, tais como mortes de alguns personagens ou situações estabelecidas neste filme.

Pau cantando em Wakanda
A película já é um sucesso estrondoso no mundo inteiro e tem feito a alegria dos fãs mundialmente. A sequência, Vingadores 4, ainda sem título definido, está programado para estrear em 3 de maio de 2019. Até lá, muitas teorias irão rolar e a ansiedade dos fãs só irá aumentar. Os 10 anos de Universo Cinematográfico da Marvel, ou simplesmente MCU, foram coroados com Vingadores: Guerra Infinita. Agora só nos resta aguardar ansiosamente por respostas em 2019 e rezar para que Thanos seja misericordioso.


Um grande abraço.

2 comentários:

  1. Excelente análise , Tuninho. Falou tudo. E que venha vingadores 4.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ansioso pelo quarto filme dos Heróis mais Poderosos da Terra!!!!

      Excluir