sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

As Crônicas do Gelo e Fogo – A História dos 7 Reinos nos Livros

Desde que iniciei minhas aventuras nos 7 Reinos através de Game of Thrones tinha uma curiosidade imensa em ler os livros que originaram toda aquela história que tanto me fascinava. Levei um tempinho até comprar os cinco livros escritos pelo gênio preguiçoso (brincadeirinha, galera) George R. R. Martin e um tempo maior ainda para conseguir ler as mais de3.648 páginas (o total das páginas dos livros americanos dão 4.223 páginas) da Fantasia Épica criada por Martin em 6 de agosto de 1996 para a Editora Bantam Spectra.

Os cinco livros lançados no Brasil
Toda a trama dos cinco livros giram em torno da cobiça pelo poder, tudo temperado com muita violência, traições e muita intriga. Martin desenvolveu uma história poderosa com personagens cativantes e inteligentes que prendem a atenção do leitor desde a primeira até a última página de cada livro. Vou tentar fazer um breve resumo de cada livro da saga. Fiquem tranquilos, pois não haverá nenhum spoiler neste texto. Relaxem.

George R. R. Martin, o gênio
O primeiro livro da saga é A Guerra dos Tronos. Foi lançado em 6 de agosto de 1996 nos Estados Unidos pela Editora Batntam Spectra e contém 694 páginas. A edição brasileira foi lançada em setembro de 2010 pela Editora LeYa e contém 592 páginas. A trama gira em torno da família Stark que sofre uma reviravolta e vê a vida de todos virarem de pernas para o ar quando Ned, o líder do Norte, é chamado para ser Mão do Rei Robert Baratheon. Intrigas, traições, mortes e segredos serão revelados neste primeiro volume. Serviu como base para a primeira temporada da série.

Livro um
O segundo livro é A Fúria dos Reis. Foi lançado em 16 de novembro de 1998 nos Estados Unidos pela Editora Bantam Spectra e contém 768 páginas. A edição brasileira foi lançada em março de 2011 pela Editora LeYa e contém 656 páginas. Após mortes impactantes e importantes, a família Stark está dividida e Westeros (os 7 Reinos) está sendo disputado por diversos aspirantes a rei. Este livro serviu como base para a segunda temporada da série.

Livro Dois
O terceiro livro é A Tormenta de Espadas. Foi lançado em 8 de agosto de 2000 nos Estados Unidos pela Editora Bantam Spectra e contém 973 páginas. A edição brasileira foi lançada em setembro de 2011 pela Editora LeYa e contém 884 páginas. Os Lannister se unem aos Tyrell na tentativa de impedir a tomada do poder por Stannis. A chamada Guerra dos Cinco Reis está no seu auge e a disputa pelo Trono de Ferro continua acirrada.

Livro Três
O quarto livro é O Festim dos Corvos. Foi lançado em 17 de outubro de 2005 nos Estados Unidos pela Editora Bantam Spectra e contém 753 páginas. A edição brasileira foi lançada em fevereiro de 2012 e contém 644 páginas. Neste livro, acompanhamos os acontecimentos ao Sul de Westeros e mais do desenrolar da guerra. O livro ficou muito grande e acabou sendo dividido em dois. Tanto este quarto livro, quanto o quinto livro passam-se no mesmo período de tempo. O Festim dos Corvos foi o livro que eu achei mais chatinho e o que eu mais demorei para ler.

Livro Quatro
O quinto e último livro (até o momento) é A Dança dos Dragões. Foi lançado em 12 de julho de 2011 nos Estados Unidos pela Editora Bantam Spectra e contém 1.040 páginas. A edição brasileira foi lançada em 27 de junho de 2012 pela Editora LeYa e contém 872 páginas. Este livro acompanha os acontecimentos ao norte de Westeros e os do outro lado do mar estreito. Assim como o quarto livro, este aqui também se passa no mesmo período de tempo.

Livro Cinco
Todos os livros de Martin possuem algo muito interessante: todos os capítulos são contados a partir do ponto de vista de algum personagem. Por exemplo, não temos um capítulo dois, temos o capítulo de Jon Snow. Tudo que ocorrerá neste capítulo será narrado através da visão de Jon Snow sobre o que está acontecendo. TODOS os personagens apresentados nos livros são importantes e possuem peso, uma história para contar.

Box com toda coleção junta
Toda a saga de Martin é elogiada pela crítica, pelo público e já foi indicada a diversos prêmios literários, ganhando muitos, entre eles o prêmio mais importante da literatura: o Prêmio Hugo como Melhor Novela em 1997 por A Guerra dos Tronos.

George R. R. Martin recebe o prêmio Hugo ao lado do ator Rory McCann, que interpreta o Cão em GOT
Um sexto livro da saga, chamado de The Winds of Winter, algo como Os Ventos do Inverno, está sendo prometido, mas ainda sem data para estreia. Martin pretende encerrar sua saga épica com 7 livros. Este é o maior hiato que a saga já sofreu desde seu lançamento. Anteriormente o recorde ficava com os quase 6 anos que o autor levou para escrever A Dança dos Dragões. Alguns fãs se preocupam se ele conseguirá concluir sua saga, haja visto que o autor já está com seus 69 anos de idade, além da velocidade que vem escrevendo, e de ainda se envolver com projetos spin-off de séries de Game of Thrones e alguns livros paralelos da saga de As Crônicas do Gelo e Fogo, muitas pessoas acham que ele não conseguirá concluir sua história. Acho que não devemos nos preocupar muito com esta questão, já que Game of Thrones irá exibir sua última temporada em 2019. De uma forma ou de outra, já teremos um fim para toda a trama aí, além do mais, é completamente impossível que titio George R. R. Martin já não tenha orientado a alguém da editora como ele quer encerrar a história ou até mesmo, já deve ter contado o fim para que possam dar prosseguimento, caso algo lhe aconteça.

A possível capa do sexto livro
Recomendo demais toda a saga para qualquer fã de uma bela leitura. Tem que ter paciência e gostar muito de ler para poder encarar as mais de 3.648 páginas, mas eu lhes afirmo que vale cada minuto de leitura. Venham participar de guerras memoráveis, muita violência, conflitos, humor inteligente e muito suspense na guerra dos tronos e vejam quem irá comandar os 7 Reinos no final de tudo (seja quando esse final ocorrer).

Algum leitor marcou todas as mortes que ocorrem ao longo dos cinco livros. Tem algumas, não?
Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário