quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Archer - 1ª Temporada: Desenho satiriza os Agentes Secretos de forma Espetacular!

Aprendi com meu pai há muito tempo atrás a admirar e ser fã de James Bond, o eterno 007. Através dele veio a "Bondmania", fazendo com que milhares de "cópias" (no bom sentido) do agente secreto fosse espalhado no mundo e em diversas mídias. Claro, que na comédia não poderia ser diferente também. Muitas sátiras e paródias foram lançadas, e entre elas, está este formidável desenho de 2009 criado por Adam Reed para o canal FX. Archer está atualmente na sua oitava temporada, conta com 93 episódios com duração média de 23 minutos cada e já tem uma nona temporada confirmada agora para 2018. Vamos abordar aqui a sua primeira temporada, constituída por 10 episódios.

Poster do desenho. Vai dizer que não parece o próprio James Bond??!
Sterling Archer (dublado por H. Jon Benjamin) é um agente secreto da ISIS, agência secreta de inteligência sediada em Nova York. Ele vive se envolvendo em muitas confusões e trapalhadas devido ao seu jeito egoísta, narcisista, mimado, tapado e promíscuo de ser, mas apesar disso tudo, ele sempre resolve suas missões. Ele vive brigando com sua mãe, Malory Archer (dublada por Jessica Walter), que é sua chefe e diretora da ISIS. Ao lado de outros agentes e funcionários, eles fazem de tudo para proteger o mundo, isso quando não estão tentando destruí-lo.

Archer acha que está totalmente disfarçado com apenas este bigode!
Já citamos como Sterling Archer é, agora vamos falar dos outros personagens principais do desenho de forma resumida. Malory Archer é fria, distante, um pouco promíscua também e ama viver no luxo. Lana Kane (dublada por Aisha Tyler) é uma das melhores agentes da ISIS e é ex-namorada de Sterling. Ela é esperta, mortal e parece ter uma queda pelo seu ex. Cyril Figgis (dublado por Chris Parnell) é o contador da ISIS e é o atual namorado de Lana. Ele é totalmente inseguro, tímido e meio bunda mole; acaba sofrendo com a implicância de Sterling. Pam Poovey (dublada por Amber Nash) é a chefe do RH da ISIS e nunca é levada a sério por ninguém. Tenta desenvolver uma relação amarosa com alguém, mas ninguém a quer. Cheryl Tunt (dublada por Judy Greer) é a secretária da agência. Ela é psicopata, meio maluca e possui tara por ser estrangulada durante o ato sexual. Ray Gillette (dublado por Adam Reed) é um agente secreto gay da ISIS, que aparece vez ou outra no desenho. Por fim, temos o Doutor Algernop  Krieger (dublado por Lucky Yates), cientista e inventor das armas secretas das ISIS. Ele é moralmente instável, tem tara por tudo e por todos; não bate muito bem da cabeça.

Da esquerda para direita: Archer, ao lado dele Lana, na frente de Archer de azul está Cheryl, ao lado dela Pam de laranja, no fundo estão Ray, Cyril e Dr. Krieger
Com toda essa combinação, não preciso nem dizer que o desenho me ganhou logo no seu primeiro episódio, né? Archer é extremamente engraçado com seu politicamente incorreto, com sua sátira aos filmes de espionagem e com o jeito de seus personagens. O traço do desenho é muito bem feito e o jazz é a trilha sonora quase que o tempo todo do desenho.

Archer, Lana e Malory se reúnem para um drinque amigável
O desenho faz sucesso com o público e com a crítica e ao longo dos seus 8 anos no ar já foi indicado a mais 30 premiações, tendo vencido 11 vezes, entre elas Melhor Show que Você está Perdendo em não Assistir, Melhor Desenho de Comédia, Melhor Série Animada, entre outros. Archer expandiu e foi para os livros, teatro, CD´s com as músicas do desenho, colecionáveis e há uma promessa de um filme em live action assim que os produtores encerrarem o desenho. Matt Thompson, produtor executivo do desenho, e Adam Reed querem encerrar o desenho na sua décima temporada. 

Archer e seu fiel mordomo (quase escravo) Woodhouse
Recomendo totalmente que vocês assistam a Archer. É um desenho hilário, com personagens cativantes que farão vocês rirem pra valer a cada minuto de suas aventuras e confusões. Se vocês estão preparados vão em frente, pois este agente secreto tem permissão para matar a todos... de tanto rir, é claro.


Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário