quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

13 Reasons Why - 1ª Temporada: Uma Porrada na Boca do Estômago!

Suicídio é um tema forte e pesado para se falar. Imaginem então quando isso ocorre com um adolescente e acaba afetando a todos numa escola. Esse é o tema principal da série de sucesso da Netflix adaptada por Brian Yorkey, inspirada no livro de Jay Asher de 2007 chamado 13 Reasons Why, assim como o nome da série, traduzido simplesmente como os "13 Porquês" para o português.  A série ainda conta com a cantora Selena Gomez como uma das coprodutoras do show. O livro de 289 páginas é um grande best seller e já ganhou diversos prêmios literários mundo afora.

Poster da Primeira Temporada
A trama gira em torno do jovem Clay Jensen (o excelente Dylan Minnete), que recebe uma caixa misteriosa com 7 fitas K7, gravadas do lado A e B, por Hannah Baker (a ótima Katherine Langford), paixão platônica de Clay, e que suicidou-se há pouco mais do que 2 semanas atrás. Nestas fitas, Hannah conta os 13 motivos que a fizeram cometer suicídio. As instruções deixadas por Hannah são claras: cada pessoa que recebe a caixa é um dos motivos pelos quais ela se matou. E, depois que cada pessoa termina de escutar das fitas, ela deve passar a caixa para a próxima pessoa. Se alguém decidir quebrar a corrente, um outro conjunto das fitas será vazado para o público, o que os envolvidos nas fitas não querem que ocorra de jeito nenhum.

O casal fofinho: Clay e Hannah
Mesmo com temas pesados como suicídio, estupro e bullying, 13 Reasons Why cativa logo nos primeiros minutos de história e nos prende com os mistérios que levaram uma adolescente ao extremo de tirar sua própria vida. O elenco da série é fenomenal e todos, sem exceção, são de vital importância para a narrativa da história. Claro que há grande destaque para os dois protagonistas da série: Dylan Minnete e Katherine Langford. A história de amor entre ambos é bonitinha, e nos identificamos de cara com ambos. O Clay de Dylan é tímido, na dele, está sempre observando as coisas a sua volta e tem um senso de justiça muito apurado. as fitas tocam profundamente nele e ele acaba desencadeando a consciência nas pessoas envolvidas nas histórias das 13 fitas. Já a Hannah de Katherine é a típica adolescente que tenta se encaixar na vida social escolar, apesar de ser um tanto quanto dramática (qual adolescente não é?), apesar de escolhas duvidosas e ser a Rainha do Azar (tudo de errado também acontece com ela), sofreu bastante e acabou perdendo a alegria em viver.

A galerinha boa envolvida nos 13 motivos que levaram Hannah a cometer suicídio
Podemos destacar nesta primeira temporada as atuações de Christian Navarro (Tony Padilla), Alisha Boe (Jessica Davis), Brandon Flynn (Justin Foley), Justin Prentice (Bryce Walker), Miles Heizer (Alex Standall), Ross Butler (Zach Dempsey), Devin Druid (Tyler Down), Michele Selene Ang (Courtney Crimsen) e Ajiona Alexus (Sheri Holland). Todos aqui tem segredos que preferem esconder e que de alguma forma somaram para Hannah tomar uma decisão tão drástica. Derel Luke (Sr. Kevin Porter) e Kate Walsh (Olivia Baker) são os grandes destaques do elenco adulto. 

A gatinha e problemática Hannah Baker
Tiveram 3 cenas que me marcaram profundamente nesta primeira temporada. Podem ficar tranquilos, pois não são spoilers. Uma cena é uma espécie de conversa imaginária entre Clay e Hannah, onde ele finalmente revela todos os seus sentimentos por ela e a resposta dela é "Por quê você nunca me disse isso enquanto eu estava viva?". A cena toda é muito emocionante e deixaram este blogueiro que vos escreve com os olhos marejados. As outras duas cenas impactantes, como não poderia deixar de ser, é a do estupro e a do suicídio. A do suicídio então nem se fala. Os produtores quiseram mostrar uma morte "verdadeira", e não um suicídio romantizado.

Clay, obstinado a descobrir toda a verdade
Sem dúvida nenhuma 13 Reasons Why veio para debater temas de vital importância: bullying, preconceito, assédio, estupro e suicídio. A série foi extremamente elogiada pela crítica e pelo público, chegando a ser indicada a 3 prêmios neste anoa de 2018, que ainda serão disputados ao longo deste ano, incluindo Melhor Atriz de Drama para Katherine Langford no Globo de Ouro e Melhor Série de Drama no Satellite Awards. A série já foi renovada para uma segunda temporada e estreará em 2018, ainda sem data confirmada.

Típico grupinho de adolescentes imbecis e fúteis
É impossível não se viciar na série e assistir a todos os episódios um atrás do outro. Indico para todos 13 Reasons Why, pois é uma série inteligente, extremamente tocante, viciante e que explora assuntos delicados de forma clara e direta. Venham também descobrir os 13 motivos que levaram a jovem Hannah Baker a tirar a sua própria vida e descubram quantos segredos podem estar escondidos numa escola do ensino médio.


Um grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário