terça-feira, 11 de outubro de 2016

Luke Cage - Mais um sucesso do universo Marvel

O grandalhão a prova de balas: Luke Cage


Em Jessica Jones tivemos a oportunidade de conhecer Luke Cage, um personagem icônico da mitologia da Marvel, e que tem um papel importante na história da personagem. A Netflix não perdeu tempo e anunciou uma série do grandalhão, iniciando assim uma nova leva de séries de heróis e a contagem regressiva para os tão aguardados Defensores. Após terminar de assistir os 13 episódios dessa temporada de estreia, resolvi compartilhar minhas impressões, mas antes, vamos a uma leve pincelada do enredo. 


Um dos combates emocionantes de Luke e Stryker

Na série onde o herói faz sua primeira aparição, Jessica Jones, conhecemos Luke Cage como um dono de bar com super poderes, cuja pele ultra-resistente o torna  a prova de balas e resistente a diversos tipos de dano. Seu corpo age como uma verdadeira armadura, protegendo de tiros, golpes e todo tipo de dano, além de uma considerável super força. Após o rompimento de seu romance com Jessica e a destruição de seu bar, Luke recomeça a vida no Harlem, bairro  nova iorquino, conhecido como centro cultural e comercial afro-americano, onde vive de serviços gerais na barbearia do simpático Pop. Apesar de buscar levar sua vida normalmente, e tentar a todo custo não utilizar seus poderes, Luke se vê compelido a agir já que sua comunidade começa a ser ameaçada pelo crime organizado. 

Stryker roubou a cena como um vilão cruel e obcecado

A série se aprofunda na origem do herói, e apesar de apresentar distintas diferenças de sua história nos quadrinhos, presta muitas homenagens aos gibis, bem como a cultura afro-americana no geral, o que se nota não só na excelente trilha sonora (regada a muito Blues, Soul e Hip Hop) mas também fortes referências ao Blaxexploitation dos anos 70, bem como tentam apresentar a mesma atmosfera setentista de quando o personagem foi criado, mas retratando os fatos nos dias atuais. Com a trama recheada de crime e muitos vilões ao estilo gângster, a série também ganha quem curte filmes de ação com esse tipo de abordagem. o Enredo é bem coeso, e apesar do ritmo um pouco "lento" consegue agradar muito quem tem paciência e assiste todos os episódios. Quando falo em lento, me refiro ao fato que os episódios iniciais focarem mais em introduzir o personagem, sua origem, motivações e construir o desenrolar dos fatos lentamente, deixando a maior ação e reviravoltas da trama do meio pro final dos episódios. Mas ainda assim, a trama se desenvolve bem, e podemos ver que não existem pontas soltas ali, personagens carismáticos e bem utilizados, todos com um tempo de tela razoável, e mesmo alguns que pouco aparecem, conseguem cativar os fãs mesmo em suas aparições limitadas. 

Olha só quem voltou: Claire Temple! 

a série também se destaca por ter um elenco enorme de personagem simpáticos e situações interessantes e bem planejadas. De todos os personagens  há alguns que se destacam um pouco mais, e posso acentuar aqui alguns deles, como a intrépida enfermeira Claire Temple (que já apareceu em Demolidor e Jessica Jones)  a corajosa e temperamental detetive Misty Knight, o Simpático barbeiro Pop, o malandro Tuck (que também aparece em Demolidor, logo na primeira temporada) além de um time excelente de vilões, como a controladora e gananciosa vereadora  Black Mariah ou Mariah Dillard e seu primo o gângster mão de ferro Cornell "Cottonmouth" Stokes, o ardiloso e traidor Shades. Mas sem sombra de duvidas, um vilão que merece destaque é o infame Willis Stryker. Interpretado pelo ator Erik Laray Harvey, que na minha opinião roubou a cena, não só pela atuação, mas pelas semelhanças físicas com o personagem, sendo um vilão cruel que protagonizou os melhores combates contra Luke Cage na série. Destaque também pra atriz brasileira Sônia Braga, que nos brinda com uma ótima atuação como a Mãe de Claire Temple.

Atraente e destemida: Misty Knight!


A série soube apresentar bons momentos de ação e boas emoções no decorrer de seus episódios. Ao meu ver porém, a série foi um pouco inferior que as outras já lançadas de heróis da Netflix pelo fato de investir pouco no humor, e não ter o mesmo estilo "sombrio" que as séries anteriores. Isso é claro, é uma visão pessoal. Mas pra quem curte o personagem ou mesmo gosta de uma boa trama, com um plot policial vai gostar muito. Toda o clima investigativo e tiroteios da série são uma aposta interessante,  pra quem curte filmes e séries do gênero policial. A série também não deixa de abordar sutilmente temas do cotidiano afro-americano, como o racismo, o abuso policial e a luta por direitos. Outra coisa muito boa de se destacar é como que no decorrer dos episódios, vão se explorando melhor os poderes de Luke, e a intensidade da ação fica cada vez melhor, bem como os efeitos especiais também parecem ser usados de uma maneira melhor. Como um todo é uma série muito boa, e que serviu principalmente  pra cumprir um objetivo: consolidar esse novo universo Marvel nas séries. 

Outro vilão carismático: o gângster Cornell Cottonmouth Stokes


Essa consolidação pode ser sentida em praticamente todos os episódios, onde há sutis referências e ligações com as séries anteriores da Marvel-Netflix bem como referências a eventos do mundo Marvel nos cinemas. É interessante ver como aos poucos, a série vai se ligando a outros eventos no mesmo mundo e criando um mundo próprio que ajudará a estabelecer novas e mais legais tramas dentro dessa franquia de séries. Em breve, estreia a série o Punho de Ferro encerrando o ciclo das primeiras temporadas dos heróis defensores, e já foi anunciada a estreia da série da equipe formada por Luke, Punho de Ferro, Demolidor e Jessica Jones. Além da série do Justiceiro. a Marvel mostra mais uma vez que sabe agradar os fãs. Pra quem ainda não assistiu Luke Cage recomendo muito, Assistam e comentem o que acharam! 

Muito tiroteio e porrada na série! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário