terça-feira, 30 de agosto de 2016

Top 5 - Os Melhores Filmes de Gene Wilder

Mais um grande ícone do cinema se vai. Jerome Silberman, mais conhecido mundialmente pelo nome artístico de Gene Wilder, nos deixou no dia 28 de agosto de 2016 aos 83 anos. Wilder vinha passando por problemas há anos devido ao Alzheimer e sua última aparição na TV foi em 2003, quando participou de alguns episódios da série Will & Grace. O ator ganhou fama mundial quando interpretou Willy Wonka no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate em 1971. Como sou grande fã de Wilder, vou indicar os cinco filmes dele que eu mais gostei. Em sua homenagem, confiram o Top 5 - Os Melhores Filmes de Gene Wilder:

05- Primavera para Hitler (1968)

Um dos primeiros filmes de Wilder, e o primeiro da longa parceria com o excelente diretor e gênio das comédias, Mel Brooks. Produtores fracassados da Broadway tentam dar um golpe produzindo uma peça superfaturada que deveria ser um grande fracasso para que eles possam ficar com todo o dinheiro, mas o plano sai pela culatra quando a peça torna-se um sucesso. Wilder interpreta o divertido e medroso Leopold "Leo" Bloom, um produtor que só se acalma quando está esfregando um pedaço de pano velho no rosto.

Wilder aqui era apenas co-protagonista
04- A Dama de Vermelho (1984)

Grande clássico do "Cinema em Casa" do SBT! Teddy Pierce (interpretado por Gene Wilder) é um executivo extremamente correto até o dia que conhece uma misteriosa dama de vermelho, chamada de Charlotte (interpretada pela lindíssima Kelly LeBrock). Decidido a ceder à tentação, Teddy se envolve em mil confusões para conseguir um encontro romântico com Charlotte. O filme é hilário.

Grande clássico do SBT
03- Jovem Frankenstein (1974)

Comédia em preto e branco para relembrar os grandes clássicos do terror da década de 30. O filme conta mais uma vez com a parceria entre Wilder e Mel Brooks. O Dr. Frederick Frankenstein (interpretado por Wilder), recebe o testamento do seu avô e deverá ir para a Transilvânia para reivindicar sua herança. Lá, ele acaba dando prosseguimento aos experimentos do seu avô em dar vida a um ser inanimado. Grande paródia à Frankenstein, clássico escrito por Mary Shelley e com participações de Marty Feldman, Gene Hackman e Peter Boyle.

Grande sátira ao monstro feito de restos humanos
02- A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

Talvez o maior sucesso da carreira de Gene Wilder e o que o revelou para o mundo. Adaptando o livro de Roald Dahl, Gene interpreta o misterioso e excêntrico Willy Wonka, dono da fábrica Wonka de chocolates. Cinco crianças que encontrarem cinco cupons dourados espalhados pelo mundo dentro dos chocolates Wonka poderão conhecer a misteriosa fábrica que está fechada há anos. Lá eles terão a maior surpresa de suas vidas e passarão por momentos mágicos. Este é um dos meus filmes favoritos da vida inteira!

Filme que deu fama mundial à Wilder
01- Cegos, Surdos e Loucos (1989)

Este é o melhor filme de Gene Wilder, na minha opinião, e o melhor filme de comédia que vi até hoje! Ri demais com ele, aliás, nunca ri tanto com um filme de comédia como ri nesse. Gene é Dave Lyons, deficiente auditivo que vira testemunha de um assassinato juntamente com Wallace "Wally" Karew (interpretado pelo divertidíssimo Richard Pryor), um deficiente visual com pavio extremamente curto. Agora ambos correm risco de serem eliminados para que não possam testemunhar o assassinato. Imaginem o tamanho da confusão! Este foi mais um filme formado pela bela parceria entre Wilder e Pryor, que juntos fizeram 4 filmes. 

O filme mais engraçado que assisti até hoje
E para vocês? Quais são os filmes de Gene Wilder que mais te marcaram e que vocês mais curtem? Uma estrela se foi e a saudade ficará no coração de seus fãs, mas sempre teremos seus ótimos filmes para relembrar e rirmos mais um pouco.
Descanse em paz, nosso eterno Willy Wonka.

Um grande abraço.

2 comentários:

  1. Bonnie e Clyder e Expresso para Chicago entraria na minha lista

    ResponderExcluir
  2. Não conheço estes! Com certeza irei conferir! Valeu, Rafael!

    ResponderExcluir