domingo, 10 de julho de 2016

Ultraman Orb - Primeiríssimas Impressões!

A primeira forma de Orb: Special Zepellium

Olá Pessoal! A alguns dias estreou o novíssimo herói da franquia Ultraman, e como grande fã dos Gigantes de Luz, não poderia deixar de conferir essa nova aventura que a Tsuburaya trouxe para nós. E de fato, não existe melhor hora pra falar sobre Ultras, afinal estamos comemorando o aniversário de 50 anos do herói esse ano. 

O Logo oficial da série

Ok, ainda é cedo para fazermos uma análise Ultra-elaborada da série, pois até onde estou escrevendo essa matéria, estreou apenas o primeiro episódio. Mas apesar disso, esse episódio já traz muitas inovações, e coisas que apontam que essa será uma série  bem original, até por abandonar alguns clichês dos Ultras ou fazer detalhes conhecidos de maneira diferente.  Mas vamos começar falando dos detalhes mais, digamos, "técnicos". 

Orb nas formas Burn Might (vermelho) e Hurricane Slash (Azul) 

A série apresenta efeitos especiais muito bons (já era de se esperar, mas confesso que esse episódio mostrou uma qualidade até superior a do Ultra anterior nesse quesito). A Maneira como o CG interage com o cenário em si, os detalhes, é tudo fez com muito cuidado e é um verdadeiro show de imagens pra quem assiste. O episódio também é muito dinâmico, a ação não demora pra acontecer, e os fatos são apresentados rapidamente, mas de uma maneira que faz o telespectador entender e deduzir os detalhes, e ainda deixa um tom de mistério, que com certeza fará ligações com fatos que irão surgir no decorrer dos episódios. O protagonista dessa vez não parece ter um hospedeiro humano, como em algumas séries anteriores, mas parece ser o próprio Ultraman em forma humana. 

Um dos cards que Orb usa pra se transformar: Ultraman Hayata

A grande surpresa pra mim foi o ator que vive o protagonista, Hideo Ishiguro, mais conhecido pelos fãs de tokusatsu por interpretar o vilão Kai, da série Kamen Rider Den-O, e pra quem já assistiu, sabe que ele manda muito bem, é bem carismático e expressivo, e arrasou como Kai, motivo que me deixa tranquilo ao vê-lo encarnando o novo herói de M-78. Na série ele viverá o Ultra Orb, que na sua forma humana se identifica pelo nome Gai Kurenai. 

O card do Ultraman Tiga
O primeiro episódio da série não deixa muitos detalhes do enredo a vista, como já falei, muitos coisas podem ser deduzidas, mas com uma breve pesquisa na wikipédia, é possível ver uma sinopse mais detalhada do que esta por vir, então, vamos a ela:

Hideo Ishiguro, o Kai de Kamen Rider Den-o, no papel de Gai Kurenai
Há Muito tempo atrás, a terra estava ameaçada pelos monstros conhecidos como "Reis-Besta Demônio" mas as criaturas foram seladas graças a ajuda dos Ultras, em especial Hayata e Tiga. Quando criança, a jovem Naomi Yumeno sonha com um misterioso gigante de luz enfrentando um desses monstros, isso a inspira a criar a SSP ("Searching Something People" ou "pessoas procurando algo" que talvez seja a tradução mais correta), junto com seus amigos Jetta e Shin. Durante uma das investigações de Naomi, o tio dela Ittetsu, oficial da organização VTL, também investiga um misterioso tornado que aparece em Tóquio e modifica radicalmente o clima do planeta, conduzido pelo Kaijuu Mega-Basser, um dos Rei Besta-Demônio. Quando Naomi e seus amigos ficam presos no meio desse tornado, eles são salvos por Gai Kurenai, que usando um anel de luz, funde as cartas dos Ultraman Tiga e Hayata, criando uma nova forma com o poder dos dois heróis, se transformando assim em Ultraman Orb e combatendo o monstro. 

Naomi será vivida por Miyabi Matsuura, que já foi a Sailor Mercury no Live Action de Sailor Moon
Já na sinopse podemos perceber novidades que diferem dos Ultras anteriores. Agora a história não irá se focar nos típicos super esquadrões militares que defendem a terra, na linha da patrulha científica, mas sim na SSP, que nada mais é que é um grupo bem amador. com recursos escassos (o que rende algumas piadas no episódio). Interessante notar que a série tem uma boa pegada de humor, leve, sutil, mas bem presente, aquele humor clássico calcado em situações rotineiras e nada forçado. Ultras que dão tanto foco pro humor dessa forma é algo bastante novo, ainda que em séries anteriores como Ultraman Max ele ja era visto, mas não dessa forma frequente e tão escancarada. Mas no primeiro episódio, da pra perceber que o humor contrasta bem com momentos mais sérios, sem que nenhum se sobreponha ao outro, o que pra mim é um ponto positivo, dando a série coesão e fazendo os fatos fluírem de maneira bem divertida. 

A equipe completa da SSP
A nova maneira de ser transformar do Ultra também é bem interessante, já que aqui as novas formas dele são baseadas na união dos poderes de Ultras antigos. Gai Kurenai tem um visual e uma postura interessante, aparentando ser despreocupado, e até um pouco atrapalhado as vezes, mas com um senso de dever firme e bem definido, uma aparência mais séria na maior parte das vezes, disposto  a correr riscos pra salvar as pessoas, tornando ele um protagonista mais profundo. Já de cara é revelado um flashback de seu passado, bem dramático e triste, que com certeza fará ligações com o presente do herói. 

Orb chegando com tudo!
Outra coisa interessante é que a série já começa definindo o vilão principal, que não se identifica de cara, mas nas sinopses que li por aí, é chamado de Jugglus Juggler. Usando um anel similar ao do Ultra Orb, ele invoca os monstros aparentemente libertando-os de seus selos, também através de cartas. Com um perfil também sério e bem sombrio, ele com certeza será um vilão que dará trabalho pro herói. A cada monstro derrotado, aparentemente, Orb conquista uma carta de um Ultra diferente, que lhe concederá novos poderes e fusões. 

Oficial Ittetsu da VTL, Tio de Naomi
De todo, o primeiro episódio me agradou bastante, e essa boa dosagem de humor e drama, me fizeram sentir vontade de assistir a série. Esse é mais um daqueles tokus que dão gostinho de quero mais logo no primeiro episódio. A abertura da série também é bem empolgante, jogando as imagens na tela de um jeito bem legal, e também tem uma trilha sonora que empolga mais ainda! o enredo da sinais de ser daqueles que irão prender a atenção, sempre com o cuidado de não revelar muitos detalhes até o momento certo, e talvez, tenha reviravoltas que fazem a história ser mais desenvolvida. A ação também está presente, com combates detalhados, golpes bem elaborados e cenários sendo destruídos! e nem preciso dizer que o ritmo de aventura é muito grande e só tende a melhorar. 

O vilão Jugglus Juggler
Enfim, a série já está disponível em streaming pelo Crunchyroll e também nossos parceiros do Tokushare já legendaram o primeiro capítulo pra quem quiser assistir. A série já me fisgou e surpreendeu bastante, pra quem achava que a franquia Ultra estava necessitando de uma renovada, essa série veio pra provar que é possível!Espero que ela mantenha seu ritmo até o fim, e ao que parece, terá apenas 25 episódios. E que venham novas aventuras desse guerreiro da luz! 

Gai usando seu anel de luz pra se transformar em Orb!

2 comentários:

  1. É esperar para assistir legendado qdo disponível,mas confesso que não gosto do rumo que a série esta tomando,me lembra muito Kamen Rider,e isso não me agrada muito,mas como disse é esperar para assistir talvez eu mude de ideia,obg por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muita coisa ali ta se assemelhando aos riders. creio que seguirá um ritmo parecido com o de Ultraman X. mas é esperar pra ver...

      Excluir