domingo, 15 de novembro de 2015

Tokusou Sentai Dekaranger - 10 Years After: um filme excelente!


Bem, Dekaranger é um dos meus sentais favoritos (já foi o número um da lista), então, quando o filme "Tokusou Sentai Dekaranger - 10 Years After" foi anunciado, eu fiquei com a impressão de que vinha coisa boa por aí, e não estava enganado. Acabei de assistir ao filme, e achei excelente! Os 10 anos entre o final da série e a chegada deste filme deram o frescor necessário para um bom roteiro surgir, e acabou me surpreendendo pela qualidade.

Seguindo a temática investigativa original da série, uma garota alienígena chamada Carrie testemunha um crime e cabe aos Dekarangers protegerem-na de uma provável tentativa de homicídio. Contudo, os 10 anos fizeram com que a equipe original se separasse quase como um todo, e, no desenrolar dos pouco mais de 45 minutos de filme, eles se reencontram e várias situações interessantes e inteligentes acontecessem.



Como uma década se passou, cada personagem passou por algumas mudanças; a idade os amadureceu. Uns mais, outros menos, mas ficou bem nítida a mudança de rumo de alguns.

Ban, o Dekared, amadureceu bastante. De início, tive dificuldades em reconhecer Ban, porque sua postura estava bem mais séria do que originalmente, e foi uma grata surpresa vê-lo mais maduro e decidido. No final, mostrou a velha faceta humorística e sua "implicância" com Houji ao chamá-lo de parceiro.

Houji, Dekablue: no começo, achei que ele havia se tornado um homem amargurado por um acontecimento que compõe o roteiro do filme, mas foi apenas impressão. Continuou com sua postura firme e um tanto arrogante, porém, mais ligado aos demais.

Sen, Dekagreen: este não mudou praticamente nada; o mesmo detetive perspicaz e preocupado com os demais companheiros de time.

Jasmine, Dekayellow: uma das coisas que me surpreenderam no filme a envolveram. Jasmine se afastou da polícia para seguir sua vida, e de um modo que eu não esperava. Juntou-se aos outros para solucionar o caso, posteriormente.

Umeko, Dekapink: gostei de como ela reapareceu. Ainda com o mesmo jeito meigo e superotimista, Umeko teve vários momentos de brilho individual. O legal foi ver que, mesmo com seu jeito meigo de antigamente, ela também amadureceu. Foi menos impulsiva e dependente.

Tetsu, Dekabreak: o novo Boss da Polícia da Terra, manteve-se discreto, como antigamente. No entanto, me agradou bastante vê-lo mais estrategista. Foi um dos elaboradores do plano para escoltar Carrie em segurança.

Mugi Grafton e Asamu Asimov.
Os personagens clássicos da série, como Doggie Kruger e Swan também aparecem, e cada um deles têm seu momento de brilhar. Dois novos Dekarangers são introduzidos: a Neo Dekayellow e o Neo Dekared, dois novatos que assumem as vagas deixadas por Jasmine e Ban, que fora promovido para a Fire Squad. Não é mostrado muito sobre eles, a única coisa que poderiam ter explorado mais.



Outras aparições interessantes foram o Dekaranger Robo, Dekabike, a própria Dekabase e até Murphy, o cão cibernético da equipe.

É difícil falar do filme sem dar spoilers, já que 45 minutos são pouco tempo e tudo tem de acontecer da maneira mais ágil possível, mas os roteiristas colocaram na tela o que havia de melhor em Dekaranger: investigação policial com boas sacadas e resoluções simples e inteligentes. Cada ação teve uma resposta simples (apesar de engenhosa) e as pontas foram amarradas com facilidade. 

Umeko, Sen (ao fundo) e Carrie.
A presença de inimigos clássicos também foi notada, embora a trama ficasse praticamente o tempo todo sobre Carrie, o andamento do caso investigado e na reunião da equipe. Não precisa e nem podia ser diferente, afinal de contas. 

Eu não sei se a intenção dos roteiristas foi atingir os fãs mais velhos, já que algumas constantes dos últimos dois sentais, que vinham me incomodando, não apareceram: não há humor exagerado ou muito infantil; ficou tudo num bom tom, bastante condizente com a série original. 

Dekaranger - 10 Years After foi um filme que soube me prender do começo ao fim. Uma trama gostosa de assistir, bem elaborada e desenvolvida, com todos os pontos fundamentais de um filme policial (mesmo em forma de tokusatsu) deve possuir. Sem exageros, com sacadas simples e inteligentes (usei o termo várias vezes durante o texto, eu sei), valeu cada segundo na tela. Quisera eu que produzissem continuações com os personagens.

Houji, Tetsu, Jasmine, Ban, Umeko e Sen: Forever Dekaranger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário