domingo, 20 de setembro de 2015

Kamen Rider Drive e porquê a Toei falhou


Bem, Kamen Rider Drive será encerrado no episódio 48, e eu já vi o 46, então já posso dar meu parecer sobre o sucessor de Gaim, independentemente do final. Posso dizer que Drive me agradou em partes, me desagradou em partes. Se eu for analisar como um todo, Drive foi um bom rider, mas só. Neste review, colocarei os pontos que considerei fracos da saga de Tomari Shinnosuke e companhia.

1 - A Toei contou com os ovos antes deles saírem da galinha.
Bem, não sei se vocês se lembrarão, mas quando Drive foi anunciado, a Toei declarou algo mais ou menos assim: "Kamen Rider Drive mudará o modo com o qual as pessoas vêem os Kamen Riders. Drive será revolucionário". 

Pois bem, eu diria que a Toei acertou em partes: Drive, de fato, foi um rider diferente dos demais heiseis. O único que ainda me falta terminar é Den-O, e afirmo com 100% de segurança que Den-O é superior a Drive. Em apenas 20 episódios, já teve muito mais emoção e drama. Bom, como Den-O é assunto para outra postagem, continuemos com Drive. Um dos maiores problemas de Drive foram os desvios da sua trajetória, ou seja, fillers. Drive sofreu bastante com episódios sem grande significado para seu desenvolvimento. Como um rider policial, eu esperava de Drive tramas de investigação mais complexas sobre os Roidmudes, o que acontecia em Kuuga e os mistérios que envolviam os Grongis, mas o roteiro de Drive optou demais por voltas desnecessárias ou casos simples demais. A Toei prometeu revolução, mas fez o mais do mesmo. Deveriam ter seguido o caminho que Gaim deixou, mas...

Além disso, Drive pecou pelo excesso de formas e sua falta de função. Explicarei isto mais adiante.



2 - Kiriko Shijima
Acredito que ninguém vá discutir a beleza de Rio Uchida, pois a atriz/modelo é belíssima; contudo, Kiriko poderia ter rendido bem mais e passado do velho clichê de personagem feminina de suporte do Rider principal. Quando Drive começou, Kiriko chamava a atenção por dois aspectos: era extremamente mecânica no jeito de ser e sua principal função era colocar Tomari na linha quando ele se esquecia do trabalho. Com o tempo, ela foi ficando mais humana, o que é ótimo, e eu até vislumbrei a possibilidade dela se tornar uma rider, já que recebeu até sapatos com solas que podiam enfrentar os Roidmudes (que ela deve ter usado umas duas, três vezes). Porém, para a minha decepção, voltaram com o velho clichê de garota interesse amoroso/suporte. Kiriko começou a ficar mais básica, mais simplória. Tanto é, que suas aparições foram ficando mais voltadas para cuidar do irmão, Gou, Chase ou o próprio Tomari. Poderia ter ido mais longe.



3 - Gou Shijima
Bom, vou ter sucinto quanto ao Mach. Quando ele apareceu, achei que seria a antítese de Drive, porque ele era espalhafatoso e engraçado, mas Gou foi se tornando amargo e chato (para mim, que fique claro). Eu entendo que, pelo passado dele e o ódio crescente pelos Roidmudes, é plausível que ele acabasse amargo, mas não foi apenas isto: Gou teve algumas atitudes que considerei bem questionáveis e a presença dele se limitou a odiar Chase e os Roidmudes e ajudar Drive quando ele precisasse. Mesmo Kiriko foi "esquecida" por ele. Me desapontou.



4 - Gold Drive
Por que não apareceu antes? Gold Drive era o vilão que Drive precisava: frio, calculista e insano. Não consigo entender (consigo, mas não gostaria) por qual motivo ele entrou tão próximo do final da série. Os Roidmudes, exceto 001, não foram grandes ameaças. Gold Drive teria chacoalhado a série se fosse um vilão fixo e não um coadjuvante da retal final.



5 - Roidmudes
Por que vocês lutam, Roidmudes? Deixo esta pergunta no ar. Aliás, agradeço ao Guilherme por ter me dito isto, algumas semanas atrás. Só agora, pouquíssimo antes do fim de Drive, soubemos suas razões para lutar, e me pareceram bem confusas. Por falar nisso, já que cada Roidmude copia uma pessoa, por que praticamente nenhum deles vivenciou a vida da pessoa, com tudo o que ela trazia consigo? Foram basicamente explorados, apenas como monstros da semana. 



6 - Heart
Está aí um personagem que foi subutilizado. Em suas primeiras aparições, Heart demonstrou ser um guerreiro orgulhoso de ser um Roidmude, sempre ostentando sua raça. Forte, inteligente e elegante, Heart tinha tudo para ser um grande vilão, porém foi reduzido a um expectador da morte da própria espécie desde a chegada de 001 ou pouco antes. Eu sempre gostei de guerreiros orgulhosos em tokusatsu, vide Yamimaru de Turboranger, e Heart era da mesma linha. Era. Não sei o que deu na cabeça dos roteiristas para ele ser reduzido a observador. Interessante que ele passou por um processo similar ao de Gou, foi ficando amargo e inexpressivo. Voltou a aparecer na reta final, e espero que ele tenha um final digno, pois o considerei um vilão que prometia muito, mas foi esquecido.



7 - Formas do Drive e sua inutilidade geral
Outro ponto que fez Drive não ser tão bom quanto podia: o excesso de formas e sua pouca (ou quase nenhuma) função. Types Speed, Wild, Technic, Deadheat, Formula e Tridoron. Das três primeiras, Wild teve algum uso, vários episódios; já a Technic teve pouca influência, resolvendo em poucos casos. Deadheat logo passou para Mach, que fez melhor uso dela, Formula foi mais uma homenagem do que uma utilidade e Tridoron tem marcado presença desde que surgiu. Não me incomoda um rider ter várias formas, desde Kuuga isto é tendência, mas me incomoda o excesso de intromissão da Bandai na construção das séries. Compreendo que ela seja a maior patrocinadora da Toei, mas poderiam interferir menos e deixar a história fluir mais. 

Outra coisa: Tomari não precisou se esforçar nada para adquirir as formas. Bastava ele estar em uma situação de apuros que a Unidade de Crimes Especiais as criava para ele, ou seja, ele apenas utilizava a tecnologia criada, sem nenhum treinamento ou adaptação, exceto Deadheat. Citarei Hibiki, que teve apenas 3: para passar para a segunda forma, ele passou por intenso treinamento, e só conseguiu a nova forma pela necessidade da evolução dele e dos inimigos. Drive derrotou vários Roidmudes "mais poderosos" com a Type Speed. O excesso de formas, Shift Cars (a maioria foi absolutamente inútil), só serviu para criar um herói dependente de seu arsenal e não das próprias qualidades. Tomari não teve trabalho para conseguir as melhorias.



8 - O cinto
Drive Driver foi inovador, sem dúvidas, ao aliar o cinto com o bracelete (Shift Brace) e os próprios Shift Cars. Não posso negar que seja um dos cintos mais interessantes já criados, mas Krim Steinbelt (a personalidade contida no dispositivo) foi ficando chato. Se eu parar pra pensar, vou notar que ele mais atrapalhou Tomari nas batalhas do que ajudou, ou sua ajuda foi limitada, se preferirem assim. Se ele continha toda a personalidade e memórias de seu criador, por que não instruiu Drive a como lidar com os Roidmudes de maneira mais orgânica? Houve episódios em que ele sequer queria que Drive lutasse. Compreensível? Sim, mas ele poderia escolher meios mais estratégicos e seguros de lutar. Recursos não faltaram, convenhamos.

9 - A história
Drive tinha premissas interessantes: Global Freeze, raça de andróides querendo dominar o mundo, o amigo acidentado de Tomari, Kiriko e os demais, o assassinato do pai de Tomari, etc. No entanto, Drive teve muitos percalços e desvios que empobreceram a trama. A mudança de lado de Chase não me convenceu. Achei que ele brilhava muito mais como Machine Chaser do que como Kamen Rider Chase, mesmo ele tendo sido o Proto Drive. Alguns personagens de Drive tiveram pouca função, como Medic, que chegou dando pinta de maligna e acabou apenas mostrando sua subserviência à Heart. Brain e sua covardia, mesmo a maior reviravolta de Drive tendo sido obra dele e Capitão Nira. Exploraram pouco o amigo acidentado de Tomari. 

Acredito que ele poderia ter dado um tom mais dramático para a série, mas ele pouco apareceu. Também acredito que exploraram pouco o lado investigador perspicaz de Tomari, já que boa parte dos casos desvendados por ele foram simples e sem graça. O assassinato do pai de Tomari também foi pouco trabalhado. Se ele tivesse focado mais em encontrar o assassino e este provocasse mais mudanças na série, teria dado muito mais liga. Era um episódio investigando e procurando o homem que desgraçou a vida de Tomari, cinco resolvendo casos que não tinham muita importância. Ok, claro que Tomari não deveria fazer apenas isto, mas o assassino de seu pai poderia ter dado mais trabalho do que deu.

001 deveria ter aparecido antes e ficado mais tempo na trama, também. Foi um inimigo dos mais interessantes.



9.1 - Chase
Bom, eu falei um pouco sobre ele acima, mas Chase merece uma explanação mais detalhada. Machine Chaser era um vilão razoável, eu diria, mas com bom potencial. Boa força física e alguns apetrechos interessantes, além de um visual impressionante, Chase era um vilão que poderia crescer com a trama se o roteiro tivesse se aprofundado mais nele como um Roidmude e não como o primeiro Drive. Nos momentos em que ele odiava Drive, travaram bons duelos. Embora tenha sido bem elaborada, sua regeneração não me cativou, porque a personalidade de Chase era puramente robótica, e eu não consegui me afeiçoar à ele como mocinho. O papel de Shinigami (algo como carrasco) caía melhor nele, para mim.

10 - Resumo da Ópera
Kamen Rider Drive prometeu muito, mas entregou pouco. A Toei pecou ao tentar fazer uma série inteligente demais (os personagens são inteligentes e o plano de Banno é bem audacioso, mesmo difícil de compreender em alguns momentos) e com muita influência dos seriados americanos ao invés de usar artifícios da época de Kuuga e Agito, dois riders onde a polícia funcionava perfeitamente. As inovações da série foram legais, mas elas fizeram a história ser muito picotada e dependente de arsenais. O Tridoron foi interessante. Pecou por inimigos que não tinham objetivos claros e a falta de uma liderança mais proativa que a de Heart (não por sua culpa). Gold Drive deveria ter sido escalado como líder dos Roidmudes desde sempre, e Krim Steinbelt poderia ter sido mais intuitivo.

Drive também falhou ao colocar muitas cenas de humor em episódios onde o drama deveria ser o foco (até me lembrou o "humor" da Marvel) e por colocar casos onde não havia nenhuma conexão com o que se poderia esperar da ficção científica, mesmo num tokusatsu (Medic fazendo molho para alcançar a Evolução Suprema? Fala sério.). Por fim, o maior erro da Toei foi apostar demais em algo que ainda estava sendo concebido e se deixar influenciar demais pelo fator Marketing/Patrocínio/Finanças. 

Sem tantas coisas para interferir no curso natural da história, Drive teria sido bem melhor.

3 comentários:

  1. É muito interessante ler a opinião de outras pessoas sobre as séries, principalmente no meu caso, já que não tenho muito com quem trocar ideias. Acompanhei Drive e até a metade a série estava MUITO chata. A chegada do 001 mudou a trama fortemente. O fato de, a partir daí, a série ter dado uma guinada me contentou um pouco e eu fiquei, digamos, que feliz porque ao menos a série ficou melhor e teve alguns dramas bacanas. No entanto, é verdade que a série se perdeu no meio de muitas coisas, ótimos personagens foram diminuindo cada vez mais e, certamente, a série entregou menos do que prometeu. Bem menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Eu esperava bastante de Drive, e não digo que não gostei do que assisti. Drive é um bom rider, uma série com coisas interessantes, mas teve muitos pecados. Vários poderiam ser evitados, mas nem tudo é perfeito.

      Excluir
  2. Concordo com tudo, e digo mais... A serie é extremamente fraca.

    ResponderExcluir