sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Discussão: Tokusatsu é só para as Crianças?

Os Super Sentai: geralmente voltados pras crianças

Uma das recentes discussões que me peguei num dos grupos do facebook de fãs de cultura nerd em geral foi "tokusatsu é coisa de criança?". Essa é uma temática delicada, e não é uma discussão nova, desde muitos anos, muita gente questiona isso. E muitos afirmam, sem sombra de duvidas, que sim, são para crianças e até mesmo ironizam isso, sem analisar os lados da questão. Infelizmente, muitos tokufãs brasileiros não têm a mente aberta pra olhar os diversos prismas disso, seja pra dizer que sim ou que não. O preconceito com as estruturas das séries, ou mesmo o desconhecimento (pra muitos fãs, Tokusatsus se resumem aos exibidos pela extinta TV Manchete) faz com que se tirem conclusões precipitadas do tema. Outros fãs simplesmente não se importam de questionar isso, uma vez que, o que importa mesmo no fim é a diversão. Mas de qualquer forma, e indiferente do tipo de fã que você é, ou ainda se não é fã, mas resolveu ler por algum motivo, vamos lá!

Kamen Riders: geralmente voltados pra crianças e adolescentes
Heróis multicolores cheios de explosões e faíscas, será mesmo que as histórias deles são voltadas apenas pro público infantil? É claro, eu resolvi fazer uma análise pra tentar chegar a uma conclusão. E como bom defensor da democracia, acredito que tudo deve ser discutido e analisado. Não estou aqui pra impor pontos de vista, tampouco para afirmar verdades absolutas, mas vamos lidar com FATOS. Se você concorda, discorda, ou nem concorda nem discorda muito pelo contrário, seja bem-vindo a comentar!
Godzilla em 1954
Então, primeiro vamos direto a definição do que é Tokusatsu. Esse nome nada mais é que a abreviação do termo japonês "Tokushou Satsuei" que traduzido significa "filme de efeitos especiais"; muito antes de heróis clássicos como Jaspion e Changeman, esse era um termo genérico que designava qualquer série de efeitos especiais. Hoje, é adotada como sinônimo dos nossos queridos heróis japoneses. Mas, se levarmos o termo ao pé da letra, até mesmo séries ocidentais como Flash e Arrow seriam Tokusatsus. QUALQUER série que use efeitos especiais. Só de olharmos essa questão, já veremos que tokusatsu é algo muito mais amplo e abrangente do que muitos fãs pensam. Agora falando da origem dos Tokus, o primeiro Tokusatsu da história, segundo a definição mais moderna, foi o aclamado filme Godzilla de 1954, que inaugurou o que chamamos hoje de Kaijuu Eiga, que são os filmes de monstros gigantes; não só como o lagartão Godzilla, mas também Mothra, Rodan, Anguirus e tantos outros monstros dessa mitologia.

Vários Kaijuu enfrentando King Guidorah

Como é de se saber, essas criaturas eram retratadas como forças naturais destruidoras, e no cinema eram classificados como filmes de Terror, Suspense e Ficção Cientifica. Ou Seja, desde os primórdios do Tokusatsu, o público infantil não era o foco das séries. Muitos devem se questionar "Ah, mas esses filmes de monstros não eram pra crianças?" Não. eles tinham uma mensagem, uma temática, e eram filmes que buscavam impressionar o público.

Ultraseven X: um dos Ultras voltados pro publico mais velho

Muitos preconceituosos dizem que tokus são voltados "só para vender brinquedos" e esquecem que esses filmes tinham um contexto da busca dos japoneses em fazer produções próprias, pra se defender da invasão de personagens ocidentais, como Superman e Capitão América, recheados de nacionalismo e forte menção à cultura da terra do Tio Sam. Os Kaijuus não só refletiam os temores da bomba atômica, que aterrorizou o Japão nos anos 40, bem como eram seres que mostravam o quanto a inconsequência humana trazia resultados danosos ao mundo. Hoje, esses filmes não têm o mesmo efeito aterrador de antes, mas numa época onde obras como Psicose faziam pessoas desmaiarem no cinema, a ideia de um monstro gigante cuspidor de radiação não era nada leve. Resumindo, Os Tokusatsus, de início, tinham mais chance de ser voltados pro público mais velho que pro público infantil. Assim como também havia a série investigativa Ultra Q, uma espécie de "Arquivo X" de monstros.

Kamen Rider Den-O: sucesso entre as crianças

"Ah, mas e os tokus hoje? Essas séries feitas só pra vender brinquedos?", sempre esse argumento. Não se pode negar que num mundo hoje onde o dinheiro impera, o lucro mercadológico caminha quase sempre na frente da arte. Em Tokus, não é diferente, mas analisando os Tokus em seus diversos gêneros atuais, seria ingenuidade dizer que seriam voltados pra um público X ou Y. Por que? O mundo Toku tem mais de 60 anos, e desde Gekko Kamen, de 1958, (considerado o primeiro herói dos tokusatsus) tem sido lançados inúmeros Tokus das mais diversas vertentes.

Kabutack: Tokusatsu voltado pra Crianças

Falando das franquias mais famosas e mais conhecidas do grande público, que não, não resumem o mundo Tokusatsu, existem muitas outras por aí. Começando pelos Super Sentai, que no geral, são os que mais são voltados ao público infantil, ainda que existam menções ao público infanto-juvenil e adulto. Alguns Sentais realmente chocam pelas cenas mais pesadas, como a morte de Timefire em Timeranger ou ainda a de Gai Yuki em Jetman, sendo esse último um sentai bastante melancólico e até mesmo em um dos episódios uma personagem cogita se matar devido a traição que sofreu, coisas que, honestamente, crianças não entenderiam. Apesar de que, o grosso dos Super Sentai são sim, para crianças.

SPOILER: A morte de Naoto (TimeFire) de Timeranger
Os Kamen Riders desde sua origem, buscam o público infanto-juvenil, uma vez que a maioria das séries parece mais voltada aos adolescentes. O primeiro Rider tinha mistérios, mortes e tramas complexas, o que já é esperado desses heróis. "Mas isso era da época, sem falar que crianças japonesas tem uma cultura diferente." De fato, os japoneses veem algumas questões de maneira diferente de nós ocidentais, mas as diferenças não são tão grandes a ponto de deixar que algumas coisas sejam exibidas só para crianças. Desde os riders mais antigos da era Showa, onde, por exemplo, a familia de Shiro Kazami, o Kamen Rider V3, é brutalmente assassinada, incluindo sua irmã menor, e as cenas são mostradas quase sem pudor ou ainda recentemente na era Heisei, onde em Kamen Rider Kiva, há menções sexuais ditas por Kurenai Otoya em PLENA MANHÃ DE DOMINGO!

Um dos momentos de Shin Kamen Rider
No geral, a franquia, assim como os Ultraman, é bastante ampla, voltada pros mais diversos públicos. Numa mesma safra de séries podemos ter Den-O, xodó das crianças japonesas e ainda Shin, filme recheado de nudez e violência. Os Metal Hero também têm essa dicotomia, onde temos o maduro Metalder e as séries pra crianças pequenas Robotack e Kabutack. Deve-se lembrar também que os fãs dessas séries mais consagradas crescem, e pode parecer que não, mas produtoras sabem disso e investem nisso; não é à toa que temos séries que fazem menção às antigas ou que busquem um publico mais velho, como o recente mangá de Ultraman, com uma história que segue o mesmo contexto da história original de 1966. Ainda hoje, temos séries que buscam o público adulto apenas, como o caso da bem-sucedida série Garo e Shougeki Gouraigan. 


O Bonitão Shin Kamen Rider

Enfim, de toda essa conversa que tivemos, podemos concluir algumas coisas:

A fantástica Série Garo
Tokusatsus são voltados pra crianças? Também.
Apenas pra crianças? Não.


Shougeki Gouraigan
Ou seja, NÃO EXISTE nada que comprove que Tokus são voltados exclusivamente pra um público em si. Existem Tokusatsus que são voltados pra qualquer que seja o público. Temos Tokus dos mais diversos tipos, além de Live-Actions que exploram os mais diversos públicos e temáticas (vide por exemplo Patrine que é voltada pra meninas especificamente, e até Tokus pornográficos!) Resumindo, não existe regra ou padrão que defina pra qual público os Tokusatsus são voltados.

Uma das cenas..Hã...."indiscretas" de Shougeki Gouraigan
Concordam? Discordam? Acham que deveria acrescentar algo? Comentem aí! Valeu!

Shougeki Gouraigan: Censurado pra evitar problemas...

6 comentários:

  1. Ótimo texto! Realmente é questao delicada! Dificil para mim ser tao racional, sendo tao apaixonado por esse universo como sou.

    Enfim, acho que depende muito da obra, e acho dificilnos estudios abandonarem completamemte as cores e aqueles designs de monstro "mais bobinho", mas isso tb nao quer dizer que nao possa existir diferentes camadas de texto em uma serie. Claro que explicar isso para uma pessoa que nao seja fã é quase impossivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. o que eu mais detesto na ideia de que tokus são exclusivamente infantis é isso. a rejeição de quem não conhece. mas como vc, eu tbm amo tokus e acho que é uma questão bem ampla, pois existem tokus dos mais diversos tipos e pros mais amplos publicos.

      Excluir
  2. super sentai não acho que seja só para crianças acho que os adultos também podem gosta pois devemos continuar com espírito de crianças e ações de adultos vocês não acham, só por que nós crescemos não quer dizer que devemos deixar de gosta das coisas de crianças na minha opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é realmente. tem muitos sentais que tem uma pegada agradavel aos adultos e adolescentes, como bioman, boukenger, timeranger, etc. mas o que eu quis dizer é que a maioria é mais voltada pras crianças. mas de qualquer forma, como vc disse, temos que manter a criança em nós viva! Obrigado pela opinião!

      Excluir
  3. Texto muito bem escrito e muito bem colocado. Você deu uma definição perfeito do que é Tokusatsu, e também, as ideias dos filmes de Kaijus também! Compartilho da mesma opinião que vc, e acho que no mundo Tokusatsu, não existe regra, nem um público alvo específico. Um bom exemplo nos dias atuais são os Riders, muitos criticam dizendo que as séries estão muito infantis, mas apesar da descaracterização, series como Gaim, que tem um visual bem infantil, mas roteiros complexos e impactantes, então acho que hoje as produtoras, pensam em consquistar um público muito maior do que as "Apenas" as crianças. Outra coisa, e que até mesmo empresas como a Bandai, hoje investem pensando nos adultos, como linhas de Brinquedos colecionavéis, uma vez que o colecionismo tem aumentado muito nos últimos anos, devido ao sucesso da cultura Nerd, e o principal consumidor desses produtos, são os adultos ... E isso, parabéns pela matéria! E viva o Tokusatsu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode crer Obrigado! eu também acho que tokusatsu é algo bem amplo pra ser resumido a um publico só. todos os fãs gostam e curtem. sejam crianças, adolescentes, adultos, meninos e meninas, homens ou mulheres. e viva o tokusatsu!

      Excluir