terça-feira, 7 de abril de 2015

Denji Sentai Megaranger, um SUPER SENTAI!


Começo este texto já explicando a redundância do "SUPER SENTAI": Denji Sentai Megaranger é, sem qualquer sombra de dúvidas, um sentai excelente, excepcional, extraordinário. Calma, explicarei neste review o motivo da minha empolgação. Megaranger conta a saga de 5 estudantes da Academia Moroboshi que se tornam heróis ao acaso, quando Nezirezia, um grupo invasor de outra dimensão, resolve dominar a Terra através da tecnologia e distorção do tempo-espaço, e cabe a INET (grupo de cientistas comandado pelo Dr. Kubota, o mentor e criador do grupo) a difícil tarefa de proteger todos da ameaça. Para isto, Dr. Kubota dá a cinco estudantes os Digitizers, braceletes que efetuam a transformação da forma civil para os Mega Suits dos Megarangers.



Dr. Kubota.
Um grande marco de Megaranger foi utilizar vídeo-games e internet como ferramentas para construção de armas e estudar ou formar estratégias para vencer o inimigo. Sendo um sentai de 97, a internet ainda não era tão popular mundialmente, e Megaranger já retratava coisas como teleconferência, smartphones, blogs e redes sociais em geral. Megaranger começa sendo um jogo de Arcade, e que culmina com a seleção do MegaRed. Outro ponto importante: apesar de usar adolescentes como os heróis, Megaranger não é infantilizado. A trama é simples, sem grande complexidade ou drama, mas é muito bem-feita. A participação de crianças na série é pouca, mas traz bons frutos: em um episódio, garotos não acreditavam em um que dizia conhecer a MegaPink, apesar de ele jurar conhecê-la.

Ao saber disso, ela aparece na forma transformada para todos os garotos verem que não era mentira, proporcionando um momento de muita alegria para o garotinho caçoado e emoção para quem assistiu. Houve outros episódios assim, mas não estragarei a surpresa. Duas curiosidades: durante a série, o MegaRed recebe um upgrade chamado Battle Rizer. Com ele, ele pode dar 2 golpes: Rizer Punch e Rizer Chop. Os golpes são, se não tiverem sido uma homenagem, absolutamente similares aos golpes Rider Chop e Rider Punch do Kamen Rider Black. A outra curiosidade, mas é pessoal minha e não-oficial, seria a forte semelhança que Kamen Rider Fourze tem com Megaranger. 

Tenho a forte impressão que Fourze bebeu muito da fonte de Megaranger. A pegada da série é bem similar.

Dr. Hineler, Shiborena, Yugande, Guireru, Kunekunes e o Neziranger.

Falando sobre os vilões, Nezirezia conta com Dr. Hineler, o principal cientista da organização, Shiborena e Yugande, os "generais". Ambos são interessantes, especialmente Shiborena. Ela é calma, mantém sempre o tom de voz tranquilo, aparece para comandar os monstros e volta para a base. Me chama a atenção pela tranquilidade dela enquanto em campo. Já Yugande é impulsivo, gosta de batalhar. Não diria que é muito forte, mas dá algum trabalho para os heróis. Guireru entra no andamento da série, e era o general mais astuto de todos até achar que poderia enganar Hineler e tomar o controle de Nezirezia. Mal sabia ele que Hineler já sabia de seus planos e seu destino já estava traçado.

Jaden Sentai Neziranger são a grande inovação da série: um sentai maligno. O Neziranger é criado por Dr. Hineler para tentar contra-atacar o Megaranger após sucessivas derrotas. Cada um dos cinco é focado em derrotar seu rival colorido, e eles são extremamente fortes e cruéis. Porém, usam o poder vindo do Senhor Jabius, criador de Nezirezia, e isso diminui sem tempo de vida. Eles não têm empatia alguma por nada, nem por seus colegas de grupo.

Agora, os heróis:

Os 6 membros do Megaranger são interessantes, cada um do seu modo. Uma das coisas que gosto em Megaranger é que cada membro teve seu papel dentro da série, nenhum ficou subutilizado ou perdeu espaço em algum momento. Embora MegaRed protagonize a maioria dos episódios, todos têm sua oportunidade de brilhar em cada um dos 51 episódios, mesmo quando não são as estrelas. Como estudantes, suas histórias são muito voltadas para os estudos, pois estão no último ano do colégio e já aparece a preocupação com o futuro, com a faculdade. Os cinco integrantes principais têm 18 anos cada, e o MegaSilver, 25.

Kenta Date, o MegaRed: atrapalhado, doido por Yakiniku e nem sempre com boa visão estratégica, Kenta é o líder/não-líder do Megaranger. Embora muito atrapalhado e mal aluno, seu coração e caráter fazem dele um bom vermelho. Protagoniza a maior parte dos episódios.

Kouichiro Endo, o MegaBlack: líder funcional do time, é o típico estudante certinho japonês. Muito inteligente, focado e amante de futebol, Kouichiro tenta dividir seu tempo entre os estudos e suas atividades de herói. Bastante inteligente e sabe manter os demais motivados.

Shun Namiki, o MegaBlue: mais ou menos uma mistura entre Kenta e Kouichiro, Shun sabe dosar melhor a seriedade com a vida de um jovem de 18 anos. Shun desenvolve projetos com Computação Gráfica e divide da mesma seriedade que Kouichiro quanto aos inimigos.

Chisato Jogasaki, a MegaYellow: cantora e amante de fotografia, Chisato é muito próxima da MegaPink. Uma menina muito inteligente, sensível, corajosa e forte, Chisato não tem medo algum de enfrentar as adversidades. Em vários momentos da série, ela mostrou uma forte determinação e senso de esperança no grupo, nos estudos e na vitória.

Miku Imamura, a MegaPink: a mais infantil do grupo, mas nada que incomode ou seja exagerado. Aluna regular, Miku nunca escondeu que quer namorar Shun e é comilona. Passa por um processo de insegurança, no começo da série, mas logo passa a confiar em si e se torna uma garota tão forte quanto Chisato. Miku é divertida, carismática e desengonçada, sempre batendo em Chisato sem querer.

Yuusaku Hayakawa, o MegaSilver: o mais velho do time, é chefe do Departamento de Desenvolvimento Especial da INET, sendo um dos criadores dos Mega Suits e dos veículos do time. Bem mais velho que os demais, MegaSilver não aparece em todos os episódios. Alguns, ele apenas dá um apoio para o time. O visual dele (forma civil) lembra muito o de Kotarou Minami, o Kamen Rider Black. MegaSilver seria o primeiro Megaranger, mas o protótipo possuía alguns defeitos.

Galaxy Mega, o robô principal de Megaranger.
Outra coisa que adoro em Megaranger: os robôs da série não são simples armas, especialmente o Galaxy Mega, o robô principal. Há todo um cuidado da INET na criação e conservação dos robôs, e eles passam por situações sérias de avarias e até roubos. Todos são bonitos e tem participação boa na série. Em um episódio, Shougo Kawasaki, engenheiro-chefe da área de manutenção da INET, quase dá sua vida mantendo um dos robôs ativo até que os Megarangers chegassem, prometendo deixá-lo como novo, após o reparo.

Por fim, há um duelo de bastidores muito interessante entre Dr. Kubota e Dr. Hineler. Ambos têm um passado e cada um deles tenta desesperadamente vencer o outro, dentro do prisma bem x mal. Hineler é um vilão que cresce demais na segunda metade da série, e Kubota é um mentor dos bons, quase um pai para os 6. Eu não consegui ver grandes defeitos na série. Começa excelente, termina igualmente excelente. Não é uma série com forte drama, mas há ótimos momentos de tensão, humor, mas sem infantilizar, muita ação e histórias bem tramadas.

Sem mais, Megaranger é um SUPER SENTAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário