quinta-feira, 9 de abril de 2015

B´T X – Um Anime Fraco pra Regular

Há tempos estava tentando arrumar uma hora vaga pra assistir animes e durante o feriadão escolhi aquele que iria começar a minha nova Era de Animes: B´T X, criação de Masami Kurumada, o mesmo criador de Saint Seiya. Quem me conhece sabe que sou fã dos Cavaleiros do Zodíaco, então decidi pegar o que havia de animes de Kurumada legendados para assistir e conferir suas outras criações.

Teppei e seus amigos

B´T X foi um mangá criado em 1994 e foi publicado até 2000. Em 1996 virou anime contendo 25 episódios e em 1997 teve outra temporada chamada B´T X Neo, com mais 14 episódios. O Império das Máquinas querem dominar o mundo e substituir todas as criaturas vivas por seres robóticos ou androides. O Império conta com a ajuda dos B´Ts (leiam bitus), que são robôs com formas de animais (cavalos, dragões, tartarugas, etc) que ganham vida através do sangue de um dono. Assim que o B´T nasce ele só obedecerá aos comandos do seu dono. 

Teppei e X
Teppei Takamiya, um jovem corajoso e impulsivo, vai reencontrar seu irmão mais velho, o cientista Kotaro Takamiya, quando este é sequestrado pelo Império das Máquinas. O Império quer que Kotaro termine o B´T supremo: Raphaello. Durante o sequestro Teppei é ferido e seu sangue revive B´T X, um B´T lendário que estava jogado às sucatas. Agora cabe à Teppei e B´T X salvarem Kotaro e impedirem a conclusão da evolução de Raphaello.

Alguns B´ts e seus donos
A primeira temporada é bem arrastada e chata. Basicamente serve para apresentar os personagens do anime, os generais do Império das Máquinas, e apresentar alguns mistérios como o renascimento de X. Se cada B´T só aceita ordens de seus donos, então como X aceita as ordens de Teppei e é revivido por ele, uma vez que eles nunca se viram antes? Quem são as crianças que estão entre o Imperador e seus comandados?

Teppei enfrenta o General Metalface
A segunda temporada melhora e muito. A ação desenvolve mais e a história também, assim como o traço do desenho também melhora. Surgem alguns novos personagens e o anime caminhava para se recuperar bem, até começar os episódios finais. Para se ter uma ideia a batalha final contra Raphaello, que é tão aguardada durante todo o anime, só ocorre no último episódio e mesmo assim não vemos tudo. B´T X possui bons personagens e os dramas de cada um são bem explorados durante a segunda temporada.

Mais alguns personagens
Bom, outra coisa que eu não curto são esses animes onde quem vai pro combate é algum robô, animal, ser poderoso que não seja os próprios heróis do anime. B´T X é exatamente nessa linha. Comecei torcendo o nariz por causa desse tipo de anime, porém após alguns episódios fui me acostumando com a ideia para que no final de tudo eu voltasse à lembrar porque eu não curto animes assim. Prefiro o bom e velho combate mano a mano. 

Teppei e seu "Punho de Messias" com X ao fundo
A questão do visual de alguns personagens de Kurumada lembrarem muito os personagens dos Cavaleiros não me incomodou. Aliás, vi em algum lugar que Kurumada disse que seus personagens são todos parecidos porque eles seriam reencarnações. Ou seja, pobre Seiya. O bicho tá lutando há anos até hoje, vida após vida. B´T X ainda tem direito à uma Seiya! Karen é a cara do Seiya também, assim como Teppei!

Karen, a Seiya!!!
Se vocês curtem animes e querem matar a curiosidade sobre outras produções do Kurumada, assim como eu queria, assistam à B´T X. Tirem suas próprias conclusões. O que é ruim pra um pode ser bom pra outro. 


Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário