quarta-feira, 18 de março de 2015

Grandes Ícones do Cinema de Ação dos Anos 80-90


Meus queridos amiguinhos e amiguinhas nerds! Como vão?

Este fim de semana estava na casa da minha sogra e estava passando “Duro de Matar 4.0” na TV. Comecei à pensar como John McClane era sinistrão e como ele é um dos grandes ícones do cinema e da cultura pop/nerd. Imediatamente meu cérebro nerd começou a bolar uma pequena lista (nós nerds amamos fazer isso) com os grandes ícones do cinema de ação dos anos 80-90, e são eles:

- Daniel San (Karate Kid): Tudo bem, tudo bem. Eu sei que Ralph Macchio não leva o menor jeito como astro de ação, mas é inegável que o Daniel Larusso dele é um grande ícone do cinema de ação, sendo reverenciado em muitas homenagens até hoje em dia. Não tem como deixa-lo de fora desta lista. O filme teve mais 4 continuações, sendo um deles um reboot com o grande Jackie Chan.

Daniel e seu ataque mortal
- Max Rockatansky (Mad Max): Mel Gibson está ótimo no papel do vingativo e frio patrulheiro da Polícia. O filme foi um sucesso de público e crítica; rendeu mais 3 continuações, sendo que a última será lançada ainda esse ano.

Mad Max patrulhando as estradas
- Indiana Jones (Indiana Jones): o corajoso arqueólogo aventureiro Henry Walton "Indiana" Jones Jr., mais conhecido como Indiana Jones, é um grande ícone. Harrison Ford interpretou inúmeras cenas que ficaram gravadas na cultura pop/nerd até os dias atuais. Quem nunca se imaginou fugindo de uma pedra gigante deslizante ou pegou seu boné em qualquer lugar se imaginando pegando o chapéu de Indy que quase ficou preso numa câmara secreta? O filme teve mais 3 continuações.

Indy e seu chapéu característico
- Rocky Balboa (Rocky): esse é um personagem que eu gosto muito. Sylvester Stallone nos presenteou com um boxeador humilde que nunca desiste e se dedica ao máximo sempre. Todas as vezes que assisto à um filme qualquer da franquia confesso que fico arrepiado quando toca a música tema do personagem e ele começa sua virada rumo a vitória! Rocky surgiu como uma drama inspirador e acabou virando um grande ícone do cinema de ação. O filme teve mais 4 continuações.

Rocky posando com seu cinturão
- Exterminador, T800 (O Exterminador do Futuro): não iria incluí-lo na minha lista, mas como meu amigo Marcos sugeriu e realmente não se pode negar que Arnold Schwarzenegger transformou o personagem num grande ícone do cinema de ação, acabei incluindo-o. O personagem começou como uma máquina perfeita de matança (literalmente), um grande vilão, mas agradou tanto ao público que acabou retornando como o mocinho da franquia. O filme teve mais 4 continuações, sendo que a última ainda irá estrear este ano.

T800 e sua carinha de poucos amigos
- Martin Riggs e Roger Murtaugh (Máquina Mortífera): interpretado por Mel Gibson, Martin era um policial porralouca. Não ligava pra nada, não se importava com sua vida, mas as coisas mudaram um pouco quando ele conheceu seu novo parceiro, o tranquilo e quase aposentado policial Roger Murtaugh, interpretado por Danny Glover. Por anos eles foram a dupla policial mais famosa do mundo, inspirando vários filmes com a tradicional dupla do policial negro e policial branco onde um é o oposto do outro em personalidade. O filme teve 3 continuações.

A grande dupla dos filmes policiais
- Axel Foley (Um Tira da Pesada): Eddie Murphy explodiu para o mundo no papel do detetive Axel Foley. Um tanto quanto malandro, quanto policial linha dura, Axel vira Beverly Hills de cabeça pra baixo investigando crimes. Ele é uma figuraça!!! O filme teve 2 continuações.

Axel dando um Ok pra nosso blog

- John James Rambo (Rambo): grande ícone do cinema de ação. O veterano e traumatizado herói de guerra tenta fugir do seu passado e da violência, mas parece que Rambo atrai a guerra pra ele. Sylvester Stallone imortalizou o personagem que usa uma faixa vermelha na testa e mata com facilidade. O filme teve 3 continuações.

Rambo e sua fiel companheira
- John McClane (Duro de Matar): pra mim, o grande ícone do cinema de ação de qualquer época. Bruce Willis interpreta o policial de Nova York que sempre está no lugar errado e na hora errada (ou seria na hora certa e no lugar certo???). McClane é extremamente sarcástico e consegue começar uma guerra contra um exército com apenas uma pistola e termina acabando com todos usando sua inteligência e as próprias armas dos inimigos. Imortalizou a frase: “Yippee-ki-yay, motherfucker”!!! O filme teve 4 continuações.

McClane, simplesmente, o cara!!!
E para vocês? Quem são os grandes ícones dos filmes de ação dos anos 80-90?

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário