segunda-feira, 9 de março de 2015

A Fantástica Fábrica de Chocolate – Um Clássico para todas as Gerações

Acredito que muitos conhecem de cor e salteado os filmes “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, seja a versão clássica de 1971 ou a nova versão de 2005. Inspirado no livro de sucesso mundial escrito pelo galês Roald Dahl em 1964, “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate”, conta uma história que fez milhares de crianças e adultos se apaixonarem por ela de cara. O livro ainda teve uma sequência chamada “Charlie e o Grande Elevador de Vidro”.

Capa do Livro
Tudo gira em torno de Willy Wonka, um misterioso doceiro e dono de uma maravilhosa e misteriosa fábrica de chocolates de sucesso mundial, que manteve-se fechada para visitantes durante décadas. Agora, com uma promoção que dará um dia de visitas na fábrica para aqueles que acharem os cinco bilhetes dourados, cinco crianças sortudas acompanhadas de seus pais, irão conhecer os mais estranhos e maravilhosos doces do mundo, juntamente com um mundo de surpresas e acontecimentos mágicos. 

Poster do filme de 1971
Tanto o livro quanto os dois filmes focam no comportamento das cinco crianças para educarem seus leitores/telespectadores e mostrarem as atitudes erradas de cada uma. Augustus Gloop é guloso e esfomeado, Veruca Salt é extremamente mimada e mal educada, Violet Beauregarde vive mascando chicletes e é muito competitiva (comportamento mais explorado no filme de 2005), Mike Teavee é viciado em televisão e não aproveita o tempo com as outras pessoas; Charlie Bucket é um menino bom, doce (sem trocadilhos com o nome do filme/livro), esforçado e que se preocupa sempre com os outros. 

Wonka e as crianças. Da esquerda pra direita: Augustus, Violet, Charlie, Veruca e Mike.
Eu sou um eterno fã e adorador do filme de 1971 estrelado pelo magnífico Gene Wilder como Willy Wonka. Wilder soube captar perfeitamente a personalidade do excêntrico e misterioso dono da Fábrica Wonka, o que não foi visto pelo igualmente excelente ator Johnny Depp em 2005, e olha que Depp é fenomenal, um camaleão. Mas, o Wonka de Depp é tapado, abobalhado; enquanto de Wilder é decidido e confiante. Lendo o livro, identificamos melhor Wonka em Wilder do que em Depp.

Wonka e os Oompa Loompas
Por falar no livro, ironicamente o filme de 2005 é mais fiel à ele do que o filme de 1971 (tirando toda a parte do pai de Wonka que não existe no livro), mas o filme de 1971 é mais mágico, mais atraente e envolvente. Os Oompa Loompas de 1971 também são bem mais carismáticos do que os de 2005, aliás, os de 2005 não me agradaram muito (são bem feios e sinistros!!!). As musiquinhas também de 1971 são muito mais agradáveis do que as de 2005, aliás em 2005 quase não tiveram músicas como o filme de 1971. Parece que Tim Burton não acertou bem a mão nessa parte da releitura do clássico dirigido por Mel Stuart.

Poster do filme de 2005
Mas, Burton soube atualizar muito bem as crianças para os dias de hoje, especialmente Mike Teavee (viciado em jogos violentos e programação violenta para crianças na televisão) e Violet Beauregarde (competitiva ao extremo). Os avós de Charlie também ficaram mais atuais para os nossos tempos.

Que tal um mergulho no rio de chocolate?
Curiosamente, o primeiro filme foi um fracasso nas bilheterias e fez com que Dahl não permitissem que adaptassem mais nenhum livro seu, nem mesmo a sequência lógica que seria “Charlie e o Grande Elevador de Vidro”. Já o filme de 2005 foi aclamado pela crítica e foi um sucesso estrondoso de bilheteria arrecadando mais de U$ 475 milhões em todo o mundo.

Wonka e suas novas crianças
Já perdi a conta de quantas vezes assisti ao filme clássico de 1971 e até hoje, foi o melhor presente surpresa que ganhei da minha querida esposa de Natal: o dvd da Fantástica Fábrica de Chocolate. Sei e canto todas as músicas do filme, além de ter a trilha sonora do filme em meu computador.

Os novos e bizarros Oompa Loompas
Há algumas diferenças entre os filmes de 1971 e o de 2005, assim como personagens que não existem em um filme ou no outro. O melhor à fazer é cada um ver os dois filmes, se puder ler também os livros, e tirar suas próprias conclusões de qual é o melhor, mas, ambos são extremamente divertidos de se assistir! Divirtam-se! Ah! E preparem-se pra ficarem com muita água na boca porque tem cada guloseima mais bonita do que a outra!

 
Trailer de 1971

 Trailer de 2005

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário