quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Batman - A Piada Mortal - Uma HQ Épica!

Caros amigos!

Falando de hqs inesquecíveis com os amigos, me recordei de "Batman - A Piada Mortal", clássico escrito por Alan Moore e desenhada brilhantemente por Brian Bolland; publicada pela DC Comics em 1988.
Capa da revista
Esta é simplesmente uma das melhores histórias que eu já li envolvendo o Homem Morcego e o louco Coringa. Não é à toa que acabou estabelecendo a origem "oficial" do palhaço do crime e inspirando claramente ao filme de Christopher Nolan, "O Cavaleiro das Trevas". O Coringa perfeito de Heath Ledger bebeu e muito desta fonte de inspiração.

Mais uma vez o Coringa foge do Asilo Arkham e cabe ao Homem Morcego tentar trazê-lo de volta, só que desta vez o Coringa quer provar que qualquer um, por mais equilibrado que seja, por mais honesto que seja, se pressionado da forma e da maneira correta pode enlouquecer. Seu alvo é o Comissário Gordon. 

Há bastante violência na história, incluindo a famosa cena onde o Coringa deixa Barbara Gordon aleijada com um tiro enquanto sorri e conta uma piada friamente. Ninguém sabe ao certo, mas dá à entender que o Coringa também a estupra na frente de seu pai. Os diálogos entre Batman e Coringa são excepcionais.

Coringa atirando em Barbara
A origem do Coringa é contada através de vários flashbacks. O final da história é surpreendente e já deixou várias teorias no ar o seu desfecho. A primeira vez que o Coringa mostra sua face transformada às gargalhadas com uma mistura de espanto e loucura é perturbadora e impactante.

O Coringa de Ledger quer fazer justamente o que Moore propôs. Ele não quer saber de dinheiro, nem de fama. Seu real objetivo é provar que qualquer pessoa pode ser levada ao seu limite e enlouquecer. Sua obsessão por Batman é justamente essa: ele vê no Homem Morcego a figura altruísta, corajosa e que inspira o bem e a esperança na população, por isso ele quer destruir o Batman, mas não fisicamente, e sim mentalmente. A relação entre ambos é insana e sempre será.

Recomendo com toda certeza esta empolgante e curta história. A Editora Panini relançou este clássico com capa dura. Vale muito a pena correr atrás e a ter em sua coleção.

Loucura, loucura, loucura!!!

Um grande abraço!

Um comentário: