quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O Grande Dragão Branco – Um Clássico da Pancadaria!


Há um tempo estava querendo fazer uma sessão aqui no blog pra falar sobre os filmes que são grandes clássicos, sejam clássicos de uma geração ou clássicos da cultura pop/nerd, e não poderia haver uma maneira melhor do que começar esta sessão falando deste filme, que eu adoro!

Poster mais conhecido do Filme
Nas décadas de 80 e 90 o cinema de ação estava muito em alta com seus filmes de pancadaria. Aqui, a história não era fundamental, e sim as cenas de ação e as coreografias das lutas. Tivemos uma inundação de filmes de competições de artes marciais, vinganças e resgates. Nesse período, um astro surgiu e foi dominante por muitos anos nestes tipos de filmes: Jean-Claude Van Damme. Quem aqui nunca vibrou e torceu por ele em filmes como “Kickboxer – O Desafio do Dragão”? “Cyborg – O Dragão do Futuro”? “Garantia de Morte”? “Duplo Impacto”? Entre tantos outros bons filmes. Mas, não devemos esquecer que esta febre iniciou-se com “O Grande Dragão Branco”, filme que alçou Van Damme ao estrelato.

O filme conta a história de Frank Dux (Van Damme), um lutador que vai à Hong Kong disputar um torneio de artes marciais secreto conhecido como Kumite, com a intenção de honrar seu Mestre. História simples, não? "Bloodsport", nome original do filme, que traduzido seria algo como "Esporte Sangrento" (não, não aquele outro estrelado por Mark Dacascos sobre capoeira), combina perfeitamente com o filme mesmo. Tem sangue pra dar e vender aqui nas lutas exibidas.

Frank e Jackson juntos
Produzido por Mark DiSalle, Yoram Globus e Menahem Golan em 1988 e dirigido por Newt Arnold, “O Grande Dragão Branco” é baseado em fatos da vida de Frank Dux, que criou o estilo Dux Ryu Ninjutsu. O próprio Dux participou das gravações do filme, ajudando a criar as coreografias de lutas e orientando nas histórias de sua vida. Algumas partes do filme foram fictícias, como a cena em que o jovem Frank invade a casa do seu futuro Mestre para tentar roubar uma espada. A juventude de Frank Dux é retratada através de alguns flashbacks que ele tem enquanto vai visitar o Sr. Tanaka, o seu Mestre. O filme possui boa ação, humor na dose certa, bons atores e ótima trilha sonora. 

O sinistro e frio Chong Li
Van Damme está muito bem no seu primeiro papel como protagonista. Parece estar bem à vontade, usa os golpes que seriam suas marcas registradas em todos os filmes (chutes giratórios e espacate total) e usa expressões meio exageradas quando aplica alguns golpes. Preciso destacar aqui o ator Donald Gibb que interpreta Ray Jackson. O cara é truculento, cômico e faz uma boa parceria com Van Damme na tela. Ainda temos um jovem Forest Whitaker como Rawlins, um dos responsáveis militares por trazer Dux pros Estados Unidos são e salvo. E lógico, Bolo Yeung como o frio e terrível Chong Li, não passa despercebido. 

Van Damme e Leah Ayres, a Janice Kent, interesse romântico de Frank no filme
Apesar de alguns detalhes hoje em dia chamarem mais atenção por seus furos, eles não tiram o brilho do filme. Por exemplo, após acompanhar o UFC por um bom tempo e fazer artes maricias, é estranho ver os caras lutando com guardas tão abertas ou baixas (eu mesmo imitava muito o Van Damme quando brincava na rua usando guarda aberta e baixa quando era criança). Ah! E as pancadas?? Pancadas que qualquer ser humano iria desmaiar na primeira, aqui eles tomam várias e continuam muito bem suas lutas. Agora, o pior de todos e o que eu não me conformo até hoje é aquela luta final. Sério mesmo que NINGUÉM percebeu o pó que Chong Li jogou no rosto de Frank Dux??? O juiz era cego??? O cara estava ali, bem ao lado de ambos e não viu aquela nuvem branca causada pelo pó?? E o pior: o irmão de Chong Li na plateia vibra ao ver o irmão usando a artimanha e o restante do povo não percebeu nada??? Tá certo que o Kumite é uma espécie de vale tudo clandestino, mas o juiz não perceber que o cara estava com algum problema, esfregando os olhos à todo momento e gritando no meio do palco, é um pouco demais!!!! Pobre, Dux!

Após um momento "Ray Charles", agora um momento "Hulk"
“O Grande Dragão Branco” é um filme que pode passar quantas vezes for, todas as vezes que passar, no pedaço que estiver, sendo dublado ou legendado (e olha que eu odeio filmes e séries dubladas), eu sempre paro tudo o que eu estou fazendo pra ver o filme! Sempre! É um dos meus filmes de ação favorito, um dos meus prediletos do Van Damme e era obrigatório assisti-lo todos os fins de semana, e de preferência, com a casa cheia. 

A trilha sonora do filme é uma das melhores que vi num filme de ação e até hoje as escuto sempre ou canto junto quando estou assistindo ao filme (assim como cito as falas juntinho com os personagens também). “Fight to Survive” e “On my Own” de Stan Bush, assim como “Steal the Night” de Michael Bishop, são demais. 
 
Frank Dux vs Chong Li
O filme ainda teve mais três sequências diretamente em vídeo, os seja, nunca foram exibidos no cinema. Van Damme não participou de nenhuma dessas sequências.  

Há rumores de um remake de “O Grande Dragão Branco”, trocando o Kumite de Hong Kong por um Kumite no Brasil. Alguns nomes já tiveram envolvido no filme, mas até agora nada de muito oficial tem saído na mídia. Parece que Van Damme fará uma participação como o Mestre de Frank Dux. Acho merecido a homenagem e torço pra que se realize. 

Então, se vocês querem ver um bom filme de pancadaria no melhor estilo anos 80, querem ver Van Damme no seu auge (uma pena sua carreira estar em declínio há anos), então vejam “O Grande Dragão Branco” e preparem-se para entrar nas ruas de Hong Kong e participar do secreto Kumite! Ah! É bom que vocês saibam usar o Dim Mak para entrarem sem problemas.

O verdadeiro Frank Dux
Um grande abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário