segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Top 6 - Os Melhores Personagens de Roberto Gómez Bolaños

Olá, amigos!

Falar sobre a grande perda de um ídolo e de um ícone mundial do humor inteligente já foi feito e refeito nesses últimos dias após o falecimento do grande gênio Roberto Gómez Bolaños. Seu trabalho durará por anos ainda fazendo muitos rirem e conquistando novos fãs. Eu, como fã, quero escrever nesse post sobre os 6 personagens criados por Bolaños que eu mais gostei até hoje. Vamos ao meu Top 6 - Os Melhores Personagens de Roberto Gómez Bolaños.

06- Chompiras: abrindo esse Top 6, coloco o Chompiras, conhecido aqui no Brasil como Chaveco. Ele é um ex-ladrão que agora se regenerou e anda na linha junto com seu ex-parceiro de crimes, o Botijão (Édgar Vivar). Ambos se metem em muitas confusões trabalhando num Hotel. Chompiras é muito folgado, meio burro, só pensa em receber gorjetas gordas, dá em cima da mulherada e sempre está com medo da polícia o prender por algo do passado.

Chompiras e sua cara de malandro
05- Don Caveira: No Brasil, Dom Caveira. Seu nome é Carlos Vieira, mas por ser dono de uma funerária, acabam o chamando de Dom Caveira. Ele é viúvo, e como a maioria dos personagens de Bolaños, ele é um grande mulherengo que sempre dá em cima das viúvas que por lá aparecem. Apesar de possuir poucos episódios, me agradou bastante e por isso fica com a 5ª posição. 

Dom Caveira em sua funerária
04- Doutor Chapatin: o nosso querido velhinho que não gosta de ser chamado de velho! Dr. Chapatin é um médico senil que é mulherengo ao extremo e é extremamente folgado, até mais do que Chompiras. De vez em quando se esquece das coisas, se confunde, mas continua atendendo seus pacientes. Ele não gosta que o interrompam no dia dele assistir ao seu futebol. Tem mania de bater nos outros com um saquinho de papel que ninguém sabe o que tem dentro e de dizer "Isso me dá coisas".

Dr. Chapatin e seu misterioso saquinho
03- Chaparrón Bonaparte: Conhecido no Brasil como Pancada Bonaparte, foi um dos personagens que eu mais gostei quando conheci o "Clube do Chaves". Chaparrón simplesmente é louco e vive muitas aventuras malucas (obviamente) com seu melhor amigo, Lucas Pirado (Rubén Aguirre). Eles não sabem que são loucos e não gostam de ser chamados dessa maneira. Possuem vários bordões, mas meu preferido é quando Chaparrón diz:

Chaparrón: Escuta, Lucas...
Lucas: Fala, belo!
Chaparrón: Belo!
Lucas: Obrigado, muitíssimo obrigado!
Chaparrón: Não há de queijo, só de batatas.

Chaparrón e seus xiliques
02- Chaves: Em segundo lugar está um de seus personagens mais famosos, se não for o mais famoso no mundo inteiro, Chaves. O menino órfão que mora na casa número 8 de uma vila e se esconde num barril, cativou à todas as pessoas com seu jeito simples, desastrado, faminto e muito alegre. Ele adora sanduíches de presunto e é apaixonado pela Paty (Ana Lilian de la Macorra, Rosita Bouchot e Verónica Fernández). Chaves ensinou que devemos olhar as crianças pobres e carentes, que devemos amar nossos inimigos e que os loucos não se curam com banho de água fria. Possui muitos bordões, entre eles: "Isso, isso, isso", "ninguém tem paciência comigo", "E zás, zás e zás", etc.

O segundo lugar é seu Chavinho! Isso, isso, isso!
01- Chapolin: E o número 1 pra mim, não poderia ser outro se não o herói mais atrapalhado, medroso e mulherengo de todos: Chapolin Colorado!!! Também conhecido como Vermelhinho ou Polegar Vermelho, ele é o maior herói da América Latina. Ele sempre foi o meu personagem favorito! Defendendo os frascos e comprimidos, ele parece um ser atemporal, pois aparece no Velho Oeste, Japão, dias atuais, etc. Chapolin tem um fraco por mulheres e não se dá muito bem com ditados populares também, errando sempre todos. Usando sua marreta biônica, comprimidos de nanicolina e a corneta paralisadora, não há quem consiga enfrentar o nosso herói. Protagonizando episódios engraçadíssimos e sempre dando um jeito de salvar os outros no final, ele é o vencedor deste Top 6! Seus bordões são: "Eu!!", "Palma, palma, não priemos cânico", "Abusam da minha nobreza", etc. 

Nosso herói comemora a vitória
E pra vocês? Como seria o Top de vocês???
Um grande abraço!

Um comentário:

  1. Concordo com quase todos. Só mudaria o segundo lugar para o primeiro...hehehe. Valeu Tuninho,gostei do seu TOP 6 do Bolaños. Abraço.

    ResponderExcluir