domingo, 30 de agosto de 2015

O Guarda-Costas - Suspense e Romance numa Mistura Perfeita

Em 1992 a Warner Bros. Pictures lançou um filme que entraria para a história da cultura pop/nerd como uma das maiores histórias de suspense e romance já realizados. Com roteiro de Lawrence Kasdan e direção de Mick Jackson, O Guarda-Costas elevou Kevin Costner de vez ao estrelato mundial e revelou o sucesso de Whitney Houston para o mundo. Esse é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos.

Poster do filme
Rachel Marron (a já falecida Whitney Houston) é uma estrela de sucesso mundial que é extremamente mimada, egocêntrica e só aceita as coisas conforme sua vontade. Após diversas insistências de seu gerente, ela aceita receber proteção de um guarda-costas experiente, Frank Farmer (Kevin Costner). Frank é metódico, centrado, sério e não concorda com a forma de Rachel lidar com sua fama, expondo-se ao perigo constante. Obviamente que os dois não vão com a cara um do outro logo de cara, mas a necessidade os aproxima e no meio de tanta proteção e preocupação pode até mesmo surgir um caso de amor. O que Rachel não sabia é que ela era perseguida há meses por um fã desequilibrado ao qual ninguém sabe a identidade e era ameaçada de morte. O quê fazer quando o pessoal começa a interferir no profissional? Com Rachel concorrendo ao Oscar, cabe a Frank defender sua protegida e garantir sua integridade física, nem que pra isso ele precise dar sua própria vida em troca.

Frank Farmer e Rachel Marron
O Guarda-Costas foi um tremendo sucesso mundial e dividiu a opinião dos críticos. Alguns acharam o filme muito melodramático e brega, enquanto outros acharam o filme excelente e com uma verdadeira história de amor. O filme custou aos estúdios da Warner $25 milhões e arrecadou mundialmente $411,006,740. 

Kevin Costner como o linha dura Frank Farmer
Kevin Costner está ótimo no papel do guarda-costas durão, sério e observador. Whitney Houston, em seu primeiro papel no cinema, mandou muito bem também e convenceu no papel da estrela superficial e que acha que o mundo gira em torno dela. Os dramas pessoais que ambos os protagonistas carregam são bons e cotidianos, dando mais peso a eles. 

Whitney Houston como a linda e mimada Rachel Marron
Eu adoro este filme e sempre que possível revejo. O filme é lotado de cenas inesquecíveis, como o primeiro encontro entre Frank e Rachel, a primeira vez em que Frank realmente "nota" Rachel através de um clip dela, a sedução na casa de Frank, a surra que Tony (Mike Starr), ex-guarda costas de Rachel, leva de Frank na cozinha, a cerimônia do Oscar, o salvamento na boate (copiado por Homer Simpson em Os Simpsons quando ele salva Mark Hamill, o eterno Luke Skywalker, de fãs num evento), e claro, minha cena favorita, a perseguição na neve de Frank atrás de um suspeito.

Cena satirizada em Os Simpsons
A trilha sonora do filme então é um caso a parte. Claro, contando com 6 músicas de Whitney Houston no repertório, a trilha só poderia ser um sucesso absoluto. A voz dela era linda demais. O tema do filme, "I Will Always Love You", ficou 14 semanas consecutivas em primeiro lugar no Hot 100. A trilha sonora do filme permaneceu 20 semanas em primeiro lugar no Hot 200 da Billboard e vendeu mais de 44 milhões de cópias em todo o mundo. 

Capa do CD do filme que eu também tenho guardado
O filme concorreu ao Oscar de 1993 como melhor canção por "I Have Nothing" e "Run to You", concorreu a melhor filme estrangeiro na Academia Japonesa de Cinema em 1993, concorreu a melhor canção escrita para cinema ou TV no Grammy Awards com "I Have Nothing" e "Run to You" em 1994. Whitney foi indicada a melhor atriz, Kevin a melhor ator, O Guarda-Costas foi indicado a melhor filme, Kevin concorreu a homem mais desejado e os protagonistas concorreram a melhor casal, tudo no MTV Movie Awards em 1993. Eles venceram a melhor canção no MTV Movie Awards com "I Will Always Love You".
Momento romântico entre os protagonistas
Em 2011, a Warner teve planos de refilmar O Guarda-Costas e sondaram Rihanna para o papel de Rachel Marron, mas Rihanna recusou. A trama ainda seria atualizada para os tempos de internet e a facilidade com que as pessoas alcançam a fama atualmente.

Frank, Rachel e mais alguns integrantes da equipe da estrela
O Guarda-Costas era um grande clássico dos filmes da Sessão da Tarde e um grande sucesso na minha casa, pois meu pai também era fã do filme e vivíamos alugando o filme para rever. Chegamos a mandar gravar na época uma cópia para ter em casa. Atualmente, tenho o filme em Blu-ray guardadinho para sempre que der vontade rever, ainda mais que minha esposa também é uma grande fã do filme e da cantora. Ela já viu ao filme mais de 83 vezes!!! Isso é um recorde mundial!!!

Cena épica e antológica do filme
Para os que não conhecem este grande filme que mistura suspense com romance de uma forma extraordinária, não conhecem o poder da voz de Rachel Marron (ou Whitney Houston), não conhecem os métodos de Frank Farmer, corram atrás e vejam este grande clássico. É muito fácil encontrá-lo na internet ou para comprar em diversos lugares. 


Um grande abraço!

2 comentários:

  1. Sensacional! ja vou dar meu jeito de assistir. sempre ouço falarem muito bem desse filme!

    ResponderExcluir
  2. Acho que você encontra no Youtube completinho, se não, em torrent com certeza!

    ResponderExcluir